Novas explosões intensas são registradas em Sagittarius A* - o Buraco Negro Supermassivo da Via Láctea

sagittarius a*
A atividade do buraco negro central da Via Láctea realmente está mudando


Nos últimos 20 anos, os astrônomos notaram mudanças em Sagittarius A*, o buraco negro supermassivo do centro da Via Láctea. Intensas rajadas de radiação foram observadas, e agora, um novo estudo confirma que sua atividade está realmente mudando.


A pesquisa feita por astrônomos franceses e belgas, aceita para publicação na revista Astronomy & Astrophysics, é baseada em um estudo anterior feito pelos mesmos autores. No estudo anterior, eles detectaram 107 explosões em Sagittarius A*, ocorridas entre 1999 e 2015. O novo estudo adiciona mais 14 explosões observadas entre 2016 e 2018.




Não foi encontrada diferença na taxa de flares (explosões) do buraco negro, no entanto, eles descobriram que a intensidade das explosões aumentou. Essa mudança vem ocorrendo desde 2014, de acordo com dados de raios-X dos observatórios Chandra, XMM-Newton e Swift.


Mas por que a mudança na atividade de Sagittarius A*?

Depois de um clarão muito brilhante visto em 2019, uma possível explicação seria o movimento de estrelas em torno do buraco negro. A passagem da estrela S2 em 2018 pode ter empurrado material na direção de Sagittarius A*. Outra estrela chamada S62 - a estrela mais próxima do buraco negro central da Via Láctea - fez uma grande aproximação em 2013, o que pode também ter afetado o fluxo de alimentação de Sgt A*.

Apesar os astrônomos tenham divulgado essas explicações, eles pretendem usar observações de raios-X de 2019 para ter ainda mais informações e comparar os dados atuais com os anteriores.




"Desde 2014, a atividade de Sgr A * aumentou em vários comprimentos de onda. Dados adicionais sobre comprimentos de onda são necessários para concluir a persistência desse aumento e obter pistas sobre a fonte dessa atividade sem precedentes do buraco negro supermassivo", escreveu a equipe na entrevista para a revista.



Imagens: (capa-NASA) / YouTube / divulgação
18/03/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

30 comentários:

  1. Apenas considerando certa a denominação VIA-LÁCTEA, e totalmente equivocada BURACO NEGRO, pois a correta é MACRO CANAL ENERGÉTICO, por onde nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que chamam primitivamente de SISTEMA SOLAR com seus respectivos ELEMENTOS ORBITAIS viajam, dentre eles o nosso 3° ELEMENTO ORBITAL que chamam erradamente de TERRA, porque TERRA é apenas uma das UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS assim como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são, e não PLANETA, como eu já havia dito há muito espaço-tempo-i no meu blogger e aqui: está passando mesmo, por TRANSMUTAÇÕES PRELIMINARES.

    Prezados;

    Evitem a qualquer custo contaminar-se e contaminar seu semelhante, com esse terrível CORONAVÍRUS.

    Fiquem em suas casas, evitem aglomerações, reforcem cuidados com higiene, e alimentação.

    Sigam a risca recomendações dos profissionais de saúde, divulgadas por conceituadas mídias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. O que os cientistas chamam erradamente de Cononavírus é na verdade NÃO-ORGANÍSMICO-MICROSCÓPICO-REPLICANTE-PARASITÁRIO-DESTRUTIVO-VERSÃO-19.0.

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkk rindo até 2050 : Não. O que os cientistas chamam erradamente de Cononavírus é na verdade NÃO-ORGANÍSMICO-MICROSCÓPICO-REPLICANTE-PARASITÁRIO-DESTRUTIVO-VERSÃO-19.0.

      Excluir
    3. Astro Intruso e Sauro; esse VÍRUS é terrível, para vocês estarem fazendo piadas. Ele está infectando até mesmo príncipes, como o de Mônaco.

      Tá pegando pobres, ricos, plebeus, príncipes e majestades.

      A coisa é séria de verdade.

