Clima espacial e tempestades solares também podem afetar os humanos, alerta novo estudo

tempestades solares podem afetar humanos sugere novo estudo
Pesquisa descobre novo sentido humano: a magnetorecepção


Feche os olhos e relaxe. Sonhe com algo agradável. Nesse estado, seu cérebro está cheio de "ondas alfa" - um tipo de ondas cerebrais associadas ao relaxamento enquanto estamos acordados.



Agora tente fazer isso durante uma tempestade solar. Pode não ser tão fácil. Um novo estudo recém publicado na revista eNeuro por pesquisadores da Caltech revela evidências convincentes de que mudanças no campo magnético da Terra podem suprimir ondas alfa no cérebro humano.

Não é de hoje que os cientistas conhecem o fato de que alguns animais podem sentir os campos magnéticos. Como exemplo temos abelhas, salmões, pássaros, tartarugas, morcegos, baleias dentre diversas outras espécies que utilizam o campo magnético para navegação. Até mesmo os cães se baseiam por campos magnéticos, e se treinados, podem encontrar imãs enterrados.




"Muitos animais podem fazer isso, então porque nós não?" pergunta Connie Wang, estudante de pós-graduação da Caltech e principal autora do estudo.

Para descobrir se os seres humanos podem realmente sentir os campos magnéticos, os pesquisadores construíram uma câmara isolada protegida de radiofrequência, onde os participantes sentaram-se em total escuridão por uma hora. À medida que os campos magnéticos se deslocavam silenciosamente em torno da câmara, as ondas cerebrais dos participantes eram medidas usando eletrodos posicionados em 64 locais em suas cabeças.

Ilustração da câmara de teste de magnetorecepção humana da Caltech
Ilustração da câmara de teste de magnetorecepção humana da Caltech.
Créditos: Caltech

Em alguns dos participantes (34 no total), as ondas cerebrais alfa diminuíram em até 60% por conta das variações do campo magnético. Novos experimentos mostraram que o efeito acontecia da mesma forma.

Os co-autores do estudo Joseph Kirschvink e Shin Shimojo dizem que esta é a primeira evidência concreta de um novo sentido humano: a magnetorecepção.




Uma coisa que chamou a atenção dos pesquisadores foi que, os participantes que sofreram as mudanças por conta do campo magnético, não souberam dizer o que acontecia, e não relataram qualquer consciência dele. Tudo indica ser um efeito completamente inconsciente, não chegando em nenhum momento ao nível de interrupção consciente, levando os pesquisadores a sugerir que a magnetorecepção humana poderia ser um vestígio de uma antiga habilidade humana de navegação.

De acordo com Joseph, isso pode estar relacionado aos componentes neurais funcionais (de magnetorecepção) atrelado ao estilo de vida nômade de caçadores e coletores de nossos ancestrais distantes.

magnetorecepção estudo
Essa animação mostra as mudanças de ondas alfa por conta de simulações de mudanças do campo magnético.
As mudanças no sentido anti-horário (esquerda) causaram queda maior nas ondas alfa do que as mudanças
no sentido horário (centro). O azul, quanto mais escuro, representa uma queda maior nas ondas alfa.
Créditos: Connie X Wang / Caltech

Por outro lado, não ficou claro se as pessoas têm o poder de sentir tempestades geomagnéticas. De acordo com Shin Shimojo, devemos agora tentar procurar evidências de uma percepção consciente.

Quando as tempestades solares atingem a Terra, elas fazem o campo magnético do nosso planeta tremer, indo e voltando. Agulhas de bússola em latitudes médias podem se mover até 4 ou 5 graus. O estudo da Caltech, no entanto, não analisou mudanças desse tamanho. Campos magnéticos dentro de sua câmara de teste mudaram em +/- 90 graus - muito, muito mais do que uma tempestade geomagnética típica.




E a conclusão, pelo menos até agora, é de que não sabemos ao certo se a magnetorecepção humana é capaz de detectar mudanças sutis associadas ao clima espacial. Como disse Joseph, "a extensão da magnetorecepção humana ainda precisa ser explorada".

