Tudo sobre o Trânsito de Mercúrio de 11 de novembro de 2019

transito de mercurio em 11 de novembro de 2019
Entenda o que irá acontecer e como observar de forma segura o planeta Mercúrio enquanto ele passa na frente do disco solar


Um dos maiores eventos astronômicos do ano está prestes a acontecer. O Trânsito de Mercúrio no dia 11 de novembro de 2019 será magnífico - momento em que o planeta mais interno do Sistema Solar passará exatamente na frente do Sol de acordo com o nosso ponto de vista. O fenômeno começa às 12:35 pelo horário internacional (9h35 pelo horário de Brasília) e terá duração de quase seis horas.


Todos os continentes, exceto a Austrália, poderão observar ao menos um pouco desse belíssimo evento astronômico. E temos uma excelente notícia: no Brasil, todo o trânsito de Mercúrio poderá ser visto, do início ao fim, em todo o país.

Mas aí vai um alerta: não olhe para o Sol sem proteção adequada. Mercúrio cobrirá apenas um pequeno ponto do disco solar, então o Sol praticamente não sofrerá nenhuma alteração em seu brilho, sobretudo se observado a olho nu.




Óculos próprios para observação de Eclipse Solar ou vidro de máscara de soldador nº14 serão suficientes para fazer uma observação segura, mas ainda assim, você verá Mercúrio como um pequeno ponto escuro na frente do disco solar, já que apenas 1 parte de 194 do diâmetro do disco solar será encoberta.


Jamais, em hipótese alguma, olhe para o Sol sem uma proteção adequada, pois isso pode causar cegueira temporária ou permanente.




Já com telescópio equipado com filtro H-Alpha, apropriado para observação solar, Mercúrio poderá ser visto com maestria enquanto percorre todo o disco do Sol. Veja um exemplo do Trânsito de Mercúrio ocorrido em 9 de maio de 2016:

Transito de Mercurio - Paul Andrew
Trânsito de Mercúrio de 9 de maio de 2016 registrado por Paul Andrew em Dover, Reino Unido.
Créditos: Paul Andrew / divulgação

Paul Andrew fez essa belíssima fotografia de seu observatório particular em Dover, no Reino Unido, mas com uma grande ampliação de seu telescópio. "A proeminência vista de fundo fez Mercúrio parecer que tinha a cauda de um cometa", disse ele.

Trânsitos de Mercúrio (quando o planeta passa na frente do disco solar) só acontecem 13 vezes a cada século! O próximo só acontecerá em 13 de novembro de 2032, então não perca esse raro evento!




Teremos transmissão ao vivo do Trânsito de Mercúrio em nosso canal no Youtube. Aproveite e se inscreva. Ative o sininho para receber as notificações e não perder esse ou qualquer outro evento astronômico.

Imagens: (capa-Paul Andrew) / Paul Andrew / divulgação
04/11/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

20 comentários:

  1. Quando o planeta Marte vai passar na frente do SOL novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé doidim primo de Bonifacio6 de novembro de 2019 às 15:04

      Marte disse que vai passar amanha, por volta das 25 horas e 65 minutos
      vai dar até para ver marcianos se bronzeando.

      Excluir
    2. Como é que é, Marte tá furando fila, passando na frente dos outros?! Que falta de educação!

      Excluir
    3. Quando você for orbitar lá bem mais longe, perto de Júpiter já serve.

      Excluir
    4. Agora aguentem o surtado do Bonifácio floodando os comentários com porcaria...

      Ass. L.

      Excluir
    5. Anônimo, é melhor ele ir postar isso lá na Desciclopédia.

      Excluir
    6. Não adianta responder o que vocês perguntam, porque nada que eu responda, será aceito por vocês como resposta.

      Não seria melhor cada um apenas comentar a matéria publicada, ao invés de zombar de quem comenta?

      Assim farei.

      Apenas comentarei algumas matérias aqui publicadas, e não responderei mais nada.

      Excluir
    7. Ótimo. Continue só observando e guarde seus conhecimentos só para você.

      Excluir
  2. Sem José Bonifácio
    Vocês não tão com nada
    Várias matérias por aqui
    E nenhuma comentada.

    Criticaram o múltiplo cientista
    Cometendo injusto engano
    Quando acertadamente afirmei
    Que o que chamam de UNIVERSO
    É Macro Formato do corpo-humano.

    Em matéria publicada em outro conceituado site científico, título "Equívoco cósmico? Novas evidências sugerem hipótese de 'Universo fechado":

    COMENTAMOS:

    Alguns analfabetos científicos que comentavam, e outros que ainda comentam aqui; me criticaram, quando eu há muito-espaço-tempo-i no DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS: DESCOBRI, AFIRMEI e PROVEI que o que chamam erradamente de UNIVERSO MATERIAL, na verdade MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO PI, tinha MACRO-FORMATO do micro-corpo-humano-feminino, e não por acaso nossa GALÁXIA: se chamava VIA-LÁCTEA.

