Amazônia é fotografada da Estação Espacial Internacional - é assustador!

amazonia vista da estaçao espacial internacional
E os incêndios na floresta amazônica não param. Situação é extremamente preocupante


Desde o início do mês de agosto, os incêndios na Amazônia superaram as piores expectativas. De acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), houve um aumento de 84% nas queimadas se comparado ao ano de 2018.


Se considerarmos os últimos 20 anos, as queimadas "ainda" estão dentro da média, porém se levarmos em conta a dimensão da floresta amazônica de 15 anos atrás, quando ela era muito maior do que hoje, percebemos que os focos de incêndio, apesar de estarem na média, representam uma proporção muito maior.

Se considerarmos ainda, a facilidade de monitoramento que a tecnologia tem nos proporcionado atualmente, vemos que há uma grande defasagem e uma deficiência ainda maior na fiscalização.




No dia 25 de agosto, o satélite estadunidense de monitoramento, LANDSAT 8, registrou uma imagem que mostra uma área próxima da fronteira entre Bolívia, Paraguai e Brasil, onde os incêndios são claramente visíveis.

amazonia vista do espaço - landsat 8
Imagem feita pelo satélite Landsat 8 em 25 de agosto de 2019.
Créditos: Landsat 8

O astronauta italiano, Luca Parmitano, a pedido de seus seguidores, registrou imagens nessa quinta-feria (29 de agosto) da Estação Espacial Internacional. As queimadas na Amazônia estão tão significativas que mesmo do espaço é possível ver o estrago causado pelo ser-humano.






É realmente chocante. Vários portais e meios de comunicação internacionais destacaram essa notícia com a seguinte chamada: "Devastação da Terra".




Ainda assim, grande parte da sociedade tem tido uma conscientização sobre a preservação de biomas e assim, de todo o planeta. A Terra pede socorro. Que isso sirva de lição, para que possamos rever a forma como tratamos o nosso planeta, afinal de contas, ele é o único planeta onde a vida (como conhecemos) pode existir.



Imagens: (capa-Luca Parmitano/divulgação) / Landsat 8 / Luca Parmitano / divulgação
30/08/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

25 comentários:

  1. Matéria realmente interessante. Como fazemos para pedir aos astronautas da ISS para clicarem os incêndios que estão ocorrendo na África Central (7 mil focos de incêndios contra 2 mil focos de incêndio da Amazônia) e na Sibéria, cuja área em chamas é maior que a Bélgica. A imprensa internacional dá ênfase ao Brasil por permitirmos, mas neste momento há queimadas sem precedentes históricos no Hemisfério Norte (Alasca e Sibéria) e no entanto não há repercussão. Este é um problema que precisa ser combatido, a informação precisa ser propagada com responsabilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, e os incêndios também precisam ser propagados com responsabilidade.

      Excluir
    2. Nosso presidente não sabe nem falar direito vai sem vírgula mesmo

      Excluir
  2. "Em primeiro lugar a Amazônia é nossa e não de vocês"Primeiro as queimadas depois os garimpos,criminalidade,prostituição." Brasil acima de tudo Deus acima de todos".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No slogan do presidente a vírgula mandou um abraço.

      Excluir
  3. "Somente quando for cortada a última árvore,poluído o último rio,pescado o último peixe,é que o homem vai perceber que não se come dinheiro."

    ResponderExcluir
  4. https://br.yahoo.com/noticias/onu-oceanos-est%C3%A3o-passo-virar-pesadelo-humanidade-115433523--finance.html

    ResponderExcluir
  5. ?? como as duas sentenças se harmonizam ?

    nautillus1 de setembro de 2019 15:06
    "Em primeiro lugar a Amazônia é nossa e não de vocês"Primeiro as queimadas depois os garimpos,criminalidade,prostituição." Brasil acima de tudo Deus acima de todos".

    Responder

    nautillus1 de setembro de 2019 15:13
    "Somente quando for cortada a última árvore,poluído o último rio,pescado o último peixe,é que o homem vai perceber que não se come dinheiro."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As sentenças não se harmonizam porque ele joga dos dois lados.

      Excluir
  6. Astro Intruso2 de setembro de 2019 15:15
    As sentenças não se harmonizam porque ele joga dos dois lados.

    e de que lado estamos falando?
    da ciência?
    da religião?
    da polarização política ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso você já sabe responder sem mim.

      Excluir
    2. então deve ser de ciência, pois de politica atual não é. ciência em um governo que nega evidência cientifica não tem como defender.

      Excluir
  7. Mas que fotos mixurucas hein! Baseado nestas fotos que os tais portais chamam de "devastação da terra"?! Isso não me parece Ciência Galeria, até vcs com esse sensacionalismo barato!

    ResponderExcluir
  8. Só rindo muito desses comentários. Há uns quinze anos atrás falar em destruir a amazônia não tinha sequer cabimento, hoje as pessoas estão considerando isto como algo razoável de se fazer. O povo não sabe nem ao certo o que estão defendendo ou atacando. Parece mesmo que entrei para o hospício.

    ResponderExcluir
  9. Se o Manécron der pitaco sobre os incêndios na Sibéria, o Tio Vlad "gentilmente" vai mandar ele tomar no ventil e cuidar das vítimas da radiação decorrente dos testes nucleares na Polinésia Francesa, que inclusive estão querendo indenizações do governo francês. Aí o galo veio cantar por aqui e levou burduna de todos os lados. Agora quer dar pití! Por que ele não vai lavar a bunda com soda e vai encher o saco da sogra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De ser oportunismo político, o que mais poderia ser?

      Excluir
  10. Acho que esta na hora da Galeria do meteorito se posicionar a favor da nação brasileira ou contra, então para se redimir deste posicionamento globalista, agora voces podem mostrar as queimadas do artico, da Africa, do Canadá , dos EUA e da Europa que são muito maiores que as queimadas de campo na maioria que estão acontecendo na Amazõnia , fora os queimadas de mata nativa autorizadas por Evo morales para aumentar o plantio de COCA na Bolívia, a maior parte destas queimadas e em território Boliviano, por favor parem com essa lacração estão queimando seu filme com o povo Brasileiro.

    ResponderExcluir
  11. De que lado vocês estão? difícil de entender vocês

    ResponderExcluir
  12. A propósito... queria dizer que, um dos melhores dias de minha vida que eu posso lembrar, foi quando li um série de matérias desse site. "Como seria viver em outros planetas?" / : Não vem ao caso falar disso nessa matéria, mas tipo, aquele dia foi tão nostálgico :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está pensando em ir embora da Terra?

      Excluir
    2. Não. É que aquela matéria despertou em mim muita imaginação. Fiquei pensando se um dia isso acontecer. É bom viajar na maionese, sabe. Queria que alguém entendesse isso... Pena /:

      Excluir