      Excluir
    4. Sr. José Bonifácio, a piada não é com o vírus. Te asseguro que estou tomando todos os cuidados aqui, como lavar as mãos sempre, usar máscara, evitar ficar andando pela rua sem necessidade e não participar de aglomerações.

      Excluir
    5. Homen dos Buracos Negros12 de maio de 2020 às 10:45

      o bonifácio, só eu percebi alguma semelhança entre este comentário e os seus?

      Excluir
  2. Meus irmãos que trabalham na área de saúde, tem trabalhado muito. O caçula recém-formado disse, que não tem podido nem ir em casa, ver a esposa e o filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele me disse no ano passado que tinha acabado de começar os estudos, como ele já se formou?

      Excluir
    2. Astro Intruso; O comentário acima, não refere-se a meu filho, e sim a meu irmão caçula.

      Excluir
    3. Astro Intruso, o filho dele nem cursa a área da saúde, pra começo de conversa. Segundo consta no blog dele, o filho dele se chama Marcelo Praiatte. Se buscar pelo nome no Google, encontramos um documento da UFBA que consta um Marcelo Praiatte como matriculado no curso de Geologia. Até onde eu sei, Geologia não é curso da área da saúde - a não ser que tenha algo a ver com pedras nos rins ou na vesícula.
      Enfim, é só mais uma mentira do Bonifácio.

      Excluir
    4. Leandro; A admiração de vocês por José Bonifácio é tão descomunal, que vocês gostariam até mesmo de saber, quais as cores das cuecas diárias, que uso.

      Não consigo entender, já que vocês dizem que nada sei, que sou inculto, que nunca estudei, que sou analfabeto científico, e tudo mais.

      Pararam de me chamar de louco, lunático, principalmente porque já sabem que não chamo erradamente o ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO que ESTABILIZA A ROTAÇÃO E CICLOS DAS MARÉS DO NOSSO PLANETA, de LUA.

      Ao contrário do que eu sempre disse a respeito de vocês, que vocês são genialíssimos:

      Vocês me chamam de burro, debiloide e tudo mais.

      Eu nunca disse que sou da área da saúde, e inúmeras vezes eu disse que sobre essa área, diferentemente de meus familiares Médicos, Nutrólogos, Psicólogos, Enfermeiros e outros... Sobre a importantíssima área da saúde, eu nada entendo.

      Considerem assim: no que concerne as ciências-ainda-a-avançar que vocês entendem muito, analfabeto sou.

      Mas no que concerne a MACROCOSMOLOGIA AVANÇADA, ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA, HFÍSICA AVANÇADA, QUÂNTICA AVANÇADA e MARAVILHOSO CRIACIONISMO ENERGÉTICO INFINITO; ciências novas, das quais pioneiro inquestionavelmente sou: os analfabetos são vocês.

      Excluir
    5. Novamente você demonstra que não tem a menor capacidade de interpretação de texto.
      Eu não disse que VOCÊ afirmou ser da área da saúde, eu disse que você afirmou diversas vezes aqui -pode constatar isso em comentários que você fez aqui no passado, isso se você não for desonesto e os apagar para esconder- que o SEU FILHO afirmava cursar a área da saúde. O que eu sugeri foi apenas fazer uma simples busca no Google, o suficiente para mostrar que essa informação não procede.

      Excluir
    6. Leandro; Quanto eu ganharia, dizendo que meu filho não cursa área da saúde, quando na verdade cursa? Só perderia, com minha consciência pesada.

      O Sr deve ter feito suas escolhas, apenas pelo o Sr mesmo.

      Excluir
  3. CHINA acusou EUA e EUA acusou a CHINA, de ter procriado a mutação dessa desgraça. Precisa agora um dos dois provarem quem é o verdadeiro culpado. Encontrando o verdadeiro culpado, terá o mesmo que responder numa corte internacional, pelo maior de todos os crimes de terrorismo, contra a humanidade. Caso contrário, todos verão outros procriarem e não demorará, um vírus muito mais mortal, que esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Bonifácio, por gentileza pare com essas teorias da conspiração. Pandemias assim são comuns ao longo da história da humanidade (ex: a gripe de 1918). Esta ainda não acabou, mas é certo que outra ocorrerá, só não sabemos quando, assim como ocorrem alguns surtos ao longo dos anos, não em grandes proporções como a atual, sempre ocorrerá, vide dengue, zika, chikungunya, ébola etc... Crimes contra a humanidade, terrorismo ou não, é outra coisa, dois dos maiores culpados pelos maiores crimes da história já não estão em nosso meio, (Stálin e Hitler) e infelizmente pelas atitudes destes monstros até hoje temos registros de movimentos apoiadores de suas idéias, é contra essas idéias que devemos está preocupados, antisemitismo, fascismo, comunismo. Quanto a este vírus atual devemos estar focados em fazer a nossa parte, repito não é a primeira vez e nem será a última que ocorrerá pandemias desse tipo, penso que seja apenas um processo natural que faz parte da evolução da humanidade.

      Anônimo F.

      Excluir
    2. Concordo desta vez com nosso maluco beleza, quando tudo isso acabar precisaremos de respostas, a China deve ser responsabilizada sim, em um mundo globalizado, todo conectado, não podemos admitir regimes totalitários que omitem informações, sufocam qualquer oposição, controlam imprensa e redes sociais, querem invadir o mundo com seus produtos,mas se fecham à qualquer escrutínio do mundo exterior, as grandes democracias, liderados pelos EUA, devem pressionar por uma China democrática, chega de trabalho escravo, chega de tirania,chega de regimes controlados por partido único, os chineses sentiram o gostinho da democracia em Hong Kong e parecem que gostaram, mas protestos são sufocados, típico de regimes tiranos, como foi com o médico chinês que alertou sobre o corona vírus, como podemos explorar o universo se ainda não vivemos em um planeta inteiramente democrático!

      Excluir
  4. Anonimo F; Não foi eu, quem acusou ninguém. Se acusações ocorreram, é mais que necessário apurar, até mesmo por questão de respeito aos milhares, que sequer tiveram tempo para se prepararem para enfrentar mais resistentemente, essa desgraça.

    Onde existe a ambição humana desmedida, há morte e desgraça.

    Como o Sr corretamente citou, o homem é capaz de cometer as piores desgraças. Ou seja, o homem mau, é que é, o verdadeiro Satanás.

    O que me conforta é saber que brevemente, o COMBO ENERGÉTICO DE EV que chamam de espírito ou alma, que alimenta o possível corpo do idealizador, procriador ou financiador dessa desgraça desse CORONAVÍRUS, decairá, e alimentará outro corpo-energético-atômico no 2° ELEMENTO ORBITAL, verdadeiro INFERNO, que chamam indevidamente e enganosamente, de VÊNUS A DEUSA DO AMOR.

    Disso nenhum deles fugirão, porque com a 3° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA prestes a ocorrer, muitos desse 3° ELEMENTO ORBITAL que o Sr chama erradamente de TERRA, já que TERRA, é apenas a 2° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA, e não PLANETA:

    Serão ELEVADOS do 3° para o 4°, ou DECAIRÃO do 3° para o 2°, LAMACENTO, QUENTE, BORBULHANTE E FEDORENTO, VERDADEIRO INFERNO, que o senhor indevidamente e enganosamente chama, de VÊNUS A DEUSA DO AMOR E DA BELEZA.

    Os OGRÕES MISERAVÕES que habitam por lá, diferentemente de nós que possuímos nossos corpos compostos PREDOMINANTEMENTE POR ÁGUA + 4 UNIDADES ELEMENTARES NÃO PREDOMINANTES: possuem seus corpos compostos PREDOMINANTEMENTE POR TERRA, a mesma que possuíamos, antes da 2° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA = 2° GRANDE VIRADA DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR, 2° PROCESSO FISIOQUÍMICO TRANSMUTATIVO ELEVADOR OU DECAIDOR, ocorrido há milhões de espaço-tempos-i, denominado por primitivos, apenas e equivocadamente: como DILÚVIO.

    Ainda tem uns ignorantes, que tolamente chamam o 2° ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, de ESTRELA D'ALVA.

    No que depender de mim, da parte que me cabe, buscarei sempre ELEVAR-ME.

