Tudo sobre a chuva de meteoros Perseidas 2019

Perseidas 2019
Está chegando a tão esperada chuva de meteoros Perseidas 2019 - veja como e quando observá-la


Todos os anos, entre os dias 23 de julho e 22 de agosto, o nosso planeta passa por uma região repleta de detritos que, ao penetrarem a atmosfera da Terra, produzem meteoros brilhantes numa quantidade volumosa. Sim, estamos falando da chuva de meteoros Perseidas (Perseídeas ou ainda Perseídas). Mas é na madrugada de 12 para 13 de agosto que acontece seu pico - momento em que a maior quantidade de meteoros pode ser observada. E olha que não é pouco...


Os pequenos fragmentos que colidem com a atmosfera da Terra e produzem a chuva de meteoros Perseidas foram deixados pelo cometa Swift-Tuttle 1862 III.

Na noite de pico, a chuva de meteoros Perseidas chega a produzir até 80 meteoros por hora, isso se observada em uma região livre de poluição luminosa e com céu escuro, sem nuvens. E mesmo que você esteja numa região não tão favorável para observação, essa chuva de meteoros não deverá decepcionar.


Nesse ano de 2019, a Lua estará praticamente na fase Cheia, o que pode dificultar um pouco nossa observação, já que seu brilho ofusca a nossa visão. Mas ainda assim, por ser uma chuva que produz uma grande quantidade de meteoros, teremos a chance de ver uma quantidade considerável.

E mesmo que o tempo esteja nublado em sua cidade, você ainda terá a oportunidade de avistar os belíssimos meteoros da chuva Perseidas, pois como sempre, faremos uma transmissão ao vivo lá no nosso canal no YouTube.


Transmissão ao vivo - chuva de meteoros Perseidas 2019

Em nosso canal no YouTube, faremos a transmissão ao vivo com imagens em tempo real a partir da nossa câmera de monitoramento de meteoros. A live começa na noite de 12 de agosto, segunda-feria. Fiquem ligados! Aproveita para se inscrever em nosso canal e ativar o sininho para receber as notificações.


Como observar a chuva de meteoros Perseidas 2019?

A primeira quinzena de agosto é muito boa para observação da Perseidas, mas como foi dito anteriormente, é na madrugada de 12 pra 13 de agosto que uma maior quantidade de meteoros poderá ser observada.




Essa chuva pode ser vista de todo o globo, porém, no hemisfério norte, sua visualização é privilegiada, já que a constelação de Perseu (região do céu onde os meteoros parecem se originar) ganha maior altura nos céus.


Aqui no hemisfério sul, a constelação de Perseu (onde os meteoros parecem se originar) encontra-se muito próxima do horizonte nordeste. Porém, quanto mais ao norte do país você estiver, mais altura essa constelação radiante da chuva ganha nos céus.

radiante da chuva de meteoros perseidas
Radiante da chuva de meteoros Perseidas totalmente visível a partir das 03h00 em todo o Brasil.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Às 02h00 da madrugada (pelo seu horário local) a constelação de Perseu já estará nascendo no horizonte nordeste, e às 03h00 da manhã ela já estará completamente visível:

Repare que nesse horário, a famosa constelação de Orion (popularmente conhecida como As Três Marias) também estará despontando no horizonte leste. Ao encontrar "As Três Marias", olhe para a esquerda, como mostra a imagem acima.


Observar meteoros é fácil

Você não precisa encontrar a constelação de forma precisa para observar a chuva de meteoros, mas sim, olhar em sua direção (ou próximo dela). Os meteoros terão origem nessa região do céu, mas irão riscar vários pontos do firmamento - alguns percorrem todo o céu!




Não é necessário qualquer equipamento astronômico, como binóculos ou telescópios - o melhor é visto a olho nu. Basta se sentar/deitar numa posição confortável e reservar um tempo para sua vista se acostumar com o escuro. Siga as nossas dicas para observar as chuvas de meteoros (fizemos uma lista completa!) e com certeza você será recompensado(a).

Apesar da chuva ser melhor vista nas regiões norte e nordeste, todo o Brasil poderá observar esse espetáculo cósmico.

Curiosidade: a chuva de meteoros Perseidas é conhecida por produzir meteoros bola de fogo do tipo Earthgrazer. Esses meteoros surgem no horizonte e parecem escalar o céu em direção ao ponto mais alto do firmamento (zênite). Eles são mais lentos e coloridos do que de costume - outro fator que faz com que a chuva de meteoros Perseidas seja tão especial.




Agora, é só torcer por céus limpos e aguardar ansiosamente para a noite de 12 de agosto. Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!



Imagens: (capa-divulgação) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
10/08/19



Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário