Tudo sobre a chuva de meteoros Delta Aquaridas Austrais 2019

delta aquaridas austrais 2019
Está chegando uma das chuvas de meteoros mais importantes do ano - veja como e quando observá-la!


A chuva de meteoros Delta Aquaridas (Delta Aquarídeas ou Delta Aquarídeos) Austrais acontece todos os anos, sempre entre os dias 14 de julho e 18 de agosto. Seu pico (momento em que a maior quantidade de meteoros pode ser observada) ocorre na madrugada de 29 de julho, sendo que de acordo com a Organização Internacional de Meteoros (IMO), é entre os dias 29 e 30 de julho que os meteoros ocorrem com maior frequência.



Nesse ano, o pico da chuva de meteoros Delta Aquaridas Austrais acontece praticamente na Lua Nova, o que ajuda e muito as observações.

Você pode observar essa chuva de meteoros do quintal da sua casa! Acompanhe essa matéria especial e se prepare para avistar as belíssimas "estrelas cadentes" riscando os céus.


Se as nuvens tomarem conta dos céus da sua cidade, venha acompanhar o pico da chuva de meteoros Delta Aquaridas Austrais ao vivo, em nossa live que acontecerá no dia 29 de julho em nosso canal no YouTube.


Transmissão ao vivo - Chuva de Meteoros Delta Aquaridas Austrais 2019

A live da chuva Delta Aquaridas Austrais 2019 ocorrerá em 29 de julho a partir das 22h00, e estará disponível aqui mesmo em nosso site. Fiquem ligados!


Aproveite para se inscrever em nosso canal. Ative o sininho para receber notificações.


Como observar a chuva de meteoros Delta Aquaridas a olho nu?

Em primeiro lugar, você precisa de um céu limpo (sem nuvens). Essa chuva de meteoros é melhor visível no hemisfério sul (incluindo o Brasil, claro).

Não são necessários equipamentos astronômicos (binóculos, telescópios...) já que os meteoros cruzam o céu em alta velocidade, percorrendo uma grande parte do firmamento em poucos segundos. O melhor sempre é visto a olho nu, apenas olhando para o céu.




Evite a poluição luminosa, como postes de luz ou qualquer outra fonte de luz que pode ofuscar o brilho tênue dos meteoros. Dê preferência para regiões longe de cidades grandes. Quanto mais escuro for o céu, maior será a quantidade de meteoros observados.

A chuva Delta Aquaridas Austrais é melhor observável do hemisfério sul, como sugere seu nome "austral" (do sul). Seu radiante - região do céu onde os meteoros parecem se originar - fica na constelação de Aquário, próximo da estrela Delta Aquarii.

Radiante da chuva de meteoros Delta Aquaridas Austrais
Radiante da Chuva de Meteoros Delta Aquaridas Austrais
(região do céu onde os meteoros parecem se originar) às 02h00 da madrugada no ponto mais alto do céu.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito
Clique na imagem para ampliar

Próximo a constelação de Aquário existe uma estrela muito brilhante chamada Fomalhaut, que apesar de não pertencer a constelação de Aquário, serve como guia para encontrarmos o local exato do radiante.

Se você tiver dificuldades para encontrar a constelação de Aquário, basta olhar para o ponto mais alto do céu (zênite) por volta das 02h00 da madrugada no seu horário local - é lá que estará a constelação e o radiante dessa chuva.


Nunca observe fixamente a região do radiante. Olhe nessa direção indicada, mas de forma que sua visão periférica também possa enxergar meteoros que cruzam outros pontos do céu. Mas eles sempre irão se originar na direção da constelação de Aquário, rumando para outros pontos do céu.




A constelação de Aquário já estará completamente visível a partir das 22h00 pelo seu horário local, a cerca de meia-altura no céu, na direção leste. O melhor horário para observar essa chuva de meteoros é após a meia-noite, preferencialmente à partir das 02h00 da madrugada (do seu horário local). Essa é o horário que a constelação de Aquário encontra-se mais próxima do zênite (ponto mais alto do céu), o que facilita a observação.

Via Láctea e meteoro registrado por Geno Ketchum em Arkansas, nos EUA, em 13 de julho de 2018
Via Láctea e meteoro registrado por Geno Ketchum em Arkansas, nos EUA, em 13 de julho de 2018.
Créditos: Geno Ketchum / divulgação

Mesmo sendo considerada uma chuva de meteoros de intensidade média ou fraca, a Delta Aquaridas é diferente de todas as outras, pois produz meteoros lentos que deixam longos riscos no céu: um show à parte!




A taxa de meteoros esperada para a chuva Delta Aquaridas Austrais fica entre 15 e 20 meteoros por hora durante seu pico - cerca de 1 meteoro a cada 4 minutos em média.


O que produz a chuva de meteoros Delta Aquaridas Austrais?

Isso ainda é um grande mistério. Alguns astrônomos sugerem que a chuva de meteoros Delta Aquáridas Austrais é produzida por rastros de detritos deixados pelo cometa periódico 96P/Machholz, descoberto em 1986. Esse cometa completa uma volta ao redor do Sol a cada 5 anos, aproximadamente. Seu afélio (máxima distância do Sol) ele ultrapassa a órbita de Júpiter, e durante o periélio (máxima aproximação com o Sol) ele chega mais próximo da nossa estrela do que o planeta Mercúrio.

Cometa 96P Machholz - provável responsável pela chuva de meteoros Delta Aquaridas Austrais
Cometa 96P/ Machholz - provável responsável pela chuva de meteoros Delta Aquaridas Austrais.
Créditos: Wikimedia Commons

A esteira de detritos deixada pelo cometa 96P/ Machholz é provavelmente a causa desse espetáculo cósmico anual. Essa nuvem de fragmentos encontra-se com a atmosfera da Terra numa velocidade de 150.000 km/h, e eles vaporizam completamente, não atingindo o solo, já que os fragmentos são muito pequenos. Não há motivo para temê-los.

Diferente de outras chuvas de meteoros históricas, os relatos mais antigos da chuva Delta Aquaridas Austrais datam de 1870 - um piscar de olhos se levarmos em conta uma escala astronômica. Podemos até dizer que se trata de uma chuva de meteoros relativamente nova.




E fiquem ligados! No mês de agosto acontece a chuva de meteoros Perseidas 2019. Desde já, reserve um tempo para observação dos meteoros, e pratique essa atividade que requer paciência, mas que recompensa os mais dedicados.

Bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-divulgação) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito / Geno Ketchum / Wikimedia Commons / divulgação
25/07/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. Que legal Richard!!! Vou tentar ver, era muito massa se 2 meteoros caíssem no Alamedas, um na casa de Danielarápio e outra na casa de Georoubana!!!!!!

    ResponderExcluir