    Eu já dizia também e quem quiser pode comprovar por lá, que como micros-cosmos-representantes-investidores-completos-por-livres-ações, habitávamos projetadamente, dentro desse MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO.

    Eu até zombo corretamente dizendo, que muitos que habitam esse MACRO CORPO PI, ao invés de se comportarem corretamente e sabiamente como anti-corpos benéficos a esse MACRO-CORPO, se comportam como vírus-maléficos, que adoecem totalmente, esse MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO.

    Quem achava e continua achando, que nada sei:

    Que continue achando, como vírus-maléficos se comportando, que brevemente: achará.

    E COMPLEMENTAMOS:

    Todos da FÍSICA E COSMOLOGIA-MODERNA, porém não AVANÇADA, que viviam afirmando absurdamente ter o UM-INVERSO-ENERGÉTICO-ATÔMICO-COMO-SERIA que chamavam erradamente de UNIVERSO-MATERIAL-INFINITO:

    “FORMATO DE UMA MESA”. Outro: “FORMATO DE UMA SELA DE CAVALO”. Outro: “FORMATO DE UM SACO COM TUDO DENTRO”. Absurdo total para algo, que julgavam ser INFINITO em dimensões...

    AGORA SAIBAM POR UM BRASILEIRO JAGUAR, SEM COMPLEXO ALGUM: DE ARARINHA E SABIÁ.

    O MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO = UM-INVERSO-ENERGÉTICO-ATÔMICO-COMO-SERIA, IMAGEM-ENERGÉTICA-ATÔMICA-INVERSAMENTE-E-QUANTICAMENTE-PROJETADA do UM-ÚNICO-REAL-ENERGÉTICO-PERFEITO-INFINITO-NÃO-ATÔMICO:

    SENDO O UM-ÚNICO-REAL-ENERGÉTICO-PERFEITO-INFINITO-NÃO-ATÔMICO TAMBÉM, JAMAIS INFINITO EM DIMENSÕES E INTELIGÊNCIA: INFINITO EM EXISTÊNCIA=VIDA, APENAS POR SER MANTIDO, POR QUEM O CRIOU:

    TEM INCONTESTAVELMENTE E INEQUIVOCAMENTE, FORMATO-DE-IMAGEM-ENERGÉTICA-ATÔMICA-INVERSAMENTE-E-QUANTICAMENTE-PROJETADA-DO-UM, SEMELHANTE A UM IMENSO-CORPO-HUMANO-FEMININO DIVIDIDO EM CINCO PARTES, CADA PARTE: SIMBOLIZANDO DUAS.

    JÁ O UM: TEM FORMATO-ENERGÉTICO-NÃO-ATÔMICO, SEMELHANTE A UM MACRO CORPO MASCULINO.

    Mais uma interpretação correta do GÊNESIS:

    Como um UM-ÚNICO-REAL-ENERGÉTICO-PERFEITO-INFINITO-NÃO-ATÔMICO, Que Tem A MACRO FORMA Energética Não Atômica Do Micro-Corpo-Masculino, Foi Criado Primeiro, Pelo HAJA-LUZ:

    Daí vem, o que chamam equivocadamente de ADÃO.

    Como Logo Em Seguida, Pelo Inversamente BIG-BANG, Sete Letras Também, E Duas Palavras Quânticas Inversas, Foi PROJETADA A IMAGEM-ENERGÉTICA-ATÔMICA-INVERSAMENTE-E-QUANTICAMENTE-DO-UM = UM-INVERSO-ENERGÉTICO-ATÔMICO-COMO-SERIA, que tem o mesmo MACRO FORMATO, do Micro-Corpo-Feminino:

    Daí vem, o que chamam equivocadamente de EVA.

    O MACRO CORPO REAL ENERGÉTICO PERFEITO INFINITO NÃO ATÔMICO que chamam equivocadamente de MUNDO ESPIRITUAL e foi criado primeiro, TEM MACRO FORMATO do micro-corpo-humano-masculino.

    Já o MACRO CORPO IMAGEM ENERGÉTICA ATÔMICA, que paralelo fica, e foi criado depois: TEM MACRO FORMATO do micro-corpo-humano-feminino.

    Não por acaso digo isso no site:

    A nossa GALÁXIA-VIA-LÁCTEA, compõe como pequena parte de um todo, que tem FORMATO-CÔNICO-ESPIRALADO-ENERGÉTICO-ATÔMICO-PROJETADO-AINDA-3D, assemelhando-se a um dos SEIOS: de nossas lindas mulheres.

