Meteorito cai em Cuba - bola de fogo ficou no céu por mais de 10 minutos!

meteorito cai em cuba em 01 de fevereiro de 2019
Antes da colisão, a bola de fogo foi vista desde a Flórida, nos EUA


Nessa última sexta-feira, 1 de fevereiro, um meteorito caiu sobre a região oeste da ilha de Cuba. A rocha espacial pôde ser vista desde os EUA, na Flórida. A bola de fogo observada teve duração de mais de 10 minutos, e no fim de sua trajetória, explodiu criando uma chuva de fragmentos que posteriormente foram coletados por moradores.



A queda ocorreu na província de Pinar del Rio, porém, a chuva de meteoritos menores (ocorrida após a fragmentação da rocha) atingiu várias regiões do entorno. o Ministério da Ciência , Tecnologia e Meio Ambiente de Cuba confirmou a queda do meteorito.

meteorito cuba
Um dos meteoritos encontrados na região oeste da ilha de Cuba.
Créditos: CUBADEBATE HANDOUT / EPA / divulgação

Esse evento lembra bastante o meteorito de Chelyabinsk, que explodiu sobre a Rússia em 2013, deixando mais de 1.000 feridos.


Diferente do evento russo, a queda deste meteorito em Cuba não deixou feridos, apesar da onda de choque ter sido bastante considerável.




Assim que ficamos sabendo do ocorrido, fizemos uma transmissão ao vivo no YouTube, com informações mais detalhadas sobre o evento e imagens coletadas pela internet. A reprise está disponível logo abaixo:


Inscreva-se em nosso canal para ficar por dentro dos últimos acontecimentos. Sempre que há novidades, entramos ao vivo com a notícia. Ative o sininho para receber as notificações!




O meteorito de Chelyabinsk, assim como a queda desse meteorito em Cuba ocorreram em fevereiro, no início do ano. Provavelmente isso não é apenas uma coincidência. Há uma chance de que exista alguma nuvem de fragmentos maiores que a Terra encontra nessa época do ano, mas se ela realmente existe, ainda não foi detectada nem confirmada pelos cientistas.


Imagens: (capa-divulgação) / CUBADEBATE HANDOUT / EPA / divulgação
03/02/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

3 comentários:

  1. Bom dia amigos, estamos seguros tá, qualquer possível colisão com asteroides, meteoros, meteoritos, cometas ou outros corpos celestes serão avisadas com antecedência prévia pelas autoridades tá, afinal o que todo mundo vai precisar é de caos e desordem prévia caso os grandes cientistas percebam tarde demais que não temos tecnologia suficiente para salvar a vida da humanidade.

    ResponderExcluir
  2. Muito Legal Seu Canal...Eu Santinho Tavares Amo Astronomia...Quero Seguir Todas As Suas Plantaformas....Amo Suas Matérias..

    ResponderExcluir