Pasmem: Meteorito raro atinge casa de cachorro na Costa Rica

meteorito atinge casa de cachorro na costa rica
Por sorte, o cão passa bem!


Um cão chamado Rocky estava aproveitando uma bela noite de sono em sua casinha de cachorro, na Costa Rica, quando um meteorito acabou com seu sossego, quebrando o teto de sua casa! O cão saiu ileso, e o que restou dessa história incrível foi um meteorito rico em argila de alto valor científico - um condrito carbonáceo.



O fato ocorreu no dia 23 de abril de 2019 por volta das 21h10 (horário local), mas só recentemente foi confirmada a queda na "casa de Rocky". A rocha espacial encontrada na casinha de cachorro é parte de uma peça maior - um meteorito que caiu na Costa Rica, noticiado aqui em nosso site e também em nosso canal no Youtube.




Meteoritos ricos em argila são cientificamente fascinantes, pois preservam minerais ricos em água. Mas eles também são frágeis: a chuva pode fazer com que esse tipo de meteorito desmorone. Daí o entusiasmo dos cientistas sobre a amostra encontrada por Rocky. Juntando todos os fragmentos encontrados pela cidade de Aguas Zarcas, foi estimado um tamanho original de pouco mais de 1 metro (aproximadamente do tamanho da casinha de Rocky, como vemos abaixo).

Michael Farmer seu cão Rocky e outro cão posam pra foto em frente a casa atingida pela rocha espacial
Michael Farmer, seu cão Rocky e outro cão posam pra foto em frente a casa atingida pela rocha espacial.
Créditos: Michael Farmer / divulgação

Meteorito que atingiu o teto da casa de Rocky
Meteorito que atingiu o teto da casa de Rocky.
Créditos: Michael Farmer / divulgação

"Ele se formou em um ambiente sem vida, e foi preservado no frio do vácuo do espaço por 4,56 bilhões de anos até cair na Costa Rica", disse Laurence Garvie, curador do Centro de Estudos de Meteorito da Universidade Estadual do Arizona. "A natureza disse 'aqui está você' e agora temos que ser inteligentes o suficiente para separar os componentes individuais e entender o que eles estão nos dizendo."




Laurence e seus colegas agora estão trabalhando para fazer exatamente isso. Eles estão analisando os fragmentos que foram encontrados nos cinco dias após a queda do meteorito em Aguas Zarcas. A sorte é que, durante esses dias, o clima estava seco, sem chuvas na região. A fim de protegê-los do intemperismo, os meteoritos são armazenados em gabinetes de nitrogênio.

Parte do meteorito de Aguas Zarcas Costa Rica
Parte do meteorito de Aguas Zarcas, Costa Rica.
Créditos: ASU


Fatia do meteorito de Aguas Zarcas mostra diferentes minerais em diferentes cores, como tochilinite em amarelo e olivina em azul escuro
Fatia do meteorito de Aguas Zarcas mostra diferentes minerais em diferentes cores,
como tochilinite (amarelo) e olivina (azul escuro).
Créditos: ASU

"Se você deixasse este condrito carbonáceo no ar, perderia algumas de suas peculiaridades extraterrestres", disse Laurence. "Esses meteoritos têm que ser curados de forma que possam ser usados ​​para pesquisas atuais e futuras".




Por ser um meteorito do tipo condrito carbonáceo, o meteorito Aguas Zarcas é composto principalmente de argila, o que levou Laurence a descrevê-lo como uma "bola de lama". O alto teor de argila significa que os cientistas podem usar esses meteoritos para entender melhor como os humanos poderiam um dia extrair água dos asteroides para transformá-la em água potável ou combustível de foguete.

Amostras do meteorito de Aguas Zarcas
Amostras do meteorito de Aguas Zarcas.
Créditos: ASU

Mas os meteoritos também são cientificamente interessantes por conter informações sobre os primeiros dias do Sistema Solar, ou até mesmo da nebulosa que formou o nosso sistema, antes que todos os escombros cósmicos começassem a se aglutinar formando planetas, luas e asteroides gigantescos.


"Os condritos carbonáceos são relativamente raros entre os meteoritos, e são alguns dos mais procurados pelos pesquisadores porque contêm as pistas mais bem preservadas para a origem do Sistema Solar", disse Meenakshi Wadhwa, responsável pelo Centro de Estudos de Meteoritos da Universidade Estadual do Arizona.


Imagens: (capa-Michael Farmer) / Michael Farmer / divulgação / ASU 
22/05/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

8 comentários:

  1. Coitado do totó!

    Pq não caiu no Palácio do Planalto em Brasília?! Lá pode cair a vontade, de preferência em dia de sessão.

    Menos mal que não acertou ele, mas vai precisar de um reparo no teto do coitado pra não ficar com goteira.

    Se fosse eu, teria colocado o nome de "meteorito Rocky" em vez de Águas Zarcas, como reparação pelo telhado do pobre cachorro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com essa PEDRA aí tio Zé Hospício, Totó vai ficar rico, e só comer Tartar Francês, igual tio RICHARD fez.

