Algo estranho e gigantesco está fazendo um buraco na Via Láctea - o que seria isso?

algo estranho e invisivel fazendo buracos na via lactea
É como um tiro de um projétil invisível, que abre caminhos e denuncia sua presença.. mas ninguém o vê


Há algo estranho acontecendo em nossa galáxia - buracos estão sendo abertos e ninguém sabe como isso está acontecendo. O que causa esses buracos na galáxia não pode ser detectado por telescópios, mas está lá.



"É como uma bala densa de alguma coisa", disse Ana Bonaca, pesquisadora do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, que descobriu as evidências para o "impactor".

A evidência de Bonaca sobre o impactor sombrio, apresentada na conferência da American Physical Society, em Denver, EUA, é uma série de buracos no corrente estelar mais longo da galáxia, o GD-1. Correntes estelares são linhas de estrelas que se movem juntas através de galáxias. As estrelas de GD-1, remanescentes de um "aglomerado globular" que mergulhou na Via Láctea há muito tempo, estão estendidas em uma longa linha no céu.

De acordo com Bonaca, nas condições normais, a corrente deveria ser mais ou menos como uma linha esticada pela gravidade da galáxia. Os astrônomos deveriam ver uma única abertura nessa linhas de estrelas, originada quando alas se afastaram em direções diferentes. Mas o que foi visto, na verdade, foram dois buracos, sendo que um deles parece ter sido feito por um objeto gigantesco que mergulhou no meio das estrelas. É como se esse aglomerado tivesse sido atingido por uma gigantesca bala invisível.


"Não podemos identificar [o impactor] como um objeto luminoso observado", disse Bonaca. "É muito mais massivo que uma estrela... Algo como um milhão de vezes a massa do Sol. Não há estrelas com essa massa. Nós podemos descartar isso. E se fosse um buraco negro, seria um supermassivo, do tipo que encontramos apenas no centro das galáxias."

fluxo estelar GD-1
Figura superior mostra como a corrente GD-1 realmente é. Figura inferior mostra como os modelos de computador previam.
Créditos: New Astrophysical Probes of Dark Matter / Ana Bonaca / GAIA

Não é impossível que exista um segundo buraco negro supermassivo em nossa galáxia, disse Bonaca. Mas devemos encontrar alguma evidência, como radiação do material em seu disco de acréscimo - material que será engolido por ele. E pelo que vemos, a maioria das galáxias parece ter apenas um único buraco negro supermassivo.




Sem objetos gigantes, brilhantes, visíveis saindo de GD-1, e sem evidência de um segundo buraco negro supermassivo oculto em nossa galáxia, a única opção óbvia que resta é um grande aglomerado de matéria escura. Isso não significa que o objeto seja 100% composto por matéria escura, segundo Bonaca. "Pode ser que seja um objeto luminoso... que está escondido em algum lugar da galáxia", acrescentou.


Mas isso ainda parece improvável, em parte devido à grande escala do objeto. "Sabemos que tem de 10 a 20 parsecs (30 a 65 anos-luz)", disse ela. "O tamanho médio de um aglomerado globular."

representação artística das correntes estelares da Via Láctea conhecidas até 2007
Representação artística das correntes estelares da Via Láctea conhecidas até 2007.
Créditos: NASA

Mas é difícil descartar totalmente a possibilidade dessa bala cósmica ser um objeto luminoso. Sua velocidade também não é conhecida, com isso, ele pode ser menor e menos massivo do que o esperado (se sua velocidade era alta) ou maior e mais massivo (se sua velocidade era lenta).

Por enquanto, tudo indica que seja um objeto composto por matéria escura, e isso empolga os pesquisadores.


Mas o que é matéria escura?

Até agora, os pesquisadores não sabem o que é a matéria escura. Nosso Universo parece ter muito mais massa do que aquilo que conseguimos enxergar. Na verdade, tudo que pode ser visto no Universo parece ser apenas uma fração de sua massa.


As galáxias se unem como se houvesse algo pesado dentro delas, agrupadas em seus centros e criando uma enorme gravidade - maior do que se considerarmos apenas sua massa conhecida. Então, a maioria dos físicos raciocina que há algo mais, algo invisível.




Esta esfera densa e invisível que mergulha em nossa galáxia, a Via Láctea, oferece aos físicos uma nova evidência de que a matéria escura pode mesmo existir.

