Asteroide gigantesco com sua própria lua fará máxima aproximação com a Terra nesse sábado 25 de maio de 2019

asteroide gigantesco com sua lua - 1999 KW4 - maxima aproximação com a Terra
1999 KW4 poderá ser visto através de telescópios!


Um asteroide intitulado 1999 KW4, de 1,5 km de diâmetro e (pasmem!) acompanhado por sua própria lua de 0,5 km, está prestes a fazer sua máxima aproximação com a Terra.



A máxima aproximação do "asteroide duplo" acontecerá nesse sábado, 25 de maio de 2019, às 23:05 UTC (20h05 pelo horário de Brasília), e astrônomos ao redor do mundo se empenham para observar a rocha espacial através de telescópios, já que não será possível observá-lo a olho nu.




A órbita do asteroide 1999 KW4 é alongada, e ele leva pouco mais de 6 meses (mais precisamente 188 dias) para completar uma volta ao redor do Sol. Sua classe (Atena) nos mostra que sua órbita cruza a órbita da Terra.


O asteroide 1999 KW4 pode colidir com a Terra?

Não precisamos ficar preocupados com relação a isso. Durante sua máxima aproximação em 25 de maio de 2019, o asteroide 1999 KW4 não tem chance de colisão com a Terra, pois passará a mais de 5 milhões de quilômetros do nosso planeta - cerca de 13,5 vezes a distância da Lua para com a Terra.


Astrônomos do Observatório do Arecibo, em Porto Rico, planejam observações de radar, programadas para ocorrer entre os dias 29 de maio a 7 de junho. O Observatório de Radar Goldstone, da NASA, localizado no Deserto de Mojave, EUA, também deverá observar o asteroide entre os dias 26 e 31 de maio.

orbita asteroide 1999 KW4 com relação a orbita da Terra
Órbita asteroide 1999 KW4 com relação a orbita da Terra.
Acima vemos a posição dos astros para o dia 23 de maio - dois dias antes da
máxima aproximação do asteroide 1999 KW4 com a Terra.
Créditos: NASA / divulgação

Uma coisa que chama a atenção do asteroide 1999 KW4 (além de seu tamanho, claro) é a sua forma. Oblato, como a Terra, ele possui uma espécie de cordilheira na região equatorial. Seu satélite natural completa uma órbita em torno dele a cada 16 horas, aproximadamente, e encontra-se a uma distância de 2,6 km da rocha principal.




Como o próprio nome sugere, o asteroide 1999 KW4 foi descoberto no ano de 1999 pelo projeto LINEAR - uma colaboração focada na detecção de objetos próximos da Terra.



1999 KW4 foi classificado como um PHA (Asteroide Potencialmente Perigoso). No entanto, já conhecemos sua órbita suficientemente para saber que não há risco para o nosso planeta, já que ele não se aproxima a menos de 5 vezes a distância da Lua com relação ao nosso planeta.

Daqui a exatamente 17 anos, em 25 de maio de 2036, o asteroide 1999 KW4 passará ainda mais próximo da Terra, mas também não irá oferecer qualquer risco de colisão.

Asteroide 1999 KW4 e sua lua registrados pelo Observatório de Arecibo em Porto Rico
Imagens de radar do asteroide 1999 KW4 e sua lua, registradas pelo Observatório de Arecibo em Porto Rico.
Créditos: NASA / NSF / S. J. Ostro / J. L. Margot / L. A. M. Benner / J. D. Giorgini / D. J. Scheeres / E. G. Fahnestock / S. B. Broschart / J. Bellerose / M. C. Nolan / C. Magri / P. Pravec / P. Scheirich / R. Rose / R. F. Jurgens / E. M. De Jong / S. Suzuki

A próxima vez que um asteroide igual ou maior do que 1999 KW4 passará tão próximo assim do nosso planeta, será apenas em 2027, quando o asteroide intitulado 1990 MU - uma rocha espacial que tem entre 4 e 9 km de diâmetro - passará 12 vezes mais distante do que a Lua, retornando em 2058 com uma passagem ainda mais próxima, de 9 vezes a distância da Lua.


Observando do quintal de casa

O asteroide 1999 KW4 poderá ser visto nos céus de todo o globo através de telescópios (mínimo de 127 mm de abertura). Ele viaja a uma velocidade de aprox. 77.400 km/h, ou cerca de 21,5 km/s. Será possível observar seu deslocamento contra as estrelas de fundo. Sua magnitude aparente deve chegar em 12.

Durante sua máxima aproximação no dia 25 de maio de 2019, o asteroide 1999 KW4 estará na constelação de Puppis, favorecendo drasticamente nós do hemisfério sul. A partir do dia 27 de maio, ele poderá ser visto a partir do hemisfério norte.




Hoje (12) teremos uma live em nosso canal no Youtube a partir das 22h00. A transmissão ao vivo também estará disponível logo abaixo.

Aproveite e se inscreva em nosso canal. Participe do sorteio que tá rolando (clique aqui e saiba mais).




Imagens: (capa-NASA) / NASA / NSF / S. J. Ostro / J. L. Margot / L. A. M. Benner / J. D. Giorgini / D. J. Scheeres / E. G. Fahnestock / S. B. Broschart / J. Bellerose / M. C. Nolan / C. Magri / P. Pravec / P. Scheirich / R. Rose / R. F. Jurgens / E. M. De Jong / S. Suzuki
23/05/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

14 comentários:

  1. Segundo meu pai, mais um elementozinho que chamam de asteroide, tio RICHARD chama de grande PEDRA, com um estabilizadorzinho.

    Tio Zé Hospício só não poderia fuma-la, porque provocaria OVERDOSE: e GAME OVER.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eu não fumo, seu Bé Zonifácio!

      Ao contrário da enfermeira aqui do hospício, que parece uma chaminé de fornalha. O pessoal do combate à dengue nem passa mais aqui no hospício porque não precisa; só o fumaceiro da enfermeira já mata todos os mosquitos!

      E não são pedras, são AEROLITOS! (Fonte: COLORADO, Chapolin. "De Que Dicen A Pelear, Del Cielo Se Caen Piedras". Cidade do México: Televisa, 1975).

      Excluir
  2. Não sou meu pai tio Zé Hospício.

    Aqui em nosso PLANETA, aglomerou: PEDRA virou.

    Até cocaína aglomerada em pasta, ou substrato: PEDRA virou de facto.

    Esse negócio de PEDRA que do ESPAÇO vem, tio RICHARD, é quem entende bem.

    Meu pai, que não necessita puxar o saco de ninguém, diz que tio RICHARD, é um gênio.

    Diz que senhor e tio Anônimo, que pra mim, a mesma pessoa duplamente nomeada: são também.

    Só necessitariam ter um pouco mais: de juízo.

    Meu pai, jamais bateria boca: com quem quer que fosse.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Bonifácio, não precisa disfarçar se passando por seu filho. Todo mundo sabe que é você.

      Esse uso crônico de dois pontos, essas palavras jogadas em maiúsculo, as frases meio rimadas e a prepotência e mania de grandeza denunciam que é você.

      Se quer ficar repetindo seu besteirol, já estamos acostumados. Já encheu o saco isso mas já não faz diferença mais, então tá todo mundo te ignorando.

      Sério cara, procure um profissional e vá se tratar. É pro seu bem.

      Excluir
  3. liberdade de expressão
    deixa o ze falar o que quiser
    sem ele os comentários não tem graça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Insaninade não é engraçado. É doença. Não é certo rir de quem é doente. E esse rapaz claramente tem algum transtorno mental.

      Excluir
  4. Seu Uniknown;

    Meu pai, é totalmente avesso as tecnologias rudimentares, do nosso Planeta.

    Se não fosse por mim, nem aquele simples blogger: ele teria.

    Nem celular, ele gosta de atender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkk

      E como seriam as tecnologias avançadas no planeta de vocês?
      Imagino que tem teletransporte, psicocinese, telepatia e td mais.

      Excluir
  5. Só dá doido nesses sites de ciência. É uma pena, o conteúdo do site é de primeira.

    ResponderExcluir
  6. só tem loco aqui kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Segundo meu pai tio Anônimo, não em nossa forma atômica mas através do MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS que move nosso corpo, que composto é por 3 MARAVILHOSAS ENERGIAS, EM = ENERGIA MOTRIZ, EI.D = ENERGIA INTELIGENTE DIFERENCIADA e ED.D = ENERGIA DIFERENCIADA DE DISCERNIMENTO, que nos difere, de subespécies:

    COMBO ENERGÉTICO DE EV, que religiosos chamam simplesmente de ESPÍRITO, e que os das ciências que sempre criticaram os das religiões, nunca aceitaram...

    Mais certo meu pai, porque um corpo sem MOBILIDADE, sem INTELIGÊNCIA e sem VONTADE PRÓPRIA, encontra-se DESENERGIZADO DO MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV "MORTO" porque ENERGIA uma vez existindo, nunca deixa de existir, e sim retornou a sua FONTE:

    Diz meu pai, que partindo desse princípio, nenhum de nós: desse PLANETA somos.

    Que apenas estamos nesse PLANETA.

    Digo pro meu pai, que ele por contrariar as vaidosíssimas comunidades religiosas e científicas, mesmo apresentando uma verdade fundamentada dentro da lógica, jamais será aceito: por nenhuma das duas.

    Ele diz que sempre teve essa consciência, mesmo nos tempos atuais, em que as pessoas sabem que um SMARTPHONE sem os aplicativos instalados, tornar-se tão disfuncional: quanto um corpo morto.

    MORTO: Sem o MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS.

    Alguns, principalmente os que através de suas inquietudes, como um Eng° que ontem conversou com meu pai, agradeceu, dizendo que encontrou: o que sempre buscou.

    Teve um outro rapaz de família riquíssima, que já tinha sido ateu, evangélico e tudo mais, que já havia tentado suicídio por duas vezes. Mas depois que leu o REVELANDO OCULTOS, reconheceu que jamais deveria atentar contra sua própria vida: novamente.

    Meu pai que nada cobra: diz que essa é sua paga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí ele tomou os remédios dele e percebeu que nem o engenheiro e nem o rapaz riquíssimo existem, era só outro delírio dele.

      Excluir
  8. Rafael Martins; o engenheiro referenciado, é o que fez o comentário mais recente na 1° DESCOBERTA CIENTÍFICA AVANÇADA, efetuada por meu pai.

    Já o rapaz, nem o senhor nem ninguém, saberá de quem se trata.

    Tudo que meu pai DESCOBRIU, AFIRMOU e PROVOU, Já aconteceu, está acontecendo: e acontecerá.

    Infelizmente muitos só acreditarão, quando estiverem vivenciando, o afirmado por ele.

    Tinha um do estado do Espirito Santo, que só acreditava no que os das ciências-ainda-a-avançar diziam, inclusive sobre o que concerne ao AQUECIMENTO GLOBAL ser causado diretamente por AÇÕES HUMANAS lançando CO² na atmosfera do nosso PLANETA, e também absurdamente: por FLATULÊNCIAS BOVINAS E HUMANAS.

    Assim como o senhor e outros daqui, zombava quando meu pai dizia que o AQUECIMENTO GLOBAL provinha diretamente de MAIORES ATIVIDADES no DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que chamam de SOL.

    Esta semana, após ouvir cientistas dizerem que o DEAT que chamam de SOL, entrou em mínima, e que AQUECIMENTO GLOBAL, acabou da noite para o dia:

    Ele admitiu que estava sendo enganado, pediu desculpas ao meu pai, e disse que meu pai: é quem estava certo.

    Ninguém acredita em brasileiros, nem os próprios brasileiros em sua maioria: acreditam.

    Meu pai, sempre teve essa consciência.

    ResponderExcluir