Encontrado o Buraco Negro mais próximo da Terra, e isso é só o começo!

buraco negro mais próximo da terra foi encontrado
A descoberta foi feita por acidente enquanto os cientistas estudavam estrelas binárias


Uma equipe de astrônomos descobriu o Buraco Negro mais próximo do nosso planeta, localizado a apenas 1.000 anos-luz de distância. A descoberta acabou acontecendo por acaso, já que os cientistas estavam na verdade, estudando estrelas binárias.


E a novidade é ainda mais especial, pois além de se tratar do Buraco Negro mais próximo da Terra, ele ainda possui duas estrelas companheiras.

A descoberta registrada no 'Journal Astronomy & Astrophysics' relata a descoberta do sistema triplo, conhecido como HR6819 e seu buraco negro que passou na frente e ganhou o pódio dos buracos negros mais próximos da Terra.


O time de pesquisadores identificou que uma das estrelas do sistema completa uma órbita em torno de um objeto invisível a cada 40 dias. O Buraco Negro, com massa aproximada de 4x a massa do Sol, ainda é acompanhado por uma segunda estrela, que o orbita a uma distância maior.




"Um objeto invisível com massa pelo menos 4 vezes maior que a do Sol só pode ser um Buraco Negro", disse Thomas Rivinius, autor principal do Estudo. "Esse sistema abriga o Buraco Negro mais próximo da Terra que conhecemos."

ilustração artística do sistema HR6819 onde encontra-se o buraco negro mais próximo da Terra
Ilustração artística do sistema HR6819 onde encontra-se o buraco negro mais próximo da Terra.
Créditos: ESO / L Calçada

Buracos Negros geralmente são descobertos após grandes explosões de raios-X, que acontecem quando eles interagem com outros objetos. Mas nesse caso foi bem diferente, e os pesquisadores conseguiram descobrir um Buraco Negro que estava bem disfarçado, passivo e invisível.

De acordo com especialistas, essa descoberta também ajuda a comprovar que Buracos Negros são muito comuns no Universo, e estão em toda parte. O problema é a dificuldade de encontrá-los quando eles não estão brilhando devido a interações que produzem explosões chamativas.




Os cientistas acreditam que poderíamos encontrar muitos deles se soubéssemos onde procurar, mas quando eles estão "quietos", longe de interações com outros objetos, essa tarefa é extremamente difícil. Esse por exemplo só foi descoberto porque foi "exposto" por suas estrelas companheiras.

"Devem existir centenas de milhões de Buracos Negros por aí, mas nós só sabemos de alguns poucos. Sabendo o que procurar, poderíamos estar em uma posição melhor para encontrá-los" completou Rivinius.


Esse sistema também tem potencial para explicar outros sistemas triplos que conhecemos, como o LB-1, localizado a 2.300 anos-luz de distância. Com um Buraco Negro enorme acompanhado por uma estrela que o rodeia, esse sistema poderia ser explicado pela fusão de Buracos negros menores, como esse que acaba de ser descoberto.




"Nós percebemos que outro sistema, chamado LB-1, também pode ser um sistema triplo, apesar de precisarmos de mais explorações para confirmar isso", disse Marianne Heida, pesquisadora da ESA e co-autora do estudo. "LB-1 está um pouco mais distante da Terra mas ainda muito próximo em termos astronômicos, então isso significa que provavelmente muitos mais sistemas como esse existem. Ao encontrá-los e estudá-los, poderemos aprender muito sobre a formação e evolução dessas estrelas raras que começam suas vidas com mais de 8 vezes a massa do Sol e terminam seu ciclo em uma explosão de supernova que deixa pra trás um Buraco Negro."

Confira o vídeo onde falamos mais sobre o, agora, buraco negro mais próximo da Terra:



Imagens: (capa-divulgação) / ESO / L Calçada / divulgação
06/05/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

41 comentários:

  1. Muito interessante a matéria. Impressionante como a astronomia avança em passos largos.

    ResponderExcluir
  2. Num Buraco Negro já entraram e estão entrando, muitos das religiões-ainda-a-desestagnar e ciências-ainda-a-avançar, por estarem caindo no profundo poço, do total desconhecimento.

    Por desconhecerem MACROCOSMOLOGIA AVANÇADA, MACRO ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA e MARAVILHOSO CRIACIONISMO ENERGÉTICO INFINITO da ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA, ciências novas...

    Desconhecerem também que o nosso 3° ELEMENTO ORBITAL que chamam erradamente de TERRA uma vez que TERRA nunca foi PLANETA, e sim apenas uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS, como FOGO, ÁGUA, AR e EC, também são...

    Desconhecem que o que chamam erradamente de BURACO NEGRO, MACRO CANAL ENERGÉTICO é, por onde viaja em alta velocidade todo nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que primitivamente chamam de nosso SISTEMA SOLAR, em direção ao CENTRO DE NOSSA GALÁXIA...

    Até mesmo os da NASA que dominam algumas tecnologias, ignoram que já estamos vivendo a 3º TRANSIÇÃO DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR, e que brevemente ocorrerá a 3° MACRO DESPROJEÇÃO E RE-PROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA = 3° GRANDE VIRADA DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR = 3° PROCESSO FISIOQUÍMICO DE TRANSMUTAÇÃO NECESSÁRIA, para barrar a ganância-desumana-desmedida, de muitos.

    Eu havia estimado como prazo máximo para esse 3° GRANDE EVENTO ocorrer, 2045.

    Mas apenas da parte que ao homem cabe... Porque se ao homem 100% coubesse, ninguém que ilusoriamente acha que possui muito dinheiro e poder, morreria...

    Tudo estão acelerando.

    Como todos exceto eu, desconhecem o que venha ser a 3° MACRO DESPROJEÇÃO E RE-PROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA = 3° GRANDE VIRADA DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR:

    Trata-se do mesmo processo que ocorre no micro-modelo-energético-atômico-termonuclear que chamam de ÁTOMO, em micros-espaços-tempos-i... Só que ocorrendo em MACROS-ESPAÇOS-TEMPOS-I, no MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que chamam primitivamente, de nosso SISTEMA-SOLAR.

    Como corretamente repetem: "Meu povo sofre por falta de conhecimento":

    Independentemente de crença religiosa ou científica, pelo coletivo, muitos já sofreram... Sofrem: e Sofrerão.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas já parou outra vez de tomar seus remédios, seu Bé Zonifácio?! Assim não vai melhorar nunca!

      Cuidado pra não ficar igual o seu Saga de Gêmeos, que foi internado aqui no hospício pq sofria de dupla personalidade. Ele melhorou, o doutor deu alta pra ele, mas 10 dias depois tava de volta pq parou com o tratamento. Ele tá aqui até hoje, fica gritando "Morra, Seiya! HIHIHIHEHEHEHEHAHAHAHAA!"

      Excluir
    2. esse cara fica em todas as postagens desse nesgócio falando essas abóbrinhas, se ninguem entende vai fazer os outros entenderem, fala isso num lugar maos publico idiota.

      Excluir
    3. como vc sabe de tudo isso? Um "GENIO" como vc deve ser brilhante! (estou sendo sarcasticto) Manda os calculos que tu fez pra prova tudo isso.

      Excluir
    4. Decerto tem um BURACO NEGRO ou de MINHOCA, em teu micro-cérebro.

      Excluir
    5. É essa a evidência que você fornece? Pra dizer a verdade, nem é evidência e sim um atestado de que nem você faz ideia do que fala.

      Excluir
    6. Homem dos Buracos Negros11 de maio de 2020 às 11:27

      Senhor Bonifácio, deixa eu ver se eu entendi, vc ta dizendo que os buracos negros pensam? Ta bem ja da para descartar a chance de vc ser genio, cade as provas? Se não tiver provas ninguem acredita

      Excluir
  3. amei a matéria! muito interessante certamente devem haver bem mais buracos negros do que a quantidade que ja descobrimos!

    ResponderExcluir
  4. Agora tem um buraco negro mas perto pra analisar e ver sua estrutura e formato. Sargitarios "A" está muito longe.

    ResponderExcluir
  5. E também eu achava que eles só existiam em centros de galáxias e não vários dentro de delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sabe que existem buracos negros e buracos negros super-massivos?

      Excluir
    2. Além dos buracos negros supermassivos, presentes no centro de muitas galáxias, ainda há os quasares, que seriam um tipo de buraco negro gigantesto rodeado por um disco de gás, que ocorrem em algumas galáxias distantes. Diz-se que são os objetos mais luminosos do Universo.

      Excluir
  6. E também achava que eles só existiam no centro da galáxias e não vários dentro delas.

    ResponderExcluir
  7. os buracos negros dos centros das galáxias são chamados de buracos negros supermassivos eles são muito mais poderosos do que os outros e tem uma froça gravitacional forte o bastante para manter o centro da galaxia junto, os buracos negros ficam em qualquer lugar da galáxia desde que uma supernova exploda nesse lugar.

    ResponderExcluir
  8. Não sei se foi aqui que vi uma matéria de que o suposto planeta X poderia ser um buraco negro, tendo em vista as perturbações gravitacionais e a dificuldade de localizar a origem destas perturbações! Seria possível existir um buraco negro no sistema solar?

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de fazer uma pergunta sem muito a ver com o artigo, se uma fusão de grandes buracos negros próximos à Terra ou qualquer outro evento próximo causasse grandes ondas gravitacionais que atravessassem o planeta, causaria algum estrago aqui ou não chegaríamos para senti-lo?

    ResponderExcluir
  10. Sim Astro Intruso, sei que existe buracos negros e buracos negros super massivos. Sei que buracos negros super massivos ficam em centros de galáxias se não estou enganado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, além desses buracos negros super massivos existem também os buracos negros normais que são o que sobram das estrelas massivas depois de virarem supernovas.

      Excluir
    2. Em distancias astronômicas, é considerado perto do nosso sistema. Não traria perturbações ao nosso sistema ou talvez já esteja trazendo com tantos objetos vindo de fora do nosso sistema, e com tantos cometas e asteroide aparecendo com frequência?

      Excluir
    3. Acredito que esse buraco negro não, deve existir um outro objeto desconhecido mais próximo causando isso, os cientistas ainda vão encontrá-lo.

      Excluir
  11. Zé do Hospício, é verdade que a estrela de nêutron está para o magnetar assim como o quasar está para o blazar?

    ResponderExcluir
  12. Rapaz, essa vou ficar te devendo! Li muito pouco até hoje sobre blazars. Os magnetars sim, são estrelas de nêutrons mas com um campo magnético gigantesco, mas a origem desse campo ainda é tema de debate. Uma vez li que o núcleo do magnetar talvez seja composto por um estado de matéria inexistente em outros lugares do Universo, talvez composto de quarks puros. Além disso, parece que ocorrem abalos na crosta de um magnetar semelhante aos nossos terremotos (em inglês deram o nome de "starquake", algo como "estrelomoto").
    Se quiser, tem uma matéria na American Psysical Society à respeito. O título é ""Starquakes Reveal Clues About Magnetar Composition"

    ResponderExcluir
  13. Gente, não são BURACOS NEGROS, e sim MACROS CANAIS ENERGÉTICOS, que energizam não da forma primitiva através de sistemas de fios, e sim através PULSOS ELETROMAGNÉTICOS ENERGIZADORES EMITIDOS.

    GALÁXIAS pulsam e energizam MACROS MODELOS ENERGÉTICOS ATÔMICOS TERMONUCLEARES que chamam de SISTEMAS SOLARES...

    MACROS MODELOS ENERGÉTICOS ATÔMICOS TERMONUCLEARES pulsam e energizam ELEMENTOS ORBITAIS, que chamam de PLANETAS...

    E quando há necessidade de estabilizações energéticas dessas energias pulsadas, e também de rotações e ciclos das águas, ESTABILIZADORES, que vocês chamam de LUAS.

    Vocês são inteligentíssimos, para ficarem nessa IDADE DA PEDRA CIENTÍFICA.

    Energia não tem cor.

    Nem até mesmo a procriada pelo homem.







    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ja sei! Porque não vai falar dessas coisas aleatórias com um professor Lucassiano?Ou ja que vc é tão inteligente cria uma maquina do tempo e fala com stephen hawking logo de uma vez!

      Excluir
    2. Homem dos Buracos negros11 de maio de 2020 às 11:08

      Vc é tão chato quanto a quantidade de teslas do campo magnético de um magnetar, vai embora pelo amor de deus, entra num buraco negro e que sua matéria vá para algum universo em que as pessoas gostem de vc!

      Excluir
  14. Unknown; Stephen Hawking, nada entendia de MICROS e MACROS CANAIS ENERGÉTICOS.

    Homem dos Buracos negros; Dentro de um MACRO CANAL ENERGÉTICO e não num BURACO NEGRO, tanto eu quanto tu, vivemos projetadamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, quem entende das coisas é você, que o máximo que consegue é inventar nomes para coisas que já tem nome.

      Excluir
  15. Anônimo; Para compreender-me pelo menos 10%, tem que ter QI, acima de 200.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, afinal, inventar nomes para o que já tem nome é muito complexo sim. Pode acreditar.
      Não é seu QI que é acima de 200, é sua pedância mesmo.

      Excluir
  16. Se tu dizes erradamente que apenas mudo o nome das coisas, e mesmo assim tu não consegues entender, imagine as complexidades das DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS que fiz?

    Acho que tu terias que morrer e reencarnar, umas trezentas milhões de vezes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As "complexas" descobertas do maluco: o Sol não se chama Sol, a Lua não se chama Lua, Vênus é habitado por pecadores que foram teletransportados da Terra...

      Excluir
  17. Lunático=Maluco, está mais para quem ao invés de chamar o que ESTABILIZA A ROTAÇÃO E CICLOS DAS MARÉS DO NOSSO PLANETA corretamente de ESTABILIZADOR, o chama lunaticamente de LUA.

    No caso tu.

    Não adianta cara: comigo tu perde todas!

    Os mais inteligentes que tu, já desistiram.

    ResponderExcluir
  18. Como esse jênio não ganhou nenhum prêmio Nobel ainda?!!!

    ResponderExcluir
  19. Inexiste Nobel para os das CIÊNCIAS AVANÇADAS, Nobel inexiste apenas, para os das ciências-ainda-a-avançar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Afinal, esse negócio de "ciências avançadas" só existe na sua cabeça.
      O único prêmio que você vai ganhar desse jeito vai ser uma bela camisa de força no manicômio mais próximo.

      Excluir
  20. Ciências Avançadas só não existe na cabeça, daqueles cujo o QI, é quase nada.

    ResponderExcluir
  21. Deixa de ser arrogante, a sua inteligência é inversamente proporcional à sua loucura assim como sua loucura é diretamente proporcional ao seu ego!

    ResponderExcluir
  22. Nunca fui egoísta, tanto é que compartilho gratuitamente o que sei, com todos os povos.

    Com os mais inteligentes que querem, é claro.

    ResponderExcluir