Tudo sobre a chuva de meteoros Draconidas 2019

chuva de meteoros draconidas
Estamos no pico da chuva de meteoros Draconidas 2019 - saiba como e quando observá-la


Se o tempo permitir, poderemos ver alguns meteoros riscando os céus na noite de 08 de outubro, quando acontece o pico da chuva de meteoros Draconidas 2019.


A chuva de meteoros Draconidas (também conhecida como Draconídeas) acontece todos os anos, sempre na mesma época, quando a Terra passa pelo rastro de fragmentos deixado pelo cometa 21P/Giacobini-Zinner.

Em meados de 1900, esse cometa ejetou uma grande quantidade de seu material no espaço, e por coincidência, nosso planeta sempre passa por essa esteira de detritos todos os anos, sempre na mesma data.

Cometa 21P/Giacobini-Zinner
Cometa 21P/Giacobini-Zinner registrado em Tenerife, na Espanha.
Créditos: José J. Chambó / Miquel Serra-Ricart / TAD / Instituto de Astrofísica de Canarias

O cometa Giacobini-Zinner completa uma volta ao redor do Sol a cada 6.6 anos, e para esse pico que acontece nesse ano, é esperado um "outburst" - aumento na quantidade de meteoros observados. A Lua, na fase crescente naõ deve atrapalhar nossa observação de forma significativa.



Como observar a chuva de meteoros Draconidas?

Como seu próprio nome diz, a chuva de meteoros Draconidas surge a partir da constelação de Draco (Dragão), na região das estrelas Deneb, Altair e Vega. Isso não significa que os meteoros da chuva Draconidas irão ocorrer apenas nessa região, mas sim que se traçarmos uma linha reta no sentido inverso a trajetória de cada meteoro, todos irão apontar para essa mesma região do céu.

Radiante da chuva de meteoros draconidas
Na imagem vemos o radiante (região do céu onde os meteoros parecem se originar) da chuva de meteoros Draconidas.
Quanto mais ao norte do Brasil estiver o observador, melhor será sua visão.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

No hemisfério norte, a chuva Draconidas é melhor observada, já que o radiante (local onde os meteoros parecem se originar) encontra-se na região norte do céu. No hemisfério sul, sua visualização é mais precária, mas pode surpreender aqueles que habitam regiões próximas do equador, como parte do norte e nordeste do Brasil.

Vale a pena observar essa chuva entre os dias 7 e 9 de outubro, já que muitas vezes o pico pode se atrasar ou se estender por horas além do esperado.




A maioria das chuvas de meteoros são melhor observadas após a meia-noite, porém, no caso da Draconidas essa regra não se aplica. Por conta do posicionamento da constelação radiante (Dragão), o melhor horário para observá-la é logo no início da noite, assim que o Sol se pôr.


Quantos meteoros poderemos observar?

A taxa de meteoros da chuva Draconidas é incerta, pois ela varia bastante todos os anos. Ela já foi responsável por grandes espetáculos, como aqueles observados em 1933, 1946 e 1998, quando milhares de "estrelas cadentes" riscaram os céus a cada hora. Em 2011, cerca de 600 meteoros riscaram o céu a cada hora durante o pico da chuva Draconidas no hemisfério norte.

Já na maioria das vezes, a chuva de meteoros Draconidas não costuma surpreender pela quantidade de meteoros, que chega a cerca de 10 meteoros por hora em condições favoráveis, porém, nunca se sabe com certeza quando será o próximo outburst.

Os meteoros da chuva Draconidas costumam ser bem mais lentos do que o comum, o que muitas vezes faz com que eles percorram todo o firmamento, de norte a sul, de forma lenta. Um espetáculo!




E estamos chegando na temporada de chuvas de meteoros de fim de ano! Dentro de alguns dias, outras chuvas de meteoros muito maiores (Orionidas, Leonidas, etc...) irão ocorrer, e claro, estaremos aqui fazendo a cobertura completa e transmissões ao vivo desses belíssimos eventos astronômicos. Fiquem ligados - se inscrevam em nosso canal e ativem o sininho pra não perder nenhum evento astronômico.



Imagens: (capa-Vitoos Blox/divulgação) / José J. Chambó / Miquel Serra-Ricart / TAD / Instituto de Astrofísica de Canarias / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
07/10/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

46 comentários:

  1. ÚNICO E ÚLTIMO AVISO!

