Mistério de Oumuamua pode finalmente ter sido revelado

mistério de oumuamua pode ter sido revelado
Novo estudo parece elucidar a verdadeira origem do objeto interestelar Oumuamua


Em 2017, astrônomos descobriram o primeiro objeto interestelar em nosso Sistema Solar. Batizado 1I/'Oumuamua, esse estranho objeto em forma de charuto intrigou pesquisadores já que ele se comportava hora como asteroide, hora como cometa, e hora como qualquer outra coisa desconhecida.


Não demorou para diferentes teorias surgirem com possíveis explicações sobre o que seria de fato esse estranho objeto. Alguns astrônomos passaram até a suspeitar que o primeiro objeto interestelar já confirmado seria na verdade uma nave alienígena, já que ele tinha ganhos de velocidade que não podiam ser explicados por efeitos gravitacionais, tampouco por sublimação cometária.

Através de simulações de computador, astrônomos conseguiram identificar a possível origem de Oumuamua. De acordo com o novo estudo, liderado por Yun Zhang, a explicação para o formato inusitado de Oumuamua se deve ao fato deste objeto ter sido expulso de seu sistema enquanto planetoide.


Como uma massa de modelar, o objeto interestelar Oumuamua teria se esticado num "formato de cobra" durante essa ejeção. O distanciamento de sua estrela teria sido responsável pela formação de crosta, que por sua vez, aprisionou materiais voláteis em seu interior.

Conforme esse objeto se aproximou da nossa estrela, um processo chamado "eliminação de gases" foi responsável pelo escape desses materiais voláteis. Durante essa espécie de sublimação, o objeto ganha e perde velocidade - algo parecido com o que acontece com os cometas.




Essa nova teoria, que parece ser a mais plausível até o momento, deixa uma janela aberta para a ideia de outros objetos interestelares em forma de charuto que podem surgir por aqui futuramente. É realmente fascinante!



Imagens: (capa-ilustração/NAOC) / divulgação
16/04/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

6 comentários:

  1. Que nada!
    Esse objeto era certamente uma nave extraterrestre nos monitorando e não querem nos deixar com medo. rsrs
    Brincadeiras à parte, se os cientistas falaram, estarão certos até que outros provem o contrário né.
    Para quem tem fascínio sobre vida inteligente fora da Terra, como eu, fica aquela sensação de: não foi dessa vez!

    Por ora, nos conformaremos com notícias vindouras e inevitáveis sobre vida microbiana extraterrena.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, eu não sou nenhum perito no assunto, sou apaixonado por astro-física, mais pelo o que eu entendi isso ainda é uma teoria, ou seja, não é cientificamente comprovado,então pode aparecer outra explicação.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo; Tu podes até não acreditar, mas a minha origem, a tua, e de qualquer outro que habita essa 3° ÓRBITA, e esse 3° ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que chamam primitivamente de nosso SISTEMA SOLAR:

    Veio de fora, em decorrência da 2° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA = 2° GRANDE VIRADA DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR, "2° Processo Fisioquímico Transmutativo Elementar Cósmico", ocorrido há Milhões de espaços-tempos-i, numa época muito antiga de quase total desconhecimento científico e total desconhecimento do ÁTOMO, denominada equivocadamente não só pela civilização hebreia como outras civilizações, simplesmente como DILÚVIO.

    Por isso que diversas civilizações fizeram seus registros diluvianos, bem coincidentes.

    Uns vieram da 2° órbita para a 3°, outras da 4° para 3°.

    Por isso a existência de apenas dois tipos sanguíneos em nosso PLANETA: + e -

    Mas cada um, acredita no que quiser.

    Independentemente disso, quero pedir a todos vocês, principalmente os que são bastante safos de internet, que ajudem a elevar o número de inscritos no maravilhoso canal, GALERIA DO METEORITO.

    O RICHARD merece, porque diferentemente de muitos outros canais, só traz assuntos relevantes, e de grande importância para a discussão científica.

    O canal GM, já era pra ter: Milhões de inscritos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nova religião é essa. Falar um monte de bobagens, misturando palavras "difícieis" o suficiente para pegar desavisados, afim de fazer do banal algo aparentemente complexo. Assim, aquele que custa a acreditar razão simples da ciência e da natureza, prefere se apoiar em termos um tanto quanto burros como "MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR", mas que, para um leigo, é tão "bonita" e "científica" que "só deve ser verdade!"

      Amigo, faltou apenas incluir palavras como "quântico", "metafísico", "dimensional" para tirar nota 10 na enrolação. Não dou parabéns ainda porque já vi muitos textos mais bizarros que o seu por aí. Vc deve ser junior da loucura.

      Excluir
    2. Anônimo; Eu nem religioso sou, muito menos das ciências-ainda-a-avançar.

      Agora sendo tu, analfabeto de pai e mãe das MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS, tua opinião é nada.

      Excluir
  4. É realmente uma pena que o Oumuamua não foi detectado mais cedo. Se tivesse sido assim, talvez houvesse tempo dos cientistas se programarem melhor para estudá-lo mais a fundo ou, quem sabe, até enviar uma sonda.
    Não é todo dia que recebemos visitas de fora do Sistema Solar...

    ResponderExcluir