Além de Oumuamua outros 4 objetos podem ser visitantes interestelares

outros objetos podem ser iguais oumuamua
Pesquisadores estimam que centenas desses objetos podem estar agora dentro do nosso Sistema Solar


Pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que pelo menos outros quatro objetos além de 'Oumuamua podem ser visitantes interestelares. A descoberta foi feita utilizando modelos computacionais e detalhada na revista da Royal Astronomical Society.



Os quatro objetos intitulados 2011 SP25, 2017 RR2, 2017 SV13 e 2018 TL6 passam a maior parte do tempo entre as órbitas de Júpiter e Netuno, porém, ao se aproximarem do Sol eles passam também próximo da Terra. Há uma chance de que esses objetos tenham origem interestelar, e provavelmente foram capturados pelo poder gravitacional do nosso Sistema Solar.

Esses objetos que podem ser interestelares têm órbitas altamente alongadas, diferente dos asteroides locais. "Descobrimos que deve haver centenas de objetos interestelares do tamanho de Oumuamua", escreveram os autores Amir Siraj e Avi Loeb, ambos da Universidade de Harvard.




O primeiro objeto interestelar descoberto a visitar o nosso sistema foi 'Oumuamua. A revelação feita em outubro de 2017 através de dados observacionais do telescópio Pan-Starrs gerou repercussão mundial já que existem indícios de que 'Oumuamua poderia ser uma nave alienígena.

Além desses quatro objetos que podem ter vindo de outro sistema, os pesquisadores afirmam que outros 66 objetos também podem ter origem interestelar, com tamanhos que vão de 100 metros à 10 quilômetros.

ilustração artística de Oumuamua - o primeiro visitante interestelar já descoberto em nosso Sistema Solar
Ilustração artística de 'Oumuamua - o primeiro visitante interestelar já descoberto em nosso Sistema Solar.
Créditos: ESA / ESO / M. Kornmesser

A grande maioria desses objetos poderão ser observados pelo futuro telescópio LSST (Large Synoptic Survey Telescope), no Chile.

Segundo Avi Loeb, diretor do Departamento de Astronomia da Universidade de Harvard e co-autor do estudo, o sistema Sol-Júpiter funciona como uma rede de pesca de coleta de objetos interestelares. "Podemos ter milhares de objetos como esses presos no Sistema Solar", disse ele.




Esses prováveis objetos interestelares podem ser asteroides, cometas ou outros artefatos. Ainda não ficou clara suas origens, segundo Amir Siraj, astrofísico da Universidade de Harvard e co-autor do estudo. Amir observa ainda que dentre os quatro objetos em questão, 2018 TL6 fará uma aproximação com a Terra dentro de aproximadamente vinte anos.


Podem ser naves alienígenas?

"Até o momento, não temos nenhuma evidência de que esses quatro objetos não sejam naturais", disse Amir.

Esses quatro objetos completam uma volta ao redor do Sol em escalas que variam de 20 a 120 anos, então só poderemos ter o vislumbre de um deles (assim como tivemos de 'Oumuamua) daqui a 20 anos.




De acordo com dados infravermelhos do observatório Spitzer, da NASA, a forma de 'Oumuamua (altamente alongada) como de um charuto, e seus tons avermelhados não condizem com um cometa. Sua superfície brilhante também não condiz com um asteroide, já que ela é pelo menos dez vezes mais reflexiva.

"Estes resultados estão em desacordo com as propriedades de cometas e asteroides do Sistema Solar, e são totalmente consistentes com uma origem artificial", disse Avi Loeb.



Imagens: (capa-ilustração/ESO) / ESO / ESA / M. Kornmesser
06/12/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário