Hackeamento de satélites É REAL - até a NASA já foi hackeada

hacker pode invadir satélite e tomar controle
Quais as consequências, e o que podemos esperar para o futuro com a crescente frota de satélites artificiais?


Hoje, a SpaceX é a empresa com a maior frota de satélites do globo - até o fim de janeiro de 2020, o projeto Starlink já conta com 242 satélites que orbitam nosso planeta. Se os planos da SpaceX derem certo, serão 42.000 satélites em torno da Terra, com o intuito de fornecer internet banda larga de alta velocidade para todo o globo. Além disso, outras empresas como a Amazon e OneWeb também têm seus próprios projetos de constelação de satélites para internet global.


E conforme a frota de satélites cresce em torno do nosso planeta, maiores são as chances de hackers invadirem seus sistemas, e com isso, afetar serviços essenciais como de rede elétrica, sistemas de abastecimento de água, transporte, dentre tantos outros.


Além disso, grande parte dos satélites possui propulsores que aceleram, freiam e mudam a nave de direção, o que poderia forçar colisões entre satélites ou até mesmo causar reentradas na atmosfera.


Mas como os hackers invadem satélites?

Para que um satélite chegue no espaço e comece a orbitar o nosso planeta, muitas empresas são envolvidas e centenas de pessoas participam de forma direta e indireta de etapas que vão, desde o projeto até o controle remoto em terra, o que facilita o acesso malicioso de um hacker.




Existem grupos de hackers espalhados em todo o globo, e uma das formas utilizadas para se hackear um satélite seria: aguardar sua passagem acima de sua cidade e com antenas especializadas em terra, enviar comandos maliciosos que poderiam apagar dados, corromper medições ou até mesmo executar manobras para mudança de direção ou alteração de altitude.


Até a NASA já foi 'hackeada'

Em 1998, um satélite Rosat X-Ray (uma colaboração entre os EUA e a Alemanha) foi hackeado. Os invasores apontaram seus painéis solares diretamente para o Sol, causando a queima das baterias e a inutilização do satélite. Imagine o valor do prejuízo!

Starlink satellite
Ilustração artística de satélites Starlink.
Créditos: SpaceX / divulgação

Em 1999, hackers pediram resgate à empresa SkyNet após o "sequestro" de um satélite. Em 2008, hackers (provavelmente chineses) tomaram controle de dois satélites da NASA por 2 e 9 minutos. E não parou por aí...

Em 2018, hackers chineses, iranianos e pertencentes a grupos de outros países fizeram tentativas de invasão a diversos sistemas de agências espaciais e até mesmo governamentais.




Mas o que podemos esperar? Será que um dia ficaremos reféns de grupos de invasores de satélites? Quais são os riscos reais desse crime cybernético que se torna cada vez mais comum?!



Imagens: (capa-ilustração) / SpaceX / divulgação
21/02/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

9 comentários:

  1. Os seres-elementares que habitam o 3° ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que mesmo sabendo que a predominância elementar de seus corpos 3° ELEMENTO ÁGUA é, mas sequer chegaram a NÍVEL DE CIVILIZAÇÃO TIPO 1, que dominaria e aproveitaria apenas recursos energéticos existentes em seu PLANETA...

    De forma totalmente invertida, querendo dominar antes do TEMPO-I: o ESPAÇO-I.

    Faz-me rir.

    Ao invés de espalhar coisas por aí, o HOMEM-DO-CHARUTÃO, deveria sua exagerada-ganância: diminuir.

    Caso contrário ele não vai elevar-se, e poderá até decair...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Homem do charutão? Mas o Fidel Castro já morreu! Hasta que endurecer siempre, peró sin perder la ternura. Mas o Churchill gostava de fumar charutos também...
      Ou seria o Canceroso, vilão da série "Arquivo X"? Mas o Canceroso não fumava charuto, e sim cigarros Morley!
      Eu tenho um amigo libanês que faz charuto de uva, o Sr devia experimentar seu Bé Zonifácio, é uma delícia!

      Excluir
    2. Não fala mal do Chris Jacobs, ele era o melhor mercenário dos três que tinha na Venezuela naquele tempo, ele era o que carregava mais armas e não tirava o charuto da boca nem para nadar no lago Maracaibo, era ganancioso mas em contrapartida era o mais engraçado que tinha para jogar. No final ficou bilionário e com uma coleção de MOABS e armas nucleares na mansão do Solano.

      Excluir
    3. Ou seria essa uma referência oculta ao descobridor do 'Oumuamua, o charutão interestelar que passou por aqui há pouco tempo?

      Excluir
  2. Mentiram e mentem sobre o corona vírus. Vejam no vídeo abaixo o que esse bilionário chinês, fala sobre o que o governo chinês está fazendo com os infectados e mortos pelo coronavírus:

    https://www.youtube.com/watch?v=XNWrrGAuiRU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa aprender a comentar sobre o artigo, caso contrário o admin poderia apenas postar uma página em branco com os comentários em aberto.

      Excluir
    2. Além do mais, isso aí cheira à fake news, teorias conspiratórias e coisas do gênero.
      Esses tiozões da Internet são grandes responsáveis pela praga de desinformação que assola a rede.

      Excluir
  3. Cadê o Fora do Ar? Esse artigo é para ele.

    ResponderExcluir