Até agora, a descoberta de Bonaca é única, e tão nova, que ainda não foi publicada em um periódico revisado por especialistas (embora tenha sido recebida com satisfação pela multidão de físicos na prestigiada conferência).

Para isso, ela se baseou em dados da missão GAIA - um programa da Agência Espacial Européia (ESA) que tem como missão mapear bilhões de estrelas em nossa galáxia e seus movimentos pelo céu. GAIA pôde criar o melhor catálogo de estrelas já conhecido da corrente estelar GD-1.




Bonaca disse ainda que planeja mapear outras regiões da Via Láctea, a fim de descobrir novos buracos feitos pelo misterioso objeto invisível. O mistério pode estar apenas começando...

Falaremos sobre isso em uma live que acontece hoje (17) em nosso canal no Youtube. A live também estará disponível logo abaixo:

Aproveite e se inscreva em nosso canal no Youtube - participe do chat!



Imagens: (capa-divulgação) / New Astrophysical Probes of Dark Matter / Ana Bonaca / GAIA / NASA / divulgação
17/05/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

20 comentários:

  1. Algo tão comum, acontece sempre.

    O pessoal da NASA e ROSCOSMOS, vão explicar tudo direitinho.

    Aguardem.

    ResponderExcluir
  2. Cadê os fanfarrões? Calaram-se? Estão debaixo da cama como menininhos chorões? E os que não ACREDITAM NUM CRIADOR mas acreditam em procriadores das ciências-ainda-a-avançar:

    Preparados para deixarem de existir como vocês mesmos atômicos, em menos de 10 anos?

    Em seu último ACHAR, STEPHEN HAWKING disse que a HUMANIDADE, ainda teria 1.000 ANOS.

    E muitos me criticaram, quando afirmei que pelos meus cálculos:

    Menos que 30.

    Vamos lá! Continuem dizendo que sou burro! Analfabeto da língua portuguesa, e também analfabeto científico!

    Repensem vossos conceitos, enquanto ainda há: espaço-tempo-i.

    De ontem para hoje, como eu já havia afirmado, lamentavelmente muitos de nossos queridos irmãos, foram e estão sendo vitimas: de REAÇÕES e AÇÕES ELEMENTARES.

    VITÓRIA, ESTÁ DEBAIXO D'ÁGUA.

    O estado do RIO DE JANEIRO: quase todo.

    Vou aguardar os da NASA, ROSCOSMOS ou VOCÊS, explicarem essa DEVASTADORA OCORRÊNCIA: EM NOSSA GALÁXIA.

    Caso não consigam, talvez o que chamam de ANALFABETO CIENTÍFICO, ou de forma não tão ofensiva, apenas MÍSTICO:

    Tenha boa vontade, em explicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eis aqui um esquizofrênico kkk

      Excluir
    2. Mais um profeta do apocalipse, há milhares de anos que estes fanáticos religiosos andam a profetizar o fim do mundo e a milhares de anos falham... nós poderemos acabar como espécie mas a vida neste planeta e neste universo vão sempre existir, faz parte da evolução natural do próprio universo.
      O certo é que o nosso conhecimento em relação ao universo é muito rudimentar, estamos a dar os primeiros passos de uma longa marcha, por isso existe tanto espaço para o aparecimento de pessoas como você a mandar palpites para o ar, e atenção não tenho nada contra faz parte da própria evolução tem de haver pessoas a pensar fora da caixa, é isso que permite a própria evolução no sentido mais literal, mas daí a todos que pensão fora da caixa estarem certos já vão anos luz de distancia...

      Excluir
  3. O que esse cara tem contra a nasa e a roscosmo

    ResponderExcluir
  4. ET BILU; Nada tenho contra a NASA e ROSCOSMOS. Até digo que dominam algumas TECNOLOGIAS, e isso é: a mais pura verdade. Como também verdade é, que conhecem apenas 10% do MICRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que chamam de ÁTOMO, e muito menos que isso: sobre o MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que como os antigos egípcios, ainda chamam primitivamente: de SISTEMA SOLAR.

    E verdade também é, que nada sabem, sobre o ainda 3° ELEMENTO-H: que habitamos.

    Tanto é, que como os das religiões-ainda-a-desestagnar há milhares de anos, o confundem com sendo uma das CINCO UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS, assim como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são, denominando-o erradamente: como TERRA.

    Quem não sabe onde mora, desconhece sua casa, desvaloriza a mesma: e a destrói...

