Sonda israelense tentará pousar na Lua nessa quinta-feira 11 de abril

sonda israel pouso na Lua
Se tudo der certo, Israel entrará no famoso hall de países que já realizaram pouso controlado no satélite natural da Terra


O pousador robótico israelense chamado Beresheet está se aproximando do momento mais importante de sua missão, quando será feita uma tentativa épica de aterrissagem na Lua. Quando? Tudo está marcado para acontecer no dia 11 de abril a partir das 16h00 pelo horário de Brasília.



Se tudo der certo, Israel se tornará a quarta nação a realizar um pouso controlado na Lua, junto com a União Soviética, Estados Unidos e China.




A sonda pousará no Mar da Serenidade, no hemisfério norte, na face voltada pra Terra. Os controladores já marcaram três possíveis locais de pouso: um alvo primário e dois backups.

local de pouso da sonda israelense na Lua
Local de pouso da sonda israelense na Lua (Mar da Serenidade).
Créditos: NASA / Goddard / LRO

Na manhã de segunda-feira (8 de abril), a nave realizou uma queima do motor para se aproximar da Lua. Nos próximos dias, manobras adicionais irão transformar a atual órbita alongada da espaçonave em uma órbita circular a 200 quilômetros da superfície lunar. Quando isso acontecer, a nave israelense irá descer até a superfície na tentativa de realizar um pouso controlado.

De acordo com os controladores, Beresheet está indo bem. "Beresheet permanece em uma rota excelente", informou a organização sem fins lucrativos SpaceIL e a empresa Israel Aerospace Industries (IAI).




Além de um conjunto de câmeras, Beresheet possui um pequeno "retroprojetor lunar" - um pequeno equipamento com espelhos, menor do que o mouse de um computador, fornecido pela NASA. Com este equipamento, os cientistas podem ter mais precisão nas aterrissagens lunares e de outros corpos celestes, já que com a ajuda de lasers aqui na Terra é possível medir a distância da Lua com mais exatidão.A nave também possui um magnetômetro, fornecido pela Universidade da Califórnia. Com este último equipamento, Beresheet poderá explorar anomalias magnéticas na região.


Imagens: (capa/ilustração/SpaceIL) / NASA / Goddard / LRO
09/04/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário