Indício de Vida Extraterrestre foi Encontrado em Vênus

fosfina - indicio de vida extraterrestre em venus

Fosfina - composto ligado a vida - foi encontrado em Vênus


Um estudo liderado por Jane Greaves astrônoma da Universidade Cardiff, no Reino Unido, ganhou a capa de jornais ao redor do mundo todo. Publicado hoje (14) na revista Nature Astronomy, pesquisadores revelaram que a Fosfina - composto ligado a vida na Terra - foi encontrada na atmosfera de Vênus.


Fosfina é um gás incolor, tóxico e que pode apresentar um cheiro bem peculiar de peixe podre. A produção de fosfina na Terra se dá de forma industrial ou biológica. Mas o que poderia explicar a presença de fosfina em Vênus?!


Como encontraram fosfina em Vênus?

Observações feitas com o telescópio James Clerk Maxwell, no Havaí, em junho de 2017, indicaram a presença de fosfina na atmosfera. Porém, a assinatura da fosfina no espectro não foi conclusiva, Logo, os pesquisadores liderados por Jane Greaves, realizaram novas observações utilizando o observatório ALMA, no Chile, em março de 2019.


Para a surpresa de todos, lá estava a assinatura de fosfina, confirmada e em abundância maior do que aquela observada pela primeira vez com o telescópio do Havaí. O curioso é que tudo indica que essa fosfina esteja a uma altitude de aproximadamente 50 km da superfície venusiana - isso é corroborado por um outro estudo, que afirma que a uma altitude de 50 km, o ar de Vênus se assemelha com o ar da atmosfera terrestre, ou seja, poderia suportar algumas formas de vida.


Fosfina = Vida?

No nosso planeta Terra, a presença de fosfina se dá por origem industrial ou biológica. Mas como explicar isso em Vênus?

Os pesquisadores tentaram explicar a fosfina através de erupções vulcânicas, raios, meteoros... mas nada parece ser tão plausível quanto a existência de vida microbiana, segundo Jane Greaves, autora principal do estudo.

Mas uma coisa é certa: apesar da vida extraterrestre não ter sido confirmada em Vênus, já temos mais um indício de que a vida pode prosperar em mais um mundo do Sistema Solar.


As luas de Saturno, Encélado e Titã podem abrigar vida, seja com seus oceanos escondidos ou com os mares de metano e etano líquido de Titã... por sua vez, Europa, lua de Júpiter, também pode abrigar formas de vida até mesmo mais complexas em seu oceano subterrâneo, escondido abaixo da crosta de gelo. A explosão de gás metano em Marte também levantou dúvidas sobre a existência de vida alienígena marciana... e agora temos Vênus com sua atmosfera complexa - o mais novo integrante dos mundos promissores para encontrarmos vida fora da Terra. Talvez seja apenas uma questão de tempo...



Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
14/09/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

12 comentários:

  1. Sendo pessimista, até 2030 encontraremos vida microbiana em outro astro do sistema solar...sendo otimista, já em 2021, no máximo 2022 teremos provas concretas...assim espero!

    ResponderExcluir
  2. Quem diria! Enquanto a maioria apostava em Encélado e Titã como bons candidatos a busca por vida microbiana, o melhor indício veio do nosso inóspito vizinho mais próximo!
    Se as próximas pesquisas realmente confirmarem que essa fosfina provém de formas de vida, com certeza será uma das descobertas mais importantes da História.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos estar bem próximos de uma nova era científica.

      Excluir
    2. Com certeza. Talvez até mais, acho que se for provado que nosso planeta não é o único a abrigar vida, isso vai mudar completamente a nossa visão de mundo. Certamente novas reflexões existenciais e filosóficas surgirão se isso acontecer.

      Excluir
    3. isso quer dizer A ERA DA PREDOMINÂNCIA DAS TARTARUGAS

      Excluir
    4. Alguém se passando por mim, abriu uma conta só pra isso? Que baixeza! Vocês não me esquecem mesmo.

      Um monte de brasileiros com complexo de vira-latas, pois quando eu não só DESCOBRI, como até mesmo afirmei a PREDMONINÂNCIA ELEMENTAR CORPÓREA dos que habitam o 2° ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR (INDEVIDAMENTE SISTEMA SOLAR), que assim como os antigos greco-romanos, vocês chamam primitivamente e indevidamente de VÊNUS A DEUSA DO AMOR E DA BELEZA... Todos diziam, que eu estava delirando.

      Agora só porque os das ciências-ainda-a-avançar que só chegam atrasados em relação a mim, descobrem FOSFINA por lá, todos ficam babando, como autênticos vira-latas que são.

      Eu disse que por si mesmo o Elon Musk, jamais pisaria e colonizaria o 4° ELEMENTO ORBITAL (INDEVIDAMENTE MARTE) e já admitem isso.

      Eu disse também que no 2° ELEMENTO ORBITAL (INDEVIDAMENTE DEUSA VÊNUS) tinha VIDA: e mais uma vez estava certo.

      Tenho feito centenas de outras DESCOBERTAS, que podem ajudar vocês.

      Mas não compartilharei mais nada!

      Excluir
    5. Seu Bé Zonifácio, não foi descoberto vida em Vênus e sim algo que pode indicar presença de vida. Não é conclusivo.
      E além disso, caso se confirme, trata-se de micróbios, não de ogros de terra igual o Sr diz ter descoberto pela voz que fala na sua cabeça.

      Excluir
  3. Vênus, Marte, Ceres, Europa, Encélado, Titã, Plutão... Creio que até 2050 possamos achar algum tipo de vida em todos esses astros promissores pra mesma aqui no sistema solar! E lembrar que procurávamos tão longe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Plutao acho pouco provável, extremamente gelado além de ser um planeta gasoso. Já esses outros de fato são fortes candidatos.

      Excluir
  4. A vida é resiliente, talvez mais comum do que pensávamos,basta ver os incríveis tardigrados!

    ResponderExcluir