      Tio RICHARD tem tantas PEDRAS, que até sorteia.

      Excluir
  2. Seu Zé Hospício;

    Através do seu filho mais novo, meu pai volta ou não volta?

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez, meu pai é quem esta certo.

    Segundo PAUL DORIAN das ciências-ainda-a-avançar, hoje, o que ele chama de SOL, entrou em ATIVIDADE MÍNIMA, e que nosso PLANETA a partir de hoje: entrará em temperaturas congelantes.

    Contei para meu pai, ele rindo muito, mandou que eu publicasse o COMENTÁRIO ABAIXO:

    Os das ciências-ainda-a-avançar, que obtiveram apenas 10% sobre o MICRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que chamam de ÁTOMO, e desses insignificantes 10%, utilizaram 90% para o mal, fabricando ARMAS ATÔMICAS e USINAS, que provocam vários tipos de câncer:

    Agora ficam publicando seus ACHISMOS sobre o DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que de tão primitivos que são, assim como os antigos egípcios das épocas dos faraós: chamam de SOL.

    Se sobre o MICRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que chamam de ÁTOMO, só conhecem 10%:

    Sobre o MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que chamam erradamente de SISTEMA SOLAR: decerto conhecem menos de 1%.

    Ficam chateados comigo, quando digo e provo que qualquer SACERDOTE MAIA, entendia muito mais sobre MACROCOSMOLOGIA, que todos eles.

    A PROVA MAIOR DISSO, É QUE SEQUER SOUBERAM INTERPRETAR O EXTREMAMENTE PRECISO CALENDÁRIO MAIA, QUE PARA 2012, MARCAVA A CONTAGEM REGRESSIVA APENAS PARA FINAL DE UM CICLO: E INÍCIO DE OUTRO.

    OU SEJA:

    A 3° TRANSIÇÃO, QUE AINDA ESTAMOS VIVENDO.

    Pelo que falam na matéria acima, a partir de hoje, CUIABÁ que Maju chama de CUIABRASA, MANAUS, PALMAS, BELÉM, TERESINA, SALVADOR, RIO DE JANEIRO, E REGIÕES DO IRÃ, que registram sensações térmicas de + 70%: despencarão para - 7.

    RsRsRs.

    Já que improcedentemente afirmavam que o AQUECIMENTO GLOBAL e TERRÍVEIS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS, provinham diretamente de AÇÕES HUMANAS lançando CO² na atmosfera do nosso PLANETA:

    Perguntas que não querem calar:


    Com base nos ACHISMOS do PAUL DORIAN, acima publicadas:

    De ontem para hoje, param de lançar CO² na atmosfera do nosso PLANETA?

    Colocaram para funcionar o GIGANTESCO REFRIGERADOR que estavam fabricando, para REFRIGERAR todo nosso PLANETA?

    RsRsRs.

    Ou foi aquele pó, que disseram que iam pulverizar em toda órbita do nosso PLANETA?

    RsRsRs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xiii, o seu Bé Zonifácio voltou ainda mais doido que antes!

      Doutor, traz a camisa de força!

      Excluir
  4. Tio Zé Hospício, como essa mínima-solar afirmada pelo DORIAN, que mais parece nome de MARGARINA e MAIONESE por isso está viajando... Irá durar no mínimo 70 anos:

    O senhor já comprou seu CASACO DE PELE?

    E se o AQUECIMENTO GLOBAL ACABOU de ontem pra hoje:

    O senhor parou de comer BATATA-DOCE cultivada com pesticidas, e soltar suas BUFAS SUICIDAS, foi?

    Será que no RIO, não vai dar mais praia tio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ???????????????

      Parece q o rapaz aí ñ bate bem da cabeça

      Excluir
  5. Tio Anônimo, todos os gênios, não já foram chamados de loucos?

    Meu pai só não gosta, de ser chamado de lunático. Ele fica furioso.

    Porque ele era o único, que não chamava a LUA de LUA, e sim: de ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO do nosso PLANETA.

    Agora cientistas de uma conceituada UNIVERSIDADE ALEMÃ, conforme artigo publicado na Nature Astronomy, já dizem que o que chamam de LUA, realmente ESTABILIZA.

    Leia o abaixo:

    Cientistas da Universidade de Munster (Alemanha) conseguiram demonstrar que uma grande quantidade de água chegou à Terra há cerca de 4,4 bilhões de anos, quando a Lua começou a se formar após uma colisão do nosso planeta com um corpo celeste gigante.

    A Terra é o único planeta rochoso que tem muita água e um satélite relativamente grande que estabiliza seu eixo. Se não fossem esses fatores, não existiria vida no nosso planeta.

    Estão rodeando, rodeando, pra dizerem a mesma coisa que há muito tempo no DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS, meu pai andou falando.

    Assim como o tio RICHARD, sabe onde encontrar as PEDRAS:

    Meu velho pai, sabe também: onde encontrar sabedoria.

    ResponderExcluir