Hayabusa2 dispara uma ogiva explosiva na superfície do asteroide Ryugu

hayabusa2 e asteroide ryugu - explosão
Pela primeira vez foi feito um teste de explosão na superfície de um asteroide


A Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa (JAXA) lançou uma ogiva explosiva na superfície do asteroide Ryugu (162173 Ryugu). A operação teve início em 4 de abril, quando a espaçonave Hayabusa2 enviou uma sonda chamada Small Carry-on Impactor (SCI) para a superfície de Ryugu. Essa pequena sonda detonou para criar uma cratera.



O intuito principal da missão Hayabusa2 é coletar e estudar amostras de um NEO (Objeto Próximo da Terra) na esperança de aprendermos mais sobre a formação e evolução do Sistema Solar. Hayabusa2 se encontrou com o asteroide Ryugu em julho de 2018.




A espaçonave enviou então a sonda MASCOT para a superfície do asteroide, que analisou amostras de rochas locais. Em fevereiro de 2019, a espaçonave pousou na superfície do asteroide pela primeira vez e coletou as primeiras amostras.

Agora, a espaçonave colocou a sonda SCI na superfície do asteroide. Subiu a uma altitude segura para evitar danos e a explosão foi efetuada. SCI foi detonada. O tamanho da cratera vai depender da composição do asteroide.




A explosão foi registrada por uma câmera acoplada na nave Hayabusa2. A sonda SCI também tinha uma câmera, que claro, explodiu junto com a ogiva. Mas antes disso, ela enviou imagens do local onde a explosão iria acontecer, o que irá ajudar Hayabusa2 a encontrar o local exato onde as amostras serão coletadas.

explosion on Ryugu
À esquerda, explosão registrada por Hayabusa2. À direita, sombra da nave Hayabusa2 enquanto disparava a ogiva.
Créditos: JAXA

Coletar amostras do local onde ocorreu a explosão é importante para os pesquisadores, já que eles terão acesso a um material que estava protegido por uma camada superficial contra radiação e intemperismo espacial por bilhões de anos.

Ryugu é uma asteroide do tipo carbonáceo, que deve revelar o material que sobrou da formação do Sistema Solar a cerca de 4,5 bilhões de anos atrás. Suas amostras revelarão quais materiais estavam presentes no início do Sistema Solar. Além disso, ao estudar o material de Ryugu os pesquisadores poderão entender melhor como ocorreu a distribuição de água e materiais orgânicos por todo o Sistema Solar, o que acredita-se ter ocorrido durante o Intenso Bombardeio Tardio, que ocorreu entre 4,1 a 3,8 bilhões de anos atrás.




As operações científicas de Hayabusa2 no asteroide Ryugu devem terminar em dezembro de 2019. O retorno à Terra com as amostras deve ocorrer em dezembro de 2020.

Falamos sobre a missão Hayabusa2, o asteroide Ryugu e a explosão em sua superfície em uma transmissão ao vivo em nosso canal no Youtube. Aproveite e se inscreva - ative o sininho para receber notificações de novos vídeos:



Imagens: (capa-JAXA) / JAXA / divulgação
08/04/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. Achei interessante o formato deste asteroide. Não circular, mas simétrico, quase perfeito para um asteroide hein.

    ResponderExcluir
  2. O povo morrendo de fome e o governo japonês torrando o dinheiro em explosões , chegamos ao fundo do poço !!!😞

    ResponderExcluir