Está chegando o Cometa ATLAS ( C/2019 Y4 )

cometa atlas c/2019 y4
Se tudo correr conforme as melhores expectativas, em breve teremos um cometa visível a olho nu durante o dia!


Preparem-se para novidades! O cometa ATLAS (C/2019 Y4) está mergulhando em direção ao Sol e, se ele não se desintegrar, pode se tornar um dos cometas mais brilhantes dos últimos anos!


"O cometa ATLAS continua a ganhar brilho muito mais rápido do que o esperado", diz Karl Battams, do Laboratório de Pesquisa em Washington, EUA. "Algumas previsões para o seu pico de brilho agora são quase absurdas."




O cometa foi descoberto em dezembro de 2019 pelo Sistema de Alerta de Impacto Terrestre de Asteroide (ATLAS) no Havaí. Os astrônomos rapidamente perceberam que poderia ser especial. Em 31 de maio de 2020, o cometa ATLAS passará dentro da órbita de Mercúrio, a apenas 0,25 UA do Sol. [1 Unidade Astronômica equivale a distância média entre a Terra e o Sol]

Se ele sobreviver a essa grande aproximação, poderá dar um show nos céus!


No entanto, podemos dizer que o show já está começando! Com mais de 2 meses para acontecer o periélio (máxima aproximação com o Sol), o cometa ATLAS já está brilhando bastante!

De acordo com o banco de dados mundial de observação de cometas, o cometa C/2019 Y4 saltou de magnitude +17 no início de fevereiro para +8 em meados de março - um aumento de 4000 vezes no brilho. Com isso, o Cometa ATLAS pode se tornar visível a olho nu no início de abril.

Cometa McNaught - Peter Rosen
Cometa McNaught registrado em 13 de janeiro de 2007.
Créditos: Peter Rosen

"No momento, o cometa está liberando grandes quantidades de seus voláteis (gases) congelados", diz Karl Battams. "É por isso que está brilhando tão rápido."

Infelizmente, não é de todo o Brasil que o Cometa ATLAS poderá ser visto. Por ser considerado um objeto do hemisfério norte, apenas algumas regiões do norte / nordeste do Brasil é que poderão ter um vislumbre desse cometa, como Amapá, Roraima, Ceará, Maranhão, etc.... Regiões como São Paulo e Rio de Janeiro não estão inclusas...




O diâmetro estimado do Cometa ATLAS é de 10 quilômetros, então se ele possuir uma grande reserva de gás congelado, então podemos ter um cometa bem brilhante nos céus. Outra alternativa é que o cometa se desintegre completa ou parcialmente enquanto se aproxima do Sol.. e se isso acontecer, acabou o show...

As melhores estimativas atuais do pico de brilho do cometa em maio variam de magnitude +1 a -5. Se o cometa ATLAS atingir o limite superior desse intervalo, um pouco mais brilhante que Vênus, ele poderá se tornar visível em plena luz do dia, como aconteceu com o Cometa McNaught em janeiro de 2007.




Em meados de maio e junho, e Cometa ATLAS entrará no campo de visão do observatório solar STEREO, da NASA, e poderemos vê-lo durante sua grande aproximação com o Sol. Será que ele vai sobreviver?!

Fiquem ligados para mais informações a qualquer momento!



Imagens: (capa-divulgação) / Peter Rosen / YouTube / Galeria do Meteorito
22/03/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

4 comentários:

  1. "Lá... Os astronautas vão pelo céu
    Capturando os planetas
    E... As naves que poderão com seu vôo
    Superar os cometas
    Que giram, que giram, que giram..."

    ResponderExcluir
  2. Agora entendo porque nas culturas antigas os cometas eram considerados como um mau presságio. Esse vem bem na época desta infeliz pandemia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, e se você você um sacerdote na antiguidade teria dado o primeiro passo para inventar a astrologia.

      Excluir
  3. Será que já está visível?
    Vi um brilho muito forte agora a pouco no céu, fotografei e filmei .

    ResponderExcluir