'Grande explosão' criou 50% das estrelas que vemos na Via Láctea

grande explosão de nascimento de estrelas criou 50% dos braços da Via Láctea
Sabe aqueles braços da Via Láctea que vemos durante a noite? Mais da metade foi criada num único "boom de formação de estrelas"


Ao analisar dados do satélite Gaia, pesquisadores detectaram uma explosão de formação de estrelas, ocorrida de 2 a 3 bilhões de anos atrás. Essa única explosão pode ter criado metade das estrelas que vemos nos braços da Via Láctea.



O satélite Gaia, da Agência Espacial Europeia (ESA) tem a missão de fornecer dados que nos ajudem responder questões do tipo "Como a nossa galáxia se formou?" e "Como ela evoluiu?". E após o lançamento de novos dados registrados pela missão europeia, uma equipe de astrônomos da Universidade de Barcelona, na Espanha, juntamente com uma equipe do Observatório Astronômico Besançon, da França, analisaram dados da missão gaia para entender melhor como ocorreu essa explosão de nascimento de estrelas na Via Láctea. Eles acreditam que esse grande "boom estelar" é responsável pelo nascimento de mais de 50% das estrelas do disco galático, conforme artigo publicado na revista Nature Research Highlights.




Roger Mor, da Universidade de Barcelona, ​​na Espanha, junto com seus colegas, analisaram os dados da missão gaia, que mede precisamente a distância de milhões de estrelas. Isso permite aos pesquisadores calcular o brilho e o tamanho de todas elas. Após isso, modelos de computador conseguem distinguir a idade dessas estrelas.

formação de estrelas na Via Láctea
Imagem feita após 22 meses de observação da missão Gaia. As regiões brilhantes
não são estrelas únicas, mas sim aglomerados de estrelas jovens.
Os filamentos escuros são regiões de gás e poeira onde novas estrelas são criadas.
Vemos em detalhe a região do Complexo de Rho Ophiuchi - umas das
regiões de formação estelar mais próximas do Sistema Solar.
Créditos: ESA / Gaia / DPAC / Universidade de Barcelona

A equipe simulou a formação de estrelas na Via Láctea ao longo do tempo, e descobriu que estava em constante declínio até cerca de cinco bilhões de anos atrás, quando a produção de repente se elevou. Os pesquisadores estimam que metade da massa total de todas as estrelas já criadas no disco fino da Via Láctea - que contém a maioria das estrelas da galáxia - foi produzida durante esse período.


O estudo foi publicado também na revista especializada Astronomy & Astrophysics.

"A escala de tempo desta formação estelar, junto com a grande quantidade de massa estelar envolvida no processo - bilhões de massas solares - sugere que o disco de nossa galáxia não teve uma evolução estável e espaçada", disse Roger Mor. "Pode ter sofrido uma perturbação externa que começou há cerca de cinco bilhões de anos."




Outros estudos usando dados de Gaia mostraram que fusões e quase fusões entre a Via Láctea e outras galáxias tem acontecido. De acordo com os astrônomos, uma dessas fusões galáticas pode ter sido a causa do estouro de formação de estrelas da Via Láctea.


Imagens: (capa-divulgação) / ESA / Gaia / DPAC / Universidade de Barcelona
10/05/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

13 comentários:

  1. Galera, dessa vez é SALVADOR. Está chovendo FORTE desde cedo, deu uma ventania forte, que arrancou uma obra de arte chamada GORDINHA DE ONDINA, jogando-a para cima.

    Estou preocupado, porque os serviços de meteorologia, não previram tanta chuva assim, para Salvador.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Senhores,

    Acredito que o Zé Hospício e o José Bonifácio são a mesma pessoa: ora se manifesta como Zé Hospício, ora como Zé Bonifácio.

    Fala a verdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então acabou a farsa! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Acho que não, porque isso significaria que além de esquisfroz...esfriscoz...esquizofrenia eu também teria que sofrer de multiplas personalidades. E até onde eu sei, o doutor só me diagnosticou como esquisfroz...esfriscoz...esquizofrênico.

      (O fdp que inventou essa palavra não podia ter inventado ela mais fácil não?)

      Excluir
    3. Shakyamuni Discípulo do Bruce Lia, José Bonifácio, é cabra macho. Jamais poderia ser Zé Hospício, que de tão chato quanto carrapato: vive pegando no meu saco.

      Eu já disse para ele:

      Se tu és meu fã, tudo bem. Agora se tu estás a fim de mim:

      Nada tenho contra, a quem gosta do mesmo sexo.

      Mas apesar de ser feio igual filho de coruja, só gosto de mulher belíssima: e inteligentíssima!

      Sou casado com uma morena lindíssima e inteligentíssima há 25 anos, e mesmo sendo feio como a zorra, e estando como todo CIENTISTA BRASILEIRO, vendendo o almoço para comprar a janta: ela ainda não me largou.

      Vou fingir que pra ti perdi: e tu finges que me ganhou.

      Excluir
  4. Compartilho do mesmo pensamento do Shakyamuni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gigante, poderia ser pigmeu? José Bonifácio, é José Bonifácio, e Zé Hospício Pigmeu: jamais poderia ser eu.

      Entendeu?

      Excluir
  5. Que porra é essa que acontece nestes comentários kkk

    ResponderExcluir