Tira-teima - Sonda BepiColombo passará por Vênus pra checar indícios de Vida

bepicolombo em venus

Sonda a caminho de Mercúrio passará por Venus e pode nos dar novas informações sobre o mistério fosfina/vida que intrigou o mundo...

A história sobre provável vida em Vênus pegou todo mundo de surpresa, e entre opiniões conflitantes, com cientistas defendendo teorias divergentes, uma resposta definitiva parecia ainda mais improvável...


Precisaríamos então de uma sonda que pudesse ir até lá e conseguir novas informações, mas como sabemos, missões interplanetárias podem levar décadas entre planejamento, construção e execução (isso se tudo correr perfeitamente!), e por isso não parecia existir grandes chances de tirarmos essa dúvidas tão cedo... mas surgiu uma luz no fim do túnel!

Bem, não exatamente uma luz, mas sim uma sonda que já está a caminho de um outro planeta: Mercúrio!


A sonda BepiColombo foi lancada em 19 de outubro de 2018 com o objetivo de chegar até o planeta Mercúrio. Pra isso ela fez várias voltas ao redor da Terra por mais de 1 ano para ganhar velocidade, um procedimento que os cientistas chamam de "estilingada gravitacional". 

Agora a sonda já está bem próxima de Vênus onde, a fim de aumentar ainda mais a velocidade (e portanto diminuir o tempo de chegada), novas "estilingadas" já estavam programadas: a primeira em 12 de outubro de 2020 e uma segunda em 11 de agosto de 2021.


Então por que não usar essa sonda para tentar conseguir novas informações e, quem sabe (com sorte), tentarmos juntar mais algumas peças desse quebra-cabeças?

A oportunidade ainda apresenta dupla vantagem, já que os responsáveis pela missão BepiColombo já planejavam testar os instrumentos da sonda em algum momento. E esse parece ser o momento ideal! 

BepiColombo - Mercurio

Isso é o que podemos chamar de "matar 2 coelhos com uma unica cajadada", um termo pouco científico, sim... mas perfeito pra essa oportunidade, com uma sonda que está no lugar certo, no momento certo!

Ou seja: os cientistas que gerenciam a missão BepiColombo aproveitarão para testar os instrumentos da sonda e ao mesmo tempo tentar reunir novos dados que podem ajudar a esclarecer essa história da fosfina e da possível vida em Vênus.

Ainda assim especialistas avisam que isso não será tarefa fácil, já que a câmera principal da sonda, a 'Mertis' (Mercury Radiometer and Thermal Infrared Spectrometer - Espectrômetro Infra-vermelho Radiométrico e Termal de Mercúrio) e instrumentos da sonda deverão ser recalibrados e não parece haver tempo suficiente para isso nessas poucas semanas que antecedem a 1ª passagem em 12/10/2020...


Além disso a aproximação dessa vez não será ideal, já que a sonda passará  a cerca de 10.660 km do planeta, o que é relativamente distante para medições satisfatórias,.

 Já para agosto de 2021 as coisas parecem mais promissoras, quando BepiColombo deve chegar a "apenas" 550 km da superfície de Vênus, o que pode nos dar um "camarote" para observarmos o gigante infernal Vênus e obter novas informações. Até lá haverá tempo pra todos os ajustes.


Ao que parece a missão BepiColombo poderá entrar pra história com honras duplas, cobrindo 2 planetas! Agora é só torcer para que os responsáveis pela missão consigam recalibrar o máximo de instrumento a tempo até a 1ª passagem em 12/10/2020. Os cientistas correm contra o tempo e nós aguardamos novas informações que possam ajudar a responder a pergunta: "Será que existe vida em Vênus?!


Imagens: (capa-ilustração/ESA) / ESA / divulgação
17/09/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. Não só em Vênus, vida microbiana, certamente será encontrada em vários outros astros do nosso sistema solar.

    ResponderExcluir