Planetas Excêntricos Gigantes Podem Ter Companheiros Habitáveis e Paisagens Incríveis

planetas habitaveis
Planetas Gigantescos não necessariamente excluem a possibilidade de vida em torno de suas estrelas


Alguns mundos alienígenas parecidos com a Terra podem periodicamente proporcionar um espetáculo astronômico diferente de tudo o que vemos aqui em nosso planeta.


Isso acontece devido a grande aproximação que alguns planetas gigantes fazem de suas estrelas, contrariando o que a ciência conhecia anteriormente.

Antes acreditava-se que estrelas que tinham planetas com órbitas muito excêntricas (alongadas) nunca poderiam ser estáveis, resultando na destruição desses planetas ao longo do tempo. Mas agora o professor Stephen Kane, da Universidade da Califórnia afirmou que as coisas podem ser bem diferentes...




Um exemplo disso é a estrela 'HR 5183', que é muito parecida com o nosso Sol, localizada a 103 anos-luz da Terra, onde possui um planeta que a orbita com pelo menos três vezes a massa de Júpiter, em uma órbita de 75 anos (uma órbita excêntrica). Esse objeto representava uma ameaça para qualquer planeta habitável que, por ventura, orbitasse a mesma estrela.

HR 5183 b orbit
Órbita do planeta HR 5183 b se comparada a órbita dos planetas gasosos do nosso Sistema Solar.
Créditos: W. M. Keck Observatory / Adam Makarenko / UC Riverside

Mas o professor Kane decidiu testar se a estrela HR 5183 poderia sustentar mundos semelhantes à Terra, fazendo simulações em vários locais do sistema.

Embora as simulações tenham mostrado que muitas órbitas realmente seriam insustentáveis, para surpresa de muita gente, em certas partes do sistema planetário, o efeito gravitacional de um planeta gigante é surpreendentemente pequeno, sendo suficiente para permitir que um planeta parecido com a Terra permanecesse em uma órbita estável", disse Kane em um comunicado.




Kane e a coautora do estudo Sarah Blunt, do Instituto de Tecnologia da California, relatam no The Astronomical Journal o local onde um planeta poderia manter uma órbita estável. Essa região ficaria na "zona habitável", onde água líquida e potencialmente vida poderiam existir.

É importante salientar que não sabemos se a estrela HR 5183 realmente possui um planeta semelhante à Terra. Mas se possuir, agora sabemos que ele poderia sustentar vida mesmo tendo um gigante com órbita excêntrica "bagunçando" toda a vizinhança.


Claro que novas pesquisas ainda devem confirmar os cálculos do Dr. Kane, mas se sua descoberta estiver correta, muitas estrelas que antes não eram consideradas passíveis de comportar planetas em órbitas estáveis, agora voltam para a lista de potenciais hospedeiras.

Isso abriria uma enorme janela de oportunidades para encontrar planetas que podem sustentar vida.




Além disso, os possíveis habitantes de planetas semelhantes a Terra que estivessem orbitando essa estrela seriam presenteados com um espetáculo grandioso a cada 75 anos (o mesmo tempo da órbita do cometa Halley): "Quando o planeta gigante fizesse a máxima aproximação com sua estrela, ele se tornaria 15 vezes mais brilhante que o planeta Vênus", Disse Kane.

Planeta HR 5183 b 15x mais brilhante do que Venus
Ilustração artística mostra que o planeta HR 5183 b seria 15x mais brilhante do que Vênus para observadores
de um hipotético planeta como a Terra na zona habitável em torno da estrela HR 5183.
Créditos: Teo Mocnik / UCR

Já quando o planeta se distanciasse ao máximo, ele mal seria visto mesmo em um céu muito escuro.

Também é interessante notar que o possível planeta HR 5183 b nem seria o gigante gasoso com a órbita mais excêntrica. Esse título pertence a um objeto que é quase um cometa, chamado HD 20782b.



Imagens: (capa-Teo Mocnik/UCR) / W. M. Keck Observatory / Adam Makarenko / UC Riverside / Teo Mocnik / UCR
08/11/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

23 comentários:

  1. Assim como o micro-corpo-energético-atômico-humano-elementar, formado é por 7 octilhões de átomos:

    O MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO não interligado por primitivos sistemas de fios e sim através de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS ENERGIZADORES EMITIDOS, e que chamam erradamente de UNIVERSO MATERIAL:

    Formado é por 7 Octilhões de MACROS MODELOS ENERGÉTICOS ATÔMICOS TERMONUCLEARES, que assim como os antigos faraós gostavam de chamar, os das ciências-ainda-a-avançar também chamam primitivamente e erradamente: de SISTEMA SOLAR.

    E muitos deles assim como o nosso, habitados são.

    Se tu nada entendes sobre CIÊNCIAS AVANÇADAS, melhor não responder meu comentário, porque também nada entendo, sobre ciências-ainda-a-avançar.

    Não tendo assim: como haver debate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os antigos faraós sabiam o que era o sistema solar? Essa é novidade. Achei que só o Mumm-Rá soubesse disso.

      Excluir
    2. Não pode haver debate ou você não quer debate? Se você fosse mesmo cientista, saberia que muito do conhecimento humano se constrói com debate, exposição e troca de ideias e submissão ao crivo da crítica.
      Além disso, ao se declarar o único "cientista avançado" do mundo, você acaba por reconhecer que essa birutice toda só existe na sua cabeça.

      Excluir
  2. Como posso debater
    Se de CIÊNCIAS AVANÇADAS
    Sou doutor e professor
    E vocês não sabem nada?

    ResponderExcluir
  3. Gente, vocês que gostam de ASTRONOMIA, não podem deixar de ver filmagem feita pela NASA no 5° ELEMENTO do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que chamam erradamente de JÚPITER, conforme matéria publicada num outro site tão conceituado quanto o GALERIA DO METEORITO, mediante título:

    VÍDEO mostra vista espantosa de tempestade ciclônica em Júpiter captada por sonda da NASA

    Dei meus parabéns para a NASA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse "site tão conceituado" seria o Sputnik Brasil, site de notícias (bastante sensacionalista, aliás) que você considera "site científico"? Engraçado que uma vez te perguntei o porque não escrevia pra Science ou pra Nature relatando suas incríveis "descobertas" de renomeações arbitrárias e você respondeu que não o faria por que essas revistas só publicam "coisas de achistas".
      Sua visão da divulgação científica é um tanto distorcida...

      Site de notícias sensacionalista = site científico
      Revistas conceituadas com rígida revisão por pares = achistas.

      Por essas e outras dá pra ver que sua pretensa "ciência avançada" é furada.

      Excluir
  4. Tu não tens como dizer que CIÊNCIAS AVANÇADAS é furada, se apenas eu entendo das mesmas, e tu não sabes nada.

    Portanto: conversa encerrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se apenas você entende de "ciências avançadas", isso significa que essa lorota só existe na sua cabeça.
      Portanto, conversa encerrada; vá procurar um psiquiatra.

      Excluir
    2. Estou estudando esse cara e ele sofre de psicose severa, pedi para os homens do jaleco branco levarem esse aloprado para o manicômio mais próximo aqui de Viena. Ele vai passar por testes mais profundos ali dentro e pode sofrer com tratamento de choque!

      Excluir
  5. Não seriam vocês Marias vão com as outras?

    Eu não vou por ninguém, seria por isso que me chamo José?

    Nada contra a quem goste do mesmo sexo, mas eu gosto é de mulher.

    Um bocado de macho, eu acho, loucos desesperados, para comentarem o que eu comento.

    Isso já tá ficando feio.

    Nada sobre a matéria?

    Só eu comentei, e dei uma aula sobre CIÊNCIAS AVANÇADAS, gratuitamente a vocês analfabetos sobre as mesmas?

    Eu já tenho sessenta, e sei que dentre alguns de vocês, tem também uns nessa idade, ou até mais velhos.

    Sendo assim, somos titanossauros-humanos, e se nos restarem: no máximo 10 anos.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1°- Como de costume, desviando do assunto por não conseguir responder ao questionamento sobre sua suposta "enorme sapiência". Melhor desviar o foco do que arriscar ferir seu ego inflado, não? Seria isso narcisismo, dr Freud?

      2° - Onde você comentou sobre a matéria? Releia a matéria e depois releia o que você mesmo escreveu e verá que não tem absolutamente nada a ver com a matéria, apenas aquele monte de groselha que você copia e cola durante meses aqui nos comentários.

      Excluir
  6. Então comentem as abobrinhas de vocês. Quero avaliar a capacidade de cada um, mesmo não sendo especialista em primitivas ciências-ainda-a-avançar, e sim: em CIÊNCIAS AVANÇADAS.

    Vamos lá meus fãs.

    Imagine se me vissem cantando e tocando, minhas composições...

    Eu disse composições, e não decomposições...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que lixo. O cara está vendo que ninguém aqui gosta dele, e acha que está abafando! Topa que eu lhe faça algumas perguntas simples sobre os seus temas? Mas dessa vez sem joguinhos, quero respostas diretas. Duvido que aceite, pois sabe que não é páreo para mim... Mas vamos ver se é homem de verdade ou não.

      Ass. L.

      Excluir
  7. "Topa que eu lhe faça algumas perguntas simples sobre os seus temas"?

    Tu só conheces ciências-atrasadas-ainda-a-avançar, da época dos antigos gregos, romanos, egípcios...

    Tanto é, que tu chamas o 2° ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, de VÊNUS A DEUSA DO AMOR E DA BELEZA: o 4° ELEMENTO ORBITAL, de MARTE DEUS DA GUERRA: o DEAT de SOL: Velharias de mais de 2.000 anos-i.

    É por isso que todos que habitam esse ainda subdesenvolvido PLANETA, vivem ridiculamente em média apenas 70 anos, 3 vezes menos que uma TARTARUGA com cara de lesada, quando já deveriam estar vivendo no mínimo, 700.

    É por isso que ficam inventado estorinhas, dizendo que pisaram no ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO que ESTABILIZA A ROTAÇÃO E CICLOS DAS MARÉS DO NOSSO PLANETA, que lunaticamente, chamam de LUA!