    Se citarem mais uma vez indevidamente meu genialíssimo pai, como fizeram na matéria que diz que nosso PLANETA-H não TERRA, está sendo bombardeada: volto a comentar aqui, e não saio mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consegui encontrar o blog / site de seu pai. Onde posso voltar a ler os textos que ele publicava aqui? Favor postar o link. Obrigado

      Excluir
    2. Tenta a sorte. Quanto tempo você aguentará antes de "pedir água" de novo?

      Excluir
  2. Como tu estás pedindo, o blog continua o mesmo, DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS.

    Tio RICHARD não permite que postemos endereços de páginas aqui.

    Outros de outro conceituado site científico, que criticaram meu pai quando ele DESCOBRIU, AFIRMOU e PROVOU em sua 5° DESCOBERTA CIENTÍFICA AVANÇADA, improcedências em E=MC² e disse que existiam VELOCIDADES, que faziam com que a VELOCIDADE DA LUZ virasse PASSINHO DE TARTARUGA:

    Agora não sabem onde enfiar a cara, pois cientistas da NASA, descobriram e registram VELOCIDADES, CINCO VEZES MAIOR: que a lentíssima VELOCIDADE DA LUZ.

    Como meu pai dizia também, por falta de construções de residências adequadas inclusive com DESENHO DEMONSTRATIVO no site, todos nas BAHAMAS, estão morando em BARRACAS DE LONA, totalmente vulneráveis a qualquer outro tipo de FURACÃO, mesmo que não tão incomum: quanto foi o DORIAN.

    É lamentável e triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem quiser conferir o dito acima sobre confirmação da NASA, é só buscar na WEB, conforme a seguinte manchete:

      Cientista da NASA questiona teoria de Einstein após 'violação' das leis da física no espaço

      Excluir
    2. Seu pai por exemplo não descobriu que o filho dele tentaria se passar por um grande gênio da humanidade nesse site novamente, mesmo sem entender nada de física, química, astronomia, matemática, meteorologia e biologia ele ficaria vulnerável a zombaria nesse site, contudo o pedantismo falou mais alto e assim mesmo foi adiante com sua obsessão.

      Excluir
    3. Fiquei curioso e fui verificar, saiu no site Sputnik, parece que nosso JB só leu o título da matéria, volte lá caro JB e leia a matéria completa, que por sinal é bem curtinha e fácil de entender.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Melhor atitude tomada nesta semana que demonstra ainda algum bom senso.

      Excluir
  4. Sr. Astro Intruso: Me ofendendo, sem que eu o tenha ofendido? Agora é que não saio mesmo, mais daqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica a vontade para comentar, porém vamos ver quanto tempo você aguenta postando sua loucura.

      Excluir
    2. Seu Bé Zonifácio! Há quanto tempo! O doutor não tinha te colocado numa camisa de força? O Sr conseguiu sair?
      O Comandante Ashtar pediu pra perguntar se o Sr ainda vende arlúvios, ele disse que quer dois quilos.

      Excluir
  5. Que diabos é um arlúvio? Isso voa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brevemente tu saberás o que chamarão de erradamente de VENTOLÚVIO ou ARLÚVIO. Os habitantes do 4° ELEMENTO do MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que tu assim como os antigos legionários romanos chamas, primitivamente e erradamente de MARTE, DEUS DA GUERRA: já estão passando por ele.

      Na matéria anterior a esta, foi apresentado SONS GRAVADOS pela NASA, por lá.

      Excluir
    2. Então o Sr ainda tem arlúvio aí? Quanto tá o quilo? 15 reais?! Mas seu Bé Zonifácio, o Sr não acha que tá um pouco caro não? Até porque tem muito rebanho de arlúvio por aí, como a oferta é grande o preço tende a cair, não é? Ah sim, é promoção, comprando 2 arlúvios você leva 3! Bom, se for assim, pode ser, o Comandante Ashtar falou que vai comprar sim! Embrulha dois arlúvios pra viagem aí!

      Excluir
  6. Seu José Bonifácio, como Marte pode estar sendo inundado por um dilúvio de vento se a atmosfera de lá é quase um vácuo se comparada com a da Terra? Estar na superfície de marte é equivalente a estar na atmosfera da Terra a 30 KM de altitude, para você ter uma comparação nem jato comercial voa nessa altitude. Em uma missão tripulada em Marte não vai dar nem para pular de para-quedas sem se esborrachar no chão. Drone de exploração por la deverá ter tamanho limitado, ter as hélices maiores e girá-las bem mais rápido para sustentar voo, tudo porque a atmosfera desse planeta é porcaria que não vai dar nem para respirar.
    Essa "ciência" sua está furada.

    ResponderExcluir
  7. Sr. Astro Intruso; Sendo assim então, quem impulsionou a TEMPESTADE DE POEIRA GLOBAL, ocorrida a pouco tempo no ainda 4° ELEMENTO do MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que o Sr. assim como os antigos legionários romanos, chama primitivamente e erradamente, de MARTE DEUS DA GUERRA?

    A que sepultou de vez, a SONDA OPPORTUNITY DA NASA?

    Até mesmo tempestades incomuns ocorridas em nosso PLANETA, como a denominada de DORIAN que devastou as BAHAMAS, não foi impulsionada por FORTÍSSIMOS VENTOS?

    O Sr. está desmentindo também o pessoal da NASA, que apresentou ÁUDIO, e diz que trata-se de barulhos de VENTOS no 4° ELEMENTO, para o Sr. MARTE?

    Pelo menos no outro também conceituado site científico, disseram isso.

    Meu pai diz que a PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR CORPÓREA dos habitantes do ainda 4° ELEMENTO, diferentemente do nosso 3° que é ÁGUA, é AR.

    E que a do 2° ELEMENTO, é a mesma que possuíamos antes da 2° GRANDE VIRADA DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR, que denominaram erradamente de DILÚVIO.

    Quem estaria certo, o Sr. ou meu pai?



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que outro "conceituado site científico"? O Sputnik Brasil? Kkkkkkkkkk
      O maluco acha que o Sputnik Brasil é site científico! Cara, o Sputnik Brasil é um site de notícias, e bem sensacionalista. Sites científicos são apenas aqueles que divulgam pesquisas originais e inéditas na íntegra, artigos escritos pelos próprios autores da pesquisa.

      Excluir
    2. Seu José Bonifácio Junior, nada a ver.
      As tempestades de areia em Marte nem se comparam com a destruição causada por furacões na Terra. Marte é um planeta com gravidade menor, é um deserto global, por lá as tempestades de areia são finas e duram meses, cobrem o céu de poeira bloqueando completamente a luz solar e abaixando a temperatura do planeta, o perigo por lá é esse. O robô Opportunity ficou 15 anos funcionando, foi projetado para uma missão de apenas alguns meses, parou porque ele utilizava energia solar para funcionar, como o sol foi bloqueado por vários meses a carga da bateria zerou, como os painéis ficaram cobertos pela poeira não tinha mais energia para fazer o equipamento voltar a funcionar, por causa disso foi o fim da missão.

      Excluir
    3. Sr. Astro Intruso, e quem impulsiona as TEMPESTADES DE AREIA no 4° ELEMENTO, para o Sr. MARTE?

      Desconheço qualquer TEMPESTADE, que impulsionada por FORTES VENTOS, não seja.

      Não se faça de burro, que burro o Sr. não é.

      SEGUNDO MEU PAI:

      PREDOMINÂNCIAS CORPÓREAS DOS HABITANTES DO:

      2° ELEMENTO que o Sr. chama de VÊNUS: 70% TERRA=BARRO.
      3° ELEMENTO que o Sr. chama de TERRA: 70% ÁGUA.
      4° ELEMENTO que o Sr. chama de MARTE: 79% AR, por isso não são vistos, fotografados e filmados, pelas SONDAS da NASA, e também são imunes: a DESCOMUNAL RADIAÇÃO.

      Já os OGROS GIGANTES que habitam o 2° ELEMENTO para o Sr. VÊNUS, com a mesma CONSTITUIÇÃO ELEMENTAR CORPÓREA que possuíamos antes da 2° GRANDE VIRADA DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR, denominada primitivamente e erradamente de DILÚVIO, TERRA=BARRO: podem sim, vê-los, fotografá-los e filmá-los.

      Agora são muito e muito mais mesmo, MALÉFICOS que nós. Verdadeiros satanases, que habitam um PLANETA enganosamente BRILHANTE, denominado pelos romanos como DEUSA DO AMOR e DEUSA DA BELEZA, mas que na verdade por ser extremamente QUENTE: é um verdadeiro INFERNO.

      Você vaidosamente, jamais admitirão que meu pai não seja burro, e que também sabe das coisas.

      Mas o que importa, é que mesmo tendo apenas 23 anos, fazendo faculdade na área de saúde, aprendo muito com meu velho pai sobre outras CIÊNCIAS: e sou discípulo dele.

      Excluir
    4. Não seu José Bonifácio, não são fortes ventos que geram as tempestades de areia. Quando a primavera chega em Marte, a radiação solar aquece um pouco mais a atmosfera, esse aquecimento faz duas coisa peculiares, a primeira é que as diferenças de temperatura na atmosfera levantam a poeira fina e leve presente no solo, a segunda é que o gelo seco presente no solo e principalmente nos polos evapora rapidamente deixando a atmosfera um pouco mais densa e também levantando poeira rapidamente. Nestes dois casos ocorrem os ventos, porém eles nem se comparam aos fortes ventos dos furacões presentes na Terra.
      Agora sobre o ogros, duendes e fadas alienígenas, isso é tudo coisa da sua cabeça.

      Excluir
  8. Antes de responder, considere que as SONDAS da NASA, até hoje não foram capazes de VER, FOTOGRAFAR, ou FILMAR nenhum habitante do 4° ELEMENTO, para o Sr. MARTE.

    Meu pai pergunta sempre:

    Alguém já viu, fotografou ou filmou o VENTO = AR, ou a apenas a AÇÃO do mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ar pode ser fotografado sim senhor, é só olhar as fotografias da Terra vista do espaço, dá para ver a camada de o ar que recebe o nome de atmosfera, inclusive em algumas das fotografias dá para ver até a separação entre as camadas da atmosfera. Mais um exemplo, quando você abrir um tanque cheio de ar pressurizado, como um compressor de borracharia, dá para ver o jato de ar saindo sob pressão, vai dizer agora que você nunca viu isso?
      Já não posso dizer o mesmo dos habitantes feitos de vento que só existem na sua imaginação.

      Excluir
    2. Sr. Astro Intruso; fora do cilindro de oxigênio, o Sr. me venderia um Kg?

      Outra pergunta:

      Do cruzamento de APOPHIS com o nosso PLANETA, poderia nascer alguns estabilizadores, que o senhor chamam de LUA?

      Diferentemente do meu pai, sou bem humorado.

      Excluir
    3. Quem está vendendo vento ensacado é a ex-presidenta, ela teve essa genialíssima ideia, por que você não pergunta para ela quanto custa?

      Excluir
  9. Sr, Anônimo; Até mesmo experimentos no CERN, já detectaram e comprovaram a existência de VELOCIDADES, maiores do que a da LUZ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quais experimentos? Qual o título do artigo descrevendo isso? Quais foram os pesquisadores? Onde foi publicado? No....Sputnik Brasil? Kkkkkkkk

      Excluir
    2. Busca na WEB, que o Sr. Encontra.

      O Sr. não é uma pessoa burra, e sabe que no MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO que o senhor chama de UNIVERSO, existem energias variadas, e todas com VELOCIDADES diferentes.

      Excluir
    3. Se o senhor se informasse minimamente saberia que os feixes de átomos nos experimentos do CERN sequer chegam à velocidade da luz, atingem no máximo 99,9% de c. Como uma velocidade supraluminal poderia ter sido detectada?
      Já que o senhor não sabe informar a fonte (um "cientista" que não sabe citar referências; imagina se tivesse que ser na ABNT???), muito provavelmente o senhor tirou isso da sua cabeça ou de algum site sensacionalista dos que o senhor adora.

      Excluir
  10. Sr. Astro Intruso; o senhor, continua desmentido a NASA? E o áudio? E os VENTOS DO DEAT, que o Sr. assim como os antigos faraós, chama de SOL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa de ser paranoico. A atmosfera marciana é bem diferente disso que você está pensando, se está tão difícil assim de entender digita na pesquisa do Google "atmosfera marciana", procura também por "tempestade de poeira marciana", siga os links lá lendo os artigos que tratam disso. Depois você me fala que está discordando da NASA.

