Lua Negra 2019 - entenda esse fenômeno e porque ele acontece nesse ano

lua negra 2019
A Lua vai mudar de aparência ou "Lua Negra" seria apenas uma designação comum para uma "Lua comum"?


Nós sabemos que Lua Cheia se refere ao momento em que o lado da Lua virado para a Terra está totalmente iluminado pelo Sol. Já a Lua Nova se refere ao momento em que o lado voltado para a Terra está mergulhado na sombra. Conforme a Lua orbita a Terra, as suas fases vão ocorrendo, como a fase Cheia (quando ela está oposta ao Sol) e a fase Nova (quando ela está do mesmo lado do Sol no firmamento).



O calendário lunar está quase alinhado com o ano da Terra, portanto é normal ocorrer uma Lua Cheia e uma Lua Nova a cada mês. Uma segunda Lua Cheia que ocorre no mesmo mês é chamada "Lua Azul" (Blue Moon). Já a segunda Lua Nova ocorrida no mesmo mês é conhecida como "Lua Negra" (Black Moon).

A próxima "Lua Negra" acontece portanto em 31 de julho, mas apenas em uma parte do mundo.


Uma Lua Negra em parte do mundo (e outra depois)

A Lua Negra é um evento celestial um tanto incomum - ocorre aproximadamente uma vez a cada 32 meses, e às vezes ocorrem apenas em determinados fusos horários.




Pelo horário internacional, a próxima Lua Nova acontece em 1º de agosto de 2019 às 03:13 UTC. Em algumas partes do globo, ainda será dia 31 de julho, portanto, uma Lua Negra.

No Brasil, a Lua Nova acontece à 00h13 (pelo horário de Brasília de -3 UTC), e portanto, já será dia 1º de agosto. Ou seja, aqui no Brasil, essa Lua Nova não será considerada uma Lua Negra.

fases da Lua

Por outro lado, no mês de agosto, além da Lua Nova que acontece em 1º de agosto, a maior parte do mundo terá uma segunda Lua Nova que acontecerá em 30 de agosto (exceto para a costa oeste dos EUA, onde ocorrerá no fim do dia 29 de agosto).

Portanto, todos os fusos horários que não experimentarão a "Lua Negra" de 31 de julho, terão a Lua Negra em 30 de agosto.




Apesar da Lua Negra ser apenas um termo para uma segunda Lua Nova que acontece no mesmo mês, não mudando em nada sua aparência (ou a falta dela), aproveitem... Depois dessas duas, a próxima Lua Negra só acontecerá em 30 de abril de 2022.


Imagens: (capa-NASA) / divulgação
31/07/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

12 comentários:

  1. Valeu. estava me perguntando o porquê disso no calendário
    Saciou minha curiosidade. Ótimo trabalho

    ResponderExcluir
  2. Quem necessita de psiquiatra, eu que por saber que o que chamam erradamente de MUNDO MATERIAL ou UNIVERSO MATERIAL, UM MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO é; não interligado por primitivos sistemas de fios e sim através de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS ENERGIZADORES EMITIDOS, infinitamente mais avançados do que eles conhecem como WI-FI: e não chamo o ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO que ESTABILIZA a ROTAÇÃO E CICLOS DAS MARÉS DO NOSSO PLANETA-H de LUA:

    Ou esse lunático Astro Intruso, que chama nosso ESTABILIZADOR como Tonho Da Lua, de LUA?

    Os outros lunáticos, que também necessitam de psiquiatras por isso não esquecem, vão dizer:

    Tu.

    É só aguardar mais um pouco O QUE VEM... Que vão de penca amarrados igual caranguejos que são crustáceos. dizendo que são aranhinhas, que são aracnídeos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkk q loucura é essa????

      Excluir
    2. O Bonifácio aparece com essas ideias malucas se dizendo o maior cientista do mundo mas é só confrontar com a lógica as maluquices dele que ele escapa.

      Segue sem resposta: que relação há entre células do sangue com o formato da Terra? E porque apenas uma classe de glóbuloss e não outros? Baseado em que? Ou isso é só mais um delírio seu e por isso não tem explicação?

      Excluir
    3. É uma barrrrrbaridade!!!O gente me ajuda ai pô!Esse cara é maluco, oo quê?

      Excluir
    4. "Ou esse lunático Astro Intruso, que chama nosso ESTABILIZADOR como Tonho Da Lua, de LUA?"
      Não me faça rir mais ainda de tuas psicoses, daqui a pouco vai chamar tua bucha de lavar roupa de bicho de estimação.
      "É só aguardar mais um pouco O QUE VEM... Que vão de penca amarrados igual caranguejos que são crustáceos. dizendo que são aranhinhas, que são aracnídeos."
      É só rindo mais ainda disso aqui.
      O senhor está pior que Dom Quixote, lutando contra moinhos acreditando que são gigantes ou atacando rebanhos acreditando que são inimigos. Como sempre lutando por uma causa perdida.

      Excluir
  3. Leandro, como tu estás dizendo, e não eu: nada.

    Continuas como achista: achando.

    Não vou gastar minha inteligência com vocês: que acham que tudo sabem.

    Até mais nunca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós não achamos que tudo sabemos: nós achamos que você é que sabe de nada.
      Se você continuar "gastando a sua inteligência conosco": você vai ficar biruta.
      Continuas não sabendo: que padece de psicose.
      O você você chama erradamente de GENIALIDADE é na verdade: TRANSTORNO-DE-PERSONALIDADE-ESQUIZOTÍPICA.

      Excluir
  4. Que bom, ele disse até nunca mais. Hu, huuuuuuuu.

    ResponderExcluir
  5. Caro JB, vá e reflita sobre o que vou expôr: Sei que pode parecer genial perceber padrões na natureza, como o mundo micro é similar ao macro, como formas geométricas se repetem na natureza, como a interação de forças, sem fios como dizes, influênciam a dinâmica do planeta! Isso tudo é muito legal meu caro, voce consegue ver os padrões, no entanto é preciso, através um meticuloso processo,chamado de método científico, validar suas suposições. Quando ofendes e despreza os da ciência a avançar, ignora aqueles que também tiveram visões inspiradoras, no entanto trabalharam décadas a fio para provar suas teorias! Reflita que a ciência é trabalho árduo, evoluindo graças ao trabalho árduo de outros, seja humilde e estude, tente dominar Matemática e Física, sei que é difícil, horas e horas de estudo, mas cientista e assim mesmo, tem que calejar o cérebro!
    Boa sorte para você, quem sabe, com muito esforço não seja você o próximo Einstein!

    ResponderExcluir
  6. Tantos comentários e a maioria não tem nada a ver com a postagem. Tudo por conta de um maluco e sua mania de mudar os nomes das coisas.

    ResponderExcluir
  7. Está bom, então um comentário que tem a ver com essa postagem. Esta parte da lua nova que aparece iluminada de forma tênue recebe o nome de luz cinérea, ela ocorre logo após a lua nova e no final da lua minguante. Isso ocorre por causa da luz do sol refletida pela terra iluminar a parte escura da lua.

    ResponderExcluir