AO VIVO: Chuva de Meteoros Perseidas 2019

AO VIVO - Chuva de meteoros Perseidas 2019
Chegamos na noite de pico da chuva de meteoros Perseidas!


A chuva de meteoros Perseidas acontece todos os anos, sempre entre os dias 23 de julho e 22 de agosto. Mas a verdadeira "mágica" acontece na madrugada entre os dias 12 e 13 de agosto, quando a maior quantidade de meteoros pode ser observada.



E os números são empolgantes, já que a chuva Perseidas produz cerca de 80 meteoros por hora durante seu máximo. Vale lembrar que para ver uma quantidade assim, é necessário estar em um local longe na poluição luminosa, com céu limpo, e no hemisfério norte.

Sim. Essa chuva é melhor visível no hemisfério norte, onde se espera uma taxa de 80 meteoros por hora. Mas aqui no hemisfério sul, incluindo o Brasil, também podemos observar a chuva de meteoros Perseidas, porém a quantidade de "estrelas cadentes" que irão riscar o céu é um pouco menor. Mesmo assim, ela é uma das melhores chuvas de meteoros do ano pra se observar, em todo o globo!


A tabela abaixo mostra qual foi a taxa da chuva Perseidas em 2017, no decorrer dos dias de julho e agosto. Esse gráfico tende a se repetir com a mesma intensidade.

taxa da chuva de meteoros perseidas
Taxa da chuva de meteoros Perseidas ao longo dos dias. Registro de 2017.
Créditos: NASA's Meteoroid Environment Office

Neste ano, o pico da chuva de meteoros Perseidas acontece praticamente em noite de Lua Cheia, ou seja, os meteoros com pouco brilho serão ofuscados enquanto a Lua estiver nos céus. Pouco antes do amanhecer, a Lua irá se pôr à oeste - momento em que as condições de observação ficam ideais.




E mesmo que o céu fique nublado em sua cidade, você ainda terá a chance de observar os meteoros Perseidas junto com a gente!


Transmissão ao vivo - Chuva de Meteoros Perseidas 2019

A live do pico da chuva de meteoros Perseidas 2019 será feita em nosso canal no Youtube, e também estará disponível logo abaixo:


O evento está programado para acontecer a partir das 23h00 pelo horário de Brasília (02:00 UTC do dia 13).


Aproveite para se inscrever em nosso canal e ativar o sininho para receber as notificações. Participe do sorteio do meteorito em comemoração aos 70 mil inscritos do canal. [clique aqui e saiba mais]


Observe a chuva de meteoros Perseidas 2019 do quintal da sua casa

Se as condições na sua cidade forem favoráveis, aproveite para observar a chuva de meteoros pessoalmente. Para saber quando, como e onde observá-la, clique aqui e confira nossa matéria especial.


Curiosidades sobre a chuva de meteoros Perseidas

A chuva Perseidas é famosa por produzir meteoros longos, que riscam todo o firmamento. Eles costumam deixar um rastro tênue por onde passam. Se você tem binóculos à disposição, tente observar o rastro após a passagem do meteoro - você verá ele se desfazer com a ação do vento!




De acordo com Bill Cooke, do Escritório de Monitoramento Meteoroides da NASA, a chuva de meteoros Perseidas é a chuva que mais produz bolas de fogo (ou bólidos) - meteoros super brilhantes, que de tão claros, podem até fazer sombra!

chuva de meteoros perseidas
Meteoro da chuva Perseidas registrado pelos astrônomos amadores Stojan Stojanovski, Kristijan Gjoreski e Igor Nastoski,
da Associação de Astronomia Ohrid, na Macedônia, em 2015.
Créditos: Stojan Stojanovski / Kristijan Gjoreski / Igor Nastoski / Ohrid Astronomy Association

Os fragmentos do cometa Swift-Tuttle, que produzem os meteoros da chuva Perseidas, se chocam com a nossa atmosfera numa velocidade média de 60 quilômetros POR SEGUNDO! Isso é dezenas de vezes mais rápido do que a bala de um rifle! Não é à toa que a chuva de meteoros Perseidas é famosa não apenas pela sua quantidade de meteoros, mas também pela sua qualidade.

Na Idade Média, a chuva de meteoros Perseidas era muito famosa, e tinha o nome de "Lágrimas de Saint Lawrence", isso porque ela ocorre no aniversário de morte de Laurentius, um diácono Cristão que foi martirizado pela Imperador romano Valerian, no ano de 258 d.C.




Apesar dessa chuva de meteoros ser bem conhecida e observada na Era Medieval, os registros mais antigos da chuva de meteoros Perseidas foram encontrados na China, e datam de 36 d.C. Ou seja, a humanidade observa essa chuva de meteoros há pelo menos cerca de 2.000 anos, isso pelo que se tem documentado... Ela pode ser ainda mais antiga e deve ter sido observada desde tempos imemoriais...


Imagens: (capa-divulgação) / NASA's Meteoroid Environment Office / Stojan Stojanovski / Kristijan Gjoreski / Igor Nastoski / Ohrid Astronomy Association
12/08/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário