Oumuamua pode ser algo que ninguém imaginava, segundo novo estudo

oumuamua pode ser iceberg interestelar
Segundo especialistas Oumuamua não seria nem um asteroide, nem um cometa, mas sim um... ICEBERG GIGANTE?!!


Desde sua descoberta Oumuamua permanece um mistério. Primeiro foi dito que era ele era um asteroide, depois pensou-se que se tratava de um cometa, e alguns especialistas até cogitavam que ele fosse mesmo uma nave alienígena.


E não, isso não foi uma ideia de malucos! Cientistas sérios e respeitados consideraram isso, como Avi Loeb, especialista de Universidade de Harvard, e até mesmo o famoso Stephen Hawking.

Mas para entender a polêmica, primeiro precisamos entender por que Oumuamua é tão misterioso, então segue aqui a mais breve lista que podemos compilar :


Bem, essa foi uma breve retrospectiva dos fatos mais marcantes sobre Oumuamua, e claro que houve muito mais.




E agora mais uma teoria se junta a essa lista: Oumuamua não seria nada disso que resumimos acima, mas sim um Iceberg interestelar.

Oumuamua pode ser um iceberg interestelar

"As medidas indicam que Oumuamua sofreu aceleração não gravitacional em sua trajetória de saída, mas os dados do balanço energético indicam que essa aceleração é incompatível com um jato de sublimação de gelo de água, exibido pelos cometas do Sistema Solar. Mostramos que todas as propriedades observadas de Oumaumua podem ser explicadas se ele tivesse uma fração significativa de gelo de hidrogênio molecular", afirma o estudo feito por Darryl Seligman em co-autoria com o astrofísico Gregory Laughlin, astrofísicos da Universidade de Yale.




Segundo eles, essa seria a melhor explicação pra Oumuamua, sendo capaz de esclarecer seu formato de charuto, sua aceleração, sua trajetória e todas as outras características  bizarras.

Se os pesquisadores estiverem realmente certos, além de ser o primeiro objeto interestelar já descoberto, Oumuamua seria também o primeiro iceberg de hidrogênio.

Normalmente o hidrogênio permanece em estado gasoso, sendo o principal responsável por alimentar o processo de fusão nas estrelas, como no Sol.




Para se solidificar, são necessárias temperaturas em torno de -267° C, próximo ao valor do zero absoluto (-273,15° C).

As únicas regiões conhecidas do universo capaz de atingir tais temperaturas são os "corações" das nuvens moleculares, justamente de onde os pesquisadores acreditam que Oumuamua veio.


Imagens: (capa-ilustração/ESO) / ESO / M. Kornmesser
10/06/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

7 comentários:

  1. Este é um assunto extremamente interessante, um ice berg interestelar, só faltava ele ter colidido com um titanique interestelar kk. Antes que qualquer lunático que acredita que o governo esconde aliens e que ele disse que era um ice berg porque na verdade era uma nave alienígena que eles querem abater comentar aqui gostaria de deixar bem claro que NINGUEM LIGA PRA SE VOCÊ ACHA QUE ISSO É VERDADE PORQUE NÃO É.

    ResponderExcluir
  2. E também ninguém liga para sua opinião.

    ResponderExcluir
  3. Como se parece com um CHARUTÃO, daqui a pouco Elon Musk, dirá que vai fumá-lo.

    ResponderExcluir
  4. Não sabemos ainda o que é.
    Especular é fácil.
    Mas uma orbita que não é normal
    A estrutura é de desconfiar

    ResponderExcluir