    Logicamente se eu já dizia que o MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO que chamam erradamente de UNIVERSO MATERIAL, tinha MACRO FORMATO, do micro-corpo-humano-feminino:

    Eu já dizia também que o mesmo, era aparentemente fechado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você realmente acredita no que você fala? O que é que tem a ver o corpo feminino com o universo? E por que tem que ser o corpo feminino humano, e não de uma espécie de peixe? Ou uma ameba? E por que não o de qualquer outra espécie? E por que tem que ser o feminino, não pode ser o masculino? E por que não de qualquer outra espécie sem dimorfismo sexual? E por que tem que ser de um ser vivo? Como diria Carl Sagan: O universo não foi feito a medida do ser humano, mas tão pouco lhe é adverso: é-lhe indiferente.

      Ass. L.

      Excluir
    2. O que tem o MACRO-FORMATO do micro-corpo-masculino, é o MACRO CORPO ENERGÉTICO NÃO ATÔMICO, que chamam erradamente de MUNDO ESPIRITUAL, que paralelo fica ao MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO INVERSO, mas que não é visto e percebido pelos micros-atômicos-humanos, com todos os seus sentidos inversos: PERCEPÇÃO, VISÃO, TATO e outros.

      Quem os criou?

      A ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA a VIDA ETERNA, que independentemente de religiões ou crenças: todos buscam.

      Ateus e agnósticos tinham razão, quando diziam que não acreditavam num D'US ou DEUS que vem de ZEUS, apresentado por religiosos.

      Eu também nunca acreditei, até descobrir que só existe ENERGIA CRIADORA, e energias criadas.

      Por que O MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO PI tem o MACRO FORMATO do micro-corpo-humano, e não de uma AMEBA?

      Porque mesmo cometendo mais erros que acertos em decorrência da ambição e egoísmo, somos infinitamente muito mais inteligentes que as AMEBAS.

      Somos micros-cosmos-representantes-completos-investidores-por-livres-ações.

      A depender de nossas ações, podemos mudar tudo ao nosso redor, tanto para o mal: quanto para o BEM.

      Excluir
    3. Ninguém vai ler esses textões de coisas sem importância

      Excluir
  3. As portas do manicômio foram abertas, uma onda de loucura se espalha como um vírus mortal, preparem seus tarjas pretas porque a coisa está feia! O atrofiamento do sistema nervoso está causando essa onda de insanidade e outros comportamentos imorais, as ondas cerebrais estão desreguladas e temos um desequilíbrio no sistema bioquímico neuronal! Abram os olhos e sentem no meu divã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Dr. Freud, as coisas estão feias por aqui.

      Excluir
  4. O que tem o MACRO-FORMATO do micro-corpo-masculino, é o MACRO CORPO ENERGÉTICO NÃO ATÔMICO, que chamam erradamente de MUNDO ESPIRITUAL, que paralelo fica ao MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO INVERSO, mas que não é visto e percebido pelos micros-atômicos-humanos, com todos os seus sentidos inversos: PERCEPÇÃO, VISÃO, TATO e outros.

    Quem os criou?

    A ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA a VIDA ETERNA, que independentemente de religiões ou crenças: todos buscam.

    Ateus e agnósticos tinham razão, quando diziam que não acreditavam num D'US ou DEUS que vem de ZEUS, apresentado por religiosos.

    Eu também nunca acreditei, até descobrir que só existe ENERGIA CRIADORA, e energias criadas.

    Por que O MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO PI tem o MACRO FORMATO do micro-corpo-humano, e não de uma AMEBA?

    Porque mesmo cometendo mais erros que acertos em decorrência da ambição e egoísmo, somos infinitamente muito mais inteligentes que as AMEBAS.

    Somos micros-cosmos-representantes-completos-investidores-por-livres-ações.

    A depender de nossas ações, podemos mudar tudo ao nosso redor, tanto para o mal: quanto para o BEM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano do céu... Esse cara precisa de tratamento urgente.

      Excluir
  5. Não achamo loucura, em tudo que não conseguimos entender?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah cara! Eu consigo entender, é que tem coisas que não se encaixam e por isso acho engraçado. Seus textos alegram meus dias, há tardes que dou umas boas rizadas, sem seus comentários não tem graça ficar por aqui, lembro bem dos textos do seu pai no apolo13 que escrevia tudo como poemas.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Seus comentários não são de todos ruins, a gramática é aceitável e demonstram ter um nível de cultura. Não acho vocês desprovidos de inteligência, só acho que ambos têm uns parafusos para apertar mais.

      Excluir