Hoje (29) faremos uma transmissão ao vivo em nosso canal no Youtube pra falar sobre esse assunto. A live, com início programado para as 21h30 estará disponível logo abaixo. Aproveite e se inscreva em nosso canal. Ative o sininho para receber as notificações!



Imagens: (capa-ilustração) / Connie X. Wang / Caltech / divulgação
29/03/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

11 comentários:

  1. isso quer dizer que as ondas eletromagnéticas em geral afetam nosso sono e podem ser colaboradoras no stress...

    ResponderExcluir
  2. Se apenas fazes do ESTABILIZADO ENERGÉTICO ATÔMICO PROJETADO DO NOSSO PLANETA que chamam primitivamente de LUA, já afeta o funcionamento do cérebro de ZÉ HOSPÍCIO:

    Imagine o DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR "DEAT", que chamam primitivamente de SOL!

    ResponderExcluir
  3. Onde consta ESTABILIZADO: considerar ESTABILIZADOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que porra é essa mano?kkk
      Ok q a lua trabalha como um estabilizador, mas a sanha desses nomes aí q tu inventa kkk

      Excluir
    2. Sendo o que chamam erradamente de UNIVERSO MATERIAL:

      MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO PROJETADO, interligado não por primitivos sistemas de fios e sim através de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS ENERGIZADORES EMITIDOS, infinitamente mais avançados do que se conhece como WI-FI:

      Os da NASA, ROSCOSMOS e AGÊNCIA ESPACIAL EUROPEIA, desconhecem também:

      Que o que eles chamam erradamente de SISTEMA SOLAR: MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR PROJETADO, é:

      Que o que eles chamam erradamente de SOL: DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, é:

      E que o que eles chamam erradamente de LUA: ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO PROJETADO DO NOSSO PLANETA: é.

      Tanto é, que ESTABILIZA a ROTAÇÃO e CICLOS DAS MARÉS: do nosso PLANETA.

      Excluir
  4. Beu Sé Forbinácio, o doutor falou que essa história: da LUA (ou ESTABILIZADOR TERRORBITAL MACRODESPROTEJADO como o Sr chama) influenciar o comportamento de loucos como o Sr e eu, que nos dá a alcunha de LUNÁTICOS, apesar de antiga é puro: mito.

    O que importa é seguir à risca o tratamento. O Sr deve ter: notado, por exemplo, que os dias que toma seus remédios direitinho esse negócio de MACRO CORPO ENERGÉTICO, TRANSMUTAÇÃO MICRO-ANTIMATERIAL, SUBLIMAÇÃO MATÉRIO ENERGÉTICA PROPORCIONAL e etc, somem: da sua cabeça.

    Por isso, seguir o tratamento é: importante.

    ResponderExcluir
  5. então o "estabilizador energético atômico" foi projetado? explica melhor essa história... :o

    ResponderExcluir
  6. Como IMAGEM ENERGÉTICA INVERSAMENTE E QUANTICAMENTE PROJETADA da REAL: sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas não como ALUCINAÇÃO PSICÓTICA DELIRANTE: por falta de remédios, seu Fé Sorbinácio!

      Excluir
    2. pode ser... mas quem seria(m) os "arquitetos" desse Macro Sistema Energético? que habitamos como Micro Sistema Animalóide equivocadamente chamado Serumano... acaso seriam nossos "criadores" ??

      Excluir
  7. Acredito que as implicações desta descoberta vão além de simplesmente uma interferência da modulação de campos magnéticos sobre as ondas alpha cerebrais... Um bom estudo CIENTÍFICO seria talvez buscar induzir estados alterados de consciência utilizando Ressonadores Magnéticos (vulga ressonância magnética), já que os padrões de ondas cerebrais estão diretamente associadas à nosso estado consciente. Caso tenhamos este tipo de resposta do organismo a um experimento deste tipo, as implicações para sociedade poderão ser vastas e inclusive muito perigosas dependendo de quem coloque a mão na tecnologia para propósitos que não visam o bem estar e liberdade das pessoas...

    ResponderExcluir