Não são estrelas! - 2 Planetas estarão coladinhos e podem ser vistos a olho nu nessa madrugada

marte e jupiter no céu
Nas primeiras horas dessa sexta-feira, 20 de março, dois pontos brilhantes vão chamar a atenção nos céus


É comum encontrarmos pontos brilhantes no céu e ficarmos em dúvida sobre qual é aquele objeto - seria uma estrela ou um planeta? Ou quem sabe algo bizarro vindo de outra galáxia?! Então vamos logo adiantando que nas primeiras horas dessa sexta-feria, 20 de março, os planetas Marte e Júpiter estarão no ponto máximo de um encontro celeste imperdível!


Ambos estão na constelação de Sagitário, e à partir da 01h30 (do seu horário local) já estarão acima do horizonte leste. Mas é à partir das 03h00 da madrugada que eles estarão a uma boa altura, fácil de serem observados. Neste momento, a Lua estará começando a nascer, mas por estar se aproximando da fase Nova, apenas uma estreita faixa estará iluminada.


Marte e Júpiter com certeza chamarão a atenção de muita gente ao redor do globo, já que esse encontro poderá ser visto tanto do hemisfério norte quanto do hemisfério sul. O encontro será tão íntimo que os planetas estarão separados por menos de 1 grau - estenda sua mão e com o dedo mindinho, poderá ocultar ambos!




Abaixo de Marte e Júpiter, teremos outro ponto brilhante interessante - o planeta Saturno. Ainda mais abaixo, temos a Lua, que por sua vez nasce às 03h00 como mencionado acima.




Aproveitem essa noite para observar o céu noturno. Se o tempo estiver nublado, você ainda poderá observar os dois planetas nos próximos dias, porém, a cada dia que se passa, mais eles irão se distanciar. Então não perca tempo!

Veja como será essa observação no vídeo abaixo:


Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-STELLARIUM) / STELLARIUM / YouTube / divulgação
19/03/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. Trabalho com vigilante sempre observo o céu e vi dois pontos bem brilhante uma mais Grande q outro o maior mais brilhante o mais pequeno mais avermelhado

    ResponderExcluir
  2. Não é bom ficar um coladinho no outro... Marte tá de nariz vermelho e se ele espirrar, júpiter contrai coronavirus

    ResponderExcluir