Cometa interestelar é descoberto - diferente de 'Oumuamua, ele está chegando agora!

cometa interestelar borisov
Conheça o mais novo visitante interestelar - apresentamos o ilustre C/2019 Q4 Borisov


'Oumuamua não está sozinho. Outro visitante interestelar parece estar passando pelo Sistema Solar neste exato momento. Dessa vez, não há dúvidas sobre sua origem - é de fato um cometa!



O astrônomo amador ucraniano Gennady Borisov descobriu o corpo celeste, agora chamado C/2019 Q4 (Borisov), enquanto ele se aproximava da órbita de Marte em 30 de agosto de 2019. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA já traçou sua órbita.

Com base nas observações coletadas desde que Borisov descobriu esse visitante distante, percebe-se que ele está seguindo uma órbita hiperbólica com uma excentricidade maior que 3,5. Isso significa que o cometa não está preso ao Sol. Ele se move a uma velocidade de 30,7 km por segundo - muito rápido para que o Sol consiga o prender com sua gravidade. Veja como sua curva não é acentuada e como quase não percebemos mudança de trajetória durante sua máxima aproximação com o Sol:

Órbita do cometa interestelar Borisov
Órbita do cometa interestelar C/2019 Q4 (Borisov).
Créditos: JPL / SBDB

O cometa Borisov é um visitante interestelar que chegou ao nosso Sistema Solar Interior - algo nunca antes visto. Após essa máxima aproximação, ele segue rumo ao espaço profundo e provavelmente não voltará a visitar o Sistema Solar.

Órbita do cometa Borisov
Órbita do cometa interestelar C/2019 Q4 (Borisov).
Créditos: JPL / SBDB

No dia 7 de dezembro de 2019, o cometa Borisov fará sua máxima aproximação com o Sol (periélio), quando chegará a cerca de 2 UA de nossa estrela. [1 UA (Unidade Astronômica) equivale a distância média entre a Terra e o Sol, ou cerca de 150 milhões de km]

Três semanas depois, no fim de dezembro, chega a vez do cometa interestelar Borisov fazer sua máxima aproximação com a Terra, quando também chegará a cerca de 2 UA do nosso planeta.




No momento, o cometa Borisov está muito escuro, em torno de magnitude +18. Em dezembro, não se sabe o quão brilhante ele pode se tornar - talvez tenhamos uma surpresa.

Comet C - 2019 Q4 Borisov fotografado em 12 de setembro de 2019
Comet C/2019 Q4 (Borisov) fotografado em 12 de setembro de 2019.
Créditos: Gennady Borisov / divulgação

O primeiro objeto interestelar conhecido a visitar nosso sistema solar, 'Oumuamua, chamou atenção do mundo todo quando foi descoberto em 2017. As especulações sobre sua natureza variaram de uma espaçonave alienígena a um cometa. Os astrônomos ainda não têm certeza do que era. O cometa Borisov, por outro lado, parece ter uma atmosfera confusa (uma "coma") e talvez uma cauda atarracada - sinais de que realmente é um cometa.




Como o cometa Borisov ainda está entrando no Sistema Solar, os astrônomos terão muito tempo para estudá-lo nos próximos meses. É de fato um cometa interestelar? De que são feitos os cometas de outros Sistemas Solares? Respostas para estas e muitas outras perguntas devem surgir nas próximas semanas e meses...



Imagens: (capa-JPL) / JPL / SBDB / Gennady Borisov / divulgação
13/09/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário: