Novo planeta encontrado tem 3 sóis no céu

planeta encontrado com 3 sois no céu
Os astrônomos encontraram um planeta que tem 3 sóis no horizonte. Mas acredite: este ainda não é o fato mais curioso sobre o céu desse estranho mundo!


O exoplaneta intitulado LTT 1445Ab, foi encontrado através de observações feitas pelo TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA. O LTT 1445Ab orbita apenas uma das três estrelas, todas anãs vermelhas na segunda metade de suas vidas, e o sistema está a cerca de 22,5 anos-luz de distância da Terra.



"Se você estivesse lá na superfície desse planeta, você veria três sóis no céu, mas dois deles estão bem distantes e parecem menores", disse a co-autora do estudo Jennifer Winters, astrônoma do Centro para Astrofísica Harvard-Smithsonian. "Eles são como dois olhos vermelhos e sinistros no céu."

PLANETA COM 3 SOIS
Ilustração artística de planeta com três sóis.
Créditos: NASA / JPL-Caltech

A partir dos dados da TESS, os cientistas acreditam que o planeta é rochoso - cerca de um terço maior que a Terra e, no máximo, 8 vezes mais massivo. Suas temperaturas são altas: cerca de 160ºC, sendo que ele leva 5 dias para completar uma volta em torno de sua estrela.

Mas o que é particularmente especial é algo que os cientistas ainda não podem, mas poderão em breve entender: sua atmosfera. Como as estrelas em questão são anãs vermelhas que estão razoavelmente próximas da Terra, e como o sistema está organizado de modo que o planeta passe entre as estrelas e a Terra, os cientistas podem realmente enxergar os gases que cercam o planeta usando telescópios aqui na Terra.




Os astrônomos ainda não podem aproveitar a oportunidade, mas é exatamente o tipo de perspectiva tentadora que a TESS foi projetada para encontrar. O instrumento, que está na metade de sua pesquisa inicial de dois anos, procura por planetas com anos curtos localizados em volta de estrelas brilhantes e próximas - os alvos perfeitos para futuros observatórios conseguirem desvendar suas atmosferas.


Imagens: (capa-ilustração/NASA) / NASA / JPL-Caltech
26/07/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

9 comentários:

  1. Uau! Coisa linda de se saber, e mais ainda, se pudéssemos, de se ver!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. "Eles são como Dois olhos vermelhos e sinistros no céu".
    Fico pensando se o planeta fosse habitado como seriam as religiões dos nativos de lá.

    ResponderExcluir
  4. Imagina que fantástico deve ser o "por-dos-sóis" nesse planeta!

    ResponderExcluir
  5. Me lembra os trissolarianos do livro O Problema dos Três Corpos

    ResponderExcluir
  6. Como são 3 sóis, todas as estrelas irradiam calor para os planetas do sistema, então a zona de habitabilidade deve ser mais ampla. Sem falar que as outras estrelas que também devem ter sistemas planetários bem próximos que também são influenciados (planetas, luas..). Com o tempo, os corpos celestes se acomodam e os choques cósmicos, praticamente deixam de existir, como é aqui, o que proporciona a evolução de espécimes Se tivéssemos algo semelhante aqui, ou se lá estivéssemos, a exploração de outros mundos com nossa tecnologia atual já seria possível.

    ResponderExcluir
  7. interessante saber sobre esse planeta com dois sois as temperaturas sao altas mas pode ter vida microscopias .....

    ResponderExcluir
  8. como o planeta orbita apenas um sol, então deve haver momentos que o planeta todo fica iluminado, ou seja, há momentos que é dia nos dois lados do planeta, quando a estrela que orbita se põe no horizonte e vai iluminando o outro lado e as outras duas continuam no céu brilhando

    ResponderExcluir