É hoje: submáximo da chuva de meteoros Eta Aquáridas 2019

submaximo da chuva de meteoros eta aquaridas 2019
Chuva de meteoros - será que teremos mesmo uma surpresa nessa madrugada?


O nosso planeta está passando pela esteira de detritos deixada pelo cometa Halley, e isso, todos os anos, é o que produz a chuva de meteoros Eta Aquáridas.



Neste ano, em particular, todos nós observadores temos uma chance única e excelente para observar as "estrelas cadentes" dessa chuva, já que a Lua, na fase Nova, não irá ofuscar o brilho dos meteoros mais tênues. Isso já deve aumentar consideravelmente o número de meteoros visíveis.

Outro fator é que, exclusivamente esse ano, especialistas estão estimando 2 submáximos - pequenos picos fora do dia de pico da chuva. Vale lembrar que o dia do pico é o momento em que a Terra passa pela região mais densa de detritos, portanto vemos a maior quantidade de meteoros.




Nos anos de 164 a.C. e 218 d.C, o famoso cometa Halley deixou duas esteiras de detritos as quais o nosso planeta irá encontrar. Por conta disso, dois submáximos estão sendo esperados. Para se ter uma ideia, na madrugada do dia 05 para o dia 06 de maio (pico da chuva), são esperados cerca de 50 meteoros por hora. Já durante os submáximos, é esperada uma taxa de aproximadamente 40 meteoros por hora.

Chuva de meteoros eta aquaridas - Sergio Garcia Rill - Texas, on May 5, 2013
Meteoro da chuva Eta Aquáridas registrado pelo astrofotógrafo Sergio Garcia Rill em 05 de maio de 2013, no Texas, EUA.
Créditos: Sergio Garcia Rill / divulgação

Os dois submáximos esperados acontecem, respectivamente em:

  • 04/MAIO das 4h00 às 10h00  UTC (da 1h00 às 7h00 da manhã pelo horário de Brasília)
  • 06/MAIO das 12h00 às 20h00 UTC (das 9h00 às 17h00 da tarde horário pelo de Brasília)

O primeiro submáximo, esperado para as primeiras horas desse sábado, poderá ser observado do Brasil.




Sempre acompanhamos ao vivo os picos das principais chuvas de meteoros, com imagens em tempo real feitas a partir da nossa câmera de monitoramento de meteoros ligada ao projeto de observação e estudo de meteoros no Brasil (EXOSS).


AO VIVO - Chuva de Meteoros Eta Aquáridas 2019 (submáximo)

Exclusivamente nesse ano, teremos também uma live de um dos submáximos da chuva Eta Aquáridas 2019, que acontece na madrugada de sexta pra sábado (03 pra 04 de maio). Nossa transmissão ao vivo terá início à meia-noite já do dia 04 de maio (03:00 UTC), e estará disponível logo abaixo.


Aproveite também para se inscrever em nosso canal. Curta, compartilhe e ative o sininho para receber as notificações.

Para saber mais sobre como observar a chuva de meteoros Eta Aquáridas 2019, confira nossa matéria especial (clicando aqui).

E na noite de domingo também teremos transmissão ao vivo, disponível aqui e também em nosso canal no Youtube. Iremos acompanhar a noite de pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas 2019. Marque no seu calendário e se prepare - vamos juntos virar a madrugada observando meteoros ao vivo e dando dicas de observação. Sua participação é muito bem vinda!


Desejamos céus limpos e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-divulgação) / Sergio Garcia Rill / divulgação
03/05/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

3 comentários:

  1. Alo a todos, aqui em guaiba rs, uma parte do ceu esta limpo cruzeiro do sul esta visivel.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Aqui em São José dos Campos céu nublado.

    ResponderExcluir