Chegou o Equinócio - Tudo o que Você Precisa Saber sobre essa Importante Data Astronômica

primavera hemisfério sul - inicio da primavera - equinocio
E chegou a primavera para o hemisfério sul (e o outono para o hemisfério norte)!


O equinócio de setembro acontece hoje,23 de setembro de 2019 às 07:50 UTC (04h50 pelo horário de Brasília). Este equinócio de setembro marca o início da primavera para o hemisfério sul, e o início do outono para o hemisfério norte.

No equinócio, os dias e as noites terão aproximadamente a mesma duração.



De onde surgiu o equinócio?

Antigamente, há centenas ou milhares de anos, as pessoas passavam muito mais tempo observando o céu do que a nossa sociedade faz atualmente. O céu era como o relógio e o calendário das sociedade. Com base no céu, sabia-se a época da colheita, e o trajeto que o Sol fazia no céu e como ele se alterava ao longo do ano também era usado como base.




Nossos ancestrais construíram os primeiros observatórios solares, como vemos em Machu Picchu, no Peru, a pedra Intihuatana - ela era um indicador preciso da data dos dois equinócios e outros períodos festivos. A palavra Intihuatana significa literalmente "amarrar o Sol".

Intihuatana - observatorio solar machu picchu
Intihuatana - observatório solar em Machu Picchu, Peru.
Créditos: divulgação

Os equinócios e solstícios são eventos astronômicos causados pela inclinação do eixo da Terra. Essa inclinação de 23,5 graus faz com o que o Sol incida de forma diferente ao longo do ano.


Temos 2 equinócios a cada ano - primavera e outono. Neste momento, os dois hemisférios da Terra estão recebendo os raios solares igualmente. No equador, o Sol fica no ponto mais alto do céu ao meio-dia - noite e dia têm aproximadamente a mesma duração em todo o globo.

O nome equinócio vem do latim - aequus (igual) e nox (noite).




Na natureza, podemos perceber a chegada da primavera no hemisfério sul ao notar o Sol ganhando mais altura no céu a cada dia. No hemisfério norte, a chegada do outono faz com que o Sol perca altura ao longo das próximas semanas. Pássaros e borboletas também estão migrando para o sul, junto com o caminho do Sol.

Entre Setembro e Dezembro, a constelação que ganha destaque nos céus de todo o globo é a constelação de Pegasus - essa é a constelação que marca a primavera do hemisfério sul e o outono do hemisfério norte.

Constelação de Pegasus- constelação da primavera no hemisferio sul
Constelação de Pegasus
Clique na imagem para ampliar
Créditos: Stellarium

Em breve, conforme vamos nos aproximando do fim do ano, a constelação de Orion começa a ganhar altura, nascendo a leste cada vez mais cedo, até que ela domine os céus a partir de dezembro, marcando o fim do ano e o início do verão para o hemisfério sul.


Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / divulgação
23/09/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

4 comentários:

  1. É importante notar que durante o equinócio de primavera o sol vai ganhando altura para quem está em latitudes maiores no hemisfério sul, quem está mais próximo à linha equatorial a situação é inversa, neste caso o sol estará mais para o meio do céu e conforme os dias do equinócio forem avançando o sol perderá altura até a chegada do solstício de verão onde a situação se reverterá.

    ResponderExcluir
  2. A figura tá errada. A Terra é plana.... ela PLANA do verbo planar, a
    30 000m/s. A Terra é uma pizza e minha esposa é a azeitona da pizza. É tão braba a véia que se azeda igual a azeitona. Outra comprovação é que eu estacionei em local para deficientes, disse para o guarda que a Terra é plana para convencê-lo de que eu era realmente deficiente. Tudo é achatado no universo sabiam? Tudo está a ponto de ficar chato! O cantor Nelson NED já dizia que a Terra era plana. Viva a planura da nossa péssima criatividade. Os ETs jamais desembarcarão aqui enquanto 7% da desumanidade acreditar que a Terra é plana. Alguém aí vai no simpósio terraplanista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha... Seja digital camarada, já pegou o seu kit de conversor e antena log?

      Excluir
    2. Seu Fora do Ar, há quanto tempo! Sabia que descobri o site só pir conta dos seus comentários? Logo que eu fui internado aqui no hospício, procurei no Google "como ficar fora do ar em novembro" e um dos resultados apontou pra um dos seus comentários bem-humorados awui no GdM.

      Bora marcar um almoço na Pizzaria Terra Plana (ou na Domo Terraplanagem, se preferir) pra celebrarmos sua volta tomarmando uma água radioativa? Até o Comandante Ashtar falou que vai (se tiver bebida, é claro).

      Excluir