    ResponderExcluir
  5. O idealizador, procriador ou financiador dessa desgraça desse CORONAVÍRUS, teriam que se arrepender verdadeiramente, confessar e pedir perdão aos familiares das vítimas do mundo todo. Caso contrário, estará condenado a decair, e pagar inúmeras vezes no INFERNO que chamam enganosamente de VÊNUS A DEUSA DO AMOR E DA BELEZA, conforme relatado acima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pare de propagar desinformação, Bonifácio! Já foi comprovado que esse vírus teve origem natural. Esse artigo publicado na Nature Medicine essa semana discutiu isso:

      https://www.nature.com/articles/s41591-020-0820-9

      Ficar insistindo nessa história de que teve origem artificial é uma irresponsabilidade. Todo mundo aqui já percebeu que você gosta de teorias da conspiração, mas esse NÃO É O CASO. Você estará propagando notícias falsas se insistir nessa baboseira.

      Excluir
  6. Leandro; Tu já pegastes essa desgraça desse CORONAVÍRUS? Espero e desejo que não. Mas a maioria das pessoas no mundo todo, que já foram ou tiveram familiares infectados, pensam da mesma forma que eu.

    ResponderExcluir
  7. Leandro; O Brasil perdeu o genialíssimo cientista Sérgio Trindade, autoridade máxima em energias-renováveis. Um dos que receberam o PRÊMIO NOBEL EM GRUPO. Mesmo trabalhando e morando nos ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, país como todos sabem, que tem os melhores hospitais, e assim como o Brasil, os melhores médicos do PLANETA: foi vitimado fatalmente, por essa desgraça chamada CORONAVÍRUS.

    Pergunta pros familiares dele, se eles acham tratar-se, de um VÍRUS-NATURAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Bonifácio, está mais que comprovado que o vírus teve origem natural, como mencionado pelo colega acima!

      Agora vais dizer que recebeu um outro download cerebral contendo essa informação que o senhor quer nos empurrar goela abaixo?
      Permita-me fazer uma piada com uma de suas frases: "mais vale um mundo inteiro que esteja certo, que apenas um indivíduo, equivocado" kkk

      Anônimo F.

      Excluir
    2. Pelo amor de Deus, Bonifácio, você não tem a mínima capacidade de interpretação de texto!
      Eu NÃO ESTOU NEGANDO que o vírus exista, NÃO ESTOU MENOSPREZANDO a gravidade da doença. Estou dizendo que AFIRMAR QUE O VÍRUS FOI FABRICADO É UMA MENTIRA, pois já há ao meos um estudo mostrando que ELE TEVE ORIGEM NATURAL.
      Ponto. Não é questão de "achar" Bonifácio, entenda isso. Ou vai dizer que vírus como o Ebola e o HIV, que são altamente letais, também foram fabricados em laboratório?
      PARE DE DISSEMINAR DESINFORMAÇÃO. NÃO É MOMENTO PARA ISSO. Se recebeu uma informação e não encontrou respaldo à ela em fontes confiáveis, repito EM FONTES CONFIÁVEIS, NÃO REPASSE!
      Você pode falar suas abobrinhas de mudar o nome das coisas o quanto quiser, MAS ISSO AQUI É ASSUNTO SÉRIO. NÃO TEM CERTEZA SOBRE A CONFIABILIDADE DE UMA INFORMAÇÃO, NÃO REPASSE.
      Entendeu ou quer que desenhe?

      Excluir
  8. Anônimo F; Sobre essa tua indagação mais para sondagem: "Agora vais dizer que recebeu um outro download cerebral contendo essa informação que o senhor quer nos empurrar goela abaixo"? Eu ainda não disse nada, porque tudo que digo, baseia-se na infalível LÓGICA DAS CIÊNCIAS AVANÇADAS, ou por inúmeras PROVAS INCONTESTÁVEIS.