    Por isso decerto, ficam falando asneiras sobre o AQUECIMENTO GLOBAL, MACROCÓSMICO, TERRÍVEIS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS, publicando ACHISMOS em revistas ditas científicas, afirmando improcedentemente que provém diretamente e exclusivamente de AÇÕES HUMANAS lançando CO² na atmosfera do nosso PLANETA, e absurdamente também: de PUNS HUMANOS e BOVINOS.

    Jamais terão a humildade, de dizer que acessam o DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS, um humilde blogger de um brasileiro, para tomarem um banho: de verdadeiro aprendizado.

    E como 99,99% da população mundial só acreditam no que eles dizem, incluindo também os das religiões-a-desestagnar:

    Sem preparo adequado e necessário para enfrentar a 3° TRANSIÇÃO, que todos já viviam sem saber, até antes de mim:

    Bilhões perderão suas casas, e serão DESENERGIZADOS do MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS que movem seus corpos: e chamam primitivamente de ESPÍRITO.

    Tenho a humildade pra dizer, que até o dia 10.3.2015, por mim mesmo, eu também nada sabia: sobre o que hoje sei.

    Não sendo profeta, sendo por QUEM me criou, muito mais que PROFETA:

    Utilizando a Inteligência que me foi concedida pela INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA, e no dia 10.3.2015, potencializada, através de uma INTERVENÇÃO EXTRAPLANETÁRIA:

    Tudo que eu DESCOBRI, AFIRMEI e PROVEI, pela lógica científica: JÁ ACONTECEU, ESTÁ ACONTECENDO: E ACONTECERÁ.

    Para os que gostam indevidamente de zombar, é só mais um pouquinho: esperar.

    ResponderExcluir
  5. É por isso que aqui no hospício a gente toma suco de farinha pra se prevenir.

    FARINHA que é o nome erradamente dado ao PRODUTO DA MOAGEM DOS GRÃOS DE TRIGO PÓS-DEBULHA.

    Isso significa que o mundo vai acabar. É lógico, não estão vendo?!

    Pqp, sou inteligente pakaray! Mudei o nome do que vocês, meras mentes atrasadas, chamam de farinha, o nome erradamente dado ao PRODUTO DA MOAGEM DOS GRÃOS DE TRIGO PÓS-DEBULHA. Ninguém me supera.

    Nasa, seus burros, provem que o nome é farinha, em vez de PRODUTO DA MOAGEM DOS GRÃOS DE TRIGO PÓS-DEBULHA.

    Doutor, espera aí, não joga fora minha torneira de estimação não, pô!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  6. Pai Andre, diferentemente de muitos, não digo também improcedentemente: que o mundo vai acabar. Digo afirmo e provo, que será apenas a passagem da 3° ERA: para a 4°. Agora como a 4° ERA, será extremamente menos caótica, que essa que vivemos:

    Apenas os menos caóticos, decerto atuarão nela, independentemente de serem CATÓLICOS, EVANGÉLICOS, JUDEUS, ISLÂMICOS, BUDISTAS, INDUÍSTAS, ESPÍRITAS, AGNÓSTICOS, ATEUS E TUDO MAIS.

    Ou seja:

    Independe de religiões: ou crenças que professam.

    E também digo que não sou salvador, nem de mim mesmo.

    Mesmo sendo ofendido injustamente, estou cumprindo uma missão que recebi, que foi a de apenas DESCOBRIR E INFORMAR PARA AS PESSOAS, que elas estão sendo enganadas: por ditos sabedores de tudo.

    Se tu acessares meu humilde blogger, tu verás, que não aconselho ninguém para o mal.

    Ao contrário.

    Fica na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não cara, que loucura! Como você é burro!

      Excluir
    2. Que coisa absurda! Isso aí que vc disse é tudo burrice. Burrice! Eu não...não...não consigo...gravar muito bem o que você falou, pq vc fala de uma maneira burra. Entendeu?

      Excluir
  7. Meu, chega de falar essas baboseiras em todo post aqui. Já encheu o saco ninguém aguenta mais.
    Vá procurar um psiquiatra pra se tratar cara.

    ResponderExcluir
  8. Vou me retirar, e restrito ao meu blogger: ficar.

    Continuem acreditando apenas nos das religiões-a-desestagnar e ciências-a-avançar.

    Só espero que depois, não me peçam pra voltar.

    ResponderExcluir
  9. isso e o goku viajando entre as dimensoes kkkk

    ResponderExcluir