    Teve um que inteligentemente em comentário meu sobre AQUECIMENTO GLOBAL, disse:

    Nunca vi termos tão modernos e apropriados, que explicam de forma totalmente lógica, até mesmo o AQUECIMENTO GLOBAL.

    Agora tu Anônimo L, que desconheces até mesmo o PLANETA-H que vives, tanto é que chamas de forma totalmente errada, como antigos religiosos confundindo-o com uma das UNIDADES ELEMENTARES que é TERRA, que nunca foi PLANETA, queres debater comigo?

    Impossível!



    ResponderExcluir
  8. Ou Lunática, já que tu dizes que sou BURRO, ANALFABETO, e que tu, é que sabes tudo: vê se no próximo comentário, tu me ignoras, ao invés de ficar como uma velha coroca, implicando.

    Já tenho esposa, que além de ser inteligentíssima: é também lindíssima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fiquei bem claro que não te chamei de burro em momento algum, apenas afirmei que o senhor NÃO é professor nem doutor. Também não perguntei sobre sua esposa, deixe-a fora do assunto. Apenas esfreguei na sua cara que você corre das minhas perguntas, igualzinho quando um político, quando sabe que mentiu e não quer admitir, pois sabe que eu, mesmo versado nas ciências atrasadas, consigo desqualificar qualquer uma das suas teoria inventadas, usando lógica simples, e mostrando para todos que você não tem idéia do que está falando (no caso aqui, escrevendo).

      Ass. L.

      Excluir
    2. Só pra te agradar:

      Sou BURRO, sou ANALFABETO, não sou DOUTOR, não sou PROFESSOR, sou um INSIGNIFICANTE, sou CACHORRO MORTO: que ninguém precisa chutar.

      Se no próximo comentário que eu postar aqui, e tu ao invés de comentar a matéria publicada pelo GM, comentar o que eu comentar:

      Ficará claro para todos, que sou o contrário de tudo isso, e tu é que és.

      Excluir
    3. Sabe que meus argumentos são contundentes, e está correndo por causa disso. Sabe que ninguém aqui gosta dos seu comentários, pois eles nada tem a ver com as matérias. Sabe que o que você faz aqui, de usar a sessão de comentários para promover as suas teorias ridículas, é falta de educação e de respeito com a comunidade. Se não quer suas opiniões sendo questionadas por ninguém, guarde-as para si. Se quer opinar sem que eu responda, continue fazendo isso no SEU blog, pois lá você posta o que você bem quiser, e como já foi visto, lá você pode censurar o comentário que quiser. Aqui temos notícias sobre o que você chama de "ciências atrasadas", e você como se acha tão inteligente, cientista e tudo mais, não precisaria estar visitando essa página, pois "já sabe" de tu isso. O que estamos pedindo chama-se respeito. Se você sabe que as suas teorias malucas não são bem-vindas aqui, por que ainda as posta? Só para irritar o pessoal? Se faz por causa disso, está provando para todos que não é uma boa pessoa. Se AINDA não percebeu, tu és muito lerdo. Por isso repito: respeitamos que pense como quiser, você é livre, mas se não quer suas ideias sendo questionadas, guarde-as para si, e se não quer eu pegando no seu pé aqui, comente usando a linguagem das "ciências atrasadas" que você tanto desdenha, e sobre o assunto da matéria. Isso é o mínimo da educação. E por último deixo claro: toda ideia exposta está sujeita a questionamentos, sem exceção. Se você quiser promover as suas teorias sem ser questionado, atenha-se ao seu blog, e se achar que alguma matéria corrobora para suas teorias, cite-a da maneira indicada pela fonte da matéria. Lembre-se: não estou te atacando, estou te instruindo a não ser um usuário tóxico.

      Ass. L.

      Excluir
    4. Vou continuar postando, e para teu desespero, te ignorando.

      Excluir
    5. Isso prova que as suas intenções de postar aqui não são boas, prova que você não respeita o próximo, prova que quer apenas irritar uma comunidade que acredita em outras coisas, prova que você não passa de um usuário tóxico. Prova que que é uma pessoa com caráter tão pequeno e com uma necessidade de atenção tão grande, que inventa um punhado de baboseiras, a troco algumas migalhas de atenção, mesmo sendo que está sendo desagradável. Prova a mente fechada que você tem. E principalmente, prova que você é incapaz de defender as próprias ideias, sempre com argumentos rasos, sem fundamento, procurando relacionar coisas sem o menor sentido e dizendo ser provas. Parabéns! Você acaba de provar o grandíssimo babaca que se orgulha de ser.

      Ass. L.

      Excluir
    6. Essa foi uma das melhores até hoje:
      "É por isso que todos que habitam esse ainda subdesenvolvido PLANETA, vivem ridiculamente em média apenas 70 anos, 3 vezes menos que uma TARTARUGA com cara de lesada, quando já deveriam estar vivendo no mínimo, 700."

      Então, se eu parar de chamar o Sol de Sol, Vênus de Vênus, Marte de Marte vou viver 700 anos no mínimo? Que relação tem uma coisa com outra? Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Cara, seu caso é sério!

      Excluir