      Excluir
    2. Precisa não Sr. Astro Intruso, como o Sr. é fera, conhece atmosfera.

      Com tanta poeira assim no 4° ELEMENTO do MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que o Sr. chama de MARTE, deve da um trabalho danado pra marcianas, tirar pó dos móveis.

      Seria melhor que Elon Musk, montasse por lá, uma fábrica de lustra móveis.

      Mamãe disse: "Longe de morar, num lugar como esse!"

      Excluir
    3. É desse jeito: quando confrontam o senhor com dados o senhor foge, José Bonifácio. Prefere ignorar em vez de admitir que está equivocado.
      É isso que em Psicologia se chama de "defesa do ego".

      Excluir
  11. Tio Anônimo, relaxe, APOPHIS, vai demorar um pouquinho para chegar.

    Como o tio Astro Intruso, é da época dos faraós, Ele pode chamar, o DEAT de SOL.

    O Sr. também é, da época da TV Tupy?

    Falar nisso, o Sr. leu o discurso do ganhador do PRÊMIO NOBEL DE FÍSICA deste ano?

    Ele só não citou o nome do meu pai, mas confirmou o que meu pai vem dizendo há muito espaço-tempo-i no DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS, e também já disse aqui:

    "Que apenas por si mesmo, o homem jamais habitará: outros PLANETAS".

    ResponderExcluir
  12. José Bonifácio está certíssimo. Eu sinceramente não entendo por que vocês tentam contrariá-lo. Seu pai, pastor Josué Santo, passou toda sua vida em pesquisas e expeimentos científicos que comprovassem suas teorias. E ele as provou! São irrefutáveis as comprovações a respeito do Planeta-H, além de outras curiosidades surpreendentes, como o fato de a Lua não ser mais um satélite. O que nós vemos no céu não passa de um holograma. A verdadeira Lua foi destruída por Picolo! Passem no site de Bonifácio e vocês saberão toda a verdade. Seu pai, Josué Santo mostrou a Luz, enquanto José Bonifácio, o caminho até ela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não senhor Cristiano, a Lua que o senhor Piccolo destruiu foi a da Terra do universo 7, ele fez isso para evitar que os sayajins com cauda se transformassem no Oozaru novamente, como o Gohan. Infelizmente vivemos na Terra no universo 6, é aquela que sempre teve a lua e o onde os sayajins nunca chegaram, essa ainda será destruída pela guerra nuclear antes do fim dos tempos e pelas profecias de Nostradamus, porém ainda será reconstruída pelo super Shen Long como presente para o deus da destruição deste mesmo universo, o Champa poder vir encher a pança e não invadir mais a Terra do universo 7.

      Excluir
  13. Cristiano; Meu pai chama-se José Bonifácio, e nunca foi pastor, apesar de muitos tê-lo convidado, para fundar denominações.

    Apesar de ter um grande conhecimento da TORAH e TANAKH, ser também estudante da KABBALAH, meu pai gosta mesmo: é de CIÊNCIAS AVANÇADAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu pai e você deveriam gostar mesmo é de ciências naturais e de ciências exatas, só assim seriam mais levados a sério.

      Excluir
  14. Senhor Astro Intruso, se tu esteveres mesmo correto, será a primeira descoberta científica derrubada do sr. Pastor Josué Santo (pai de Bonifácio). Vou averiguar. Sou fã dos cara, meu. Espero que o senhor só esteja brincando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tio Astro Intruso, irá salvar toda humanidade da Intromissão de APOPHIS, que como um macho suicida de viúva-negra, quer um atracamento, com o nosso 3° ELEMENTO.

      Tenho só 23 anos, e não sei o que fazer.

      Quem irá nos defender? A NASA diz que nada pode fazer, tio Zé Hospício, só quer saber de cachaça de alambique, já tem muita gente: já dando chilique...

      A pergunta é:

      Quem irá nos defender?

      Excluir
    2. Não conte comigo para isso.
      Esse tal de terceiro elemento, o Apophis, ele fica ameaçando a Terra, vocês já denunciaram esse meliante para a polícia?

      Excluir
  15. Respostas
    1. Tirando esse coraçãozinho, de nada.

      Nada contra quem goste do mesmo sexo, mas sou espada.

      Excluir