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Se você quer acreditar nisso José Bonifácio, mesmo sem evidência à favor, acredite; isso é problema seu. Mas a partir do momento que você começa a espalhar informação de origem duvidosa para outros, você está prestando um desserviço tanto à comunidade quanto à quem trabalha duro para levar informação correta para as pessoas.
      Então, por favor, ao menos nesse assunto tenha a consciência de NÃO PASSAR ADIANTE INFORMAÇÃO QUE NÃO TENHA SIDO CONFIRMADA POR VEÍCULOS OFICIAIS. Isso é coisa séria. Pode delirar o quanto quiser em assuntos que não envolvam a vida de outras pessoas, mas quando for o caso, NÃO REPASSE NADA ADIANTE SEM ANTES VERIFICAR SE A INFORMAÇÃO É VERDADEIRA.

      Excluir
  10. Façamos o seguinte Sr. Leandro; No momento, todos os valorosos profissionais da saúde e competentíssimos cientistas e pesquisadores, encontram-se numa grande luta heroica, tentando salvar vidas.

    Mas assim que cessar mais essas necessidades urgentes, caso eu ainda como atômico-JOSÉ BONIFÁCIO, nesse 3° ELEMENTO ORBITAL esteja, e o Sr. Também:

    Cobrarei incessantemente desses competentes cientistas e pesquisadores, aprofundamentos necessários, para dirimirem todas e quaisquer dúvidas, de não possíveis mutações propositais dessa DESGRAÇA ainda pouco conhecida cientificamente, denominada apenas popularmente, como CORONAVÍRUS.

    Acho que não só eu, como bilhões mundo a fora: também cobrarão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que seja. Faça o que quiser, desde que não espalhe informações de origem duvidosa.

      Excluir
  11. Sr,Bonifácio, o que acha que vai acontecer na passagem do cometa Swan? Qual sua recomendação?

    ResponderExcluir
  12. Victor Fernandes Mosca12 de maio de 2020 às 12:15

    Com todo respeito Sr. Bonifácio e Sr. Leandro
    Acredito que essas brigas nos comentários sobre a origem da doença e sua importância são desnecessárias, devemos nos unir não nos separar, as pessoas do mundo podem acreditar no que bem entender e não criticar/agredir aqueles que acreditam em outras coisas, se o Sr. Bonifácio acredita nessas conspirações e também nesses tais de MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA deixe que ele acredite, mas também existe coisas que devemos fazer com que as pessoas acreditem, um exemplo é as coisas que são comprovadas cientificamente, Sr. Bonifácio você não acredita na ciência? Ela é composta de inumeros profissionais que sabem quando algo é criação do homem ou não, e tambem pense comigo, se a china tivesse criado realmente o Covid-19 (Estou falando assim porque acredito que seja um modo mais cientifico e sofisticado de falar e pelo menos não ofendo pessoas que sabem que corona vírus é o nome do tipo da doença) não seria uma boa ideia pois a economia dela seria afetada pois ela é a segunda maior economia do mundo (atrás apenas dos EUA) eu mesmo escrevi um texto inteiro sobre os impactos na economia por causa do Covid-19 posso até mandar o texto caso queira ler, bom voltando ao assunto a china produz muitos produtos e com o Covid-19 eles pararam de produzir e importar esses produtos e também eles pararam de receber produtos importados como comida e etc, além de que muitos acabaram morrendo na china, se você fosse um líder de algum país ia tirar a vida de milhares de seu país só para espalhar a sua doença para o mundo e afeta-lo totalmente? Bom eu não faria e acredito que a china também não. Mas é isso que eu acredito, se acha que ainda é conspiração não posso fazer nada a respeito. Sr. Leandro e provavelmente uma grande parte dos leitores do blog galeria do meteorito, concordo com vocês sobre a parte de que é inaceitável que o Sr. Bonifácio espalhe estas "fake news" que nem foram comprovadas cientificamente, mas também não precisam ficar pegando no pé dele para ele parar de acreditar nisso e também para que pare de ficar falando sobre MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA ou essas outras coisas e meio que ficar "corrigindo" o editor da galeria do meteorito sobre oque são o nome das coisas e como nós primitivamente chamamos certas coisas, ele só está expressando oque acha que é verdade ele tem esse direito, todos nós temos.
    Respeitosamente,
    Victor Fernandes Mosca

    ResponderExcluir