OSIRIS-REx coleta com sucesso amostras da superfície do Asteroide Bennu - confira as imagens

osiris-rex coleta amostras do asteroide bennu imagens

Após 2 anos de viagem espacial até chegar no "asteroide do fim do mundo", nave da NASA coleta material que será trazido para a Terra


A nave OSIRIS-REx conseguiu com sucesso coletar amostras da superfície de Bennu. Após algumas manobras que já vinham sendo estudadas pela equipe de controle há mais de uma década, a pequena nave espacial desceu até a superfície, e com a ajuda de um jato de gás de nitrogênio comprimido, fez a poeira levantar em Bennu.


Bennu é um asteroide de cerca de 500 metros, que neste momento está a cerca de 330 milhões de km da Terra. A nave OSIRIS-REx não só conseguiu a façanha de orbitar um objeto que praticamente não possui gravidade, como também descer até sua superfície e coletar amostras que devem chegar aqui na Terra em 2023, para serem estudadas em laboratórios espalhados pelo mundo.

A descida e a coleta de regolito do asteroide Bennu aconteceu nesse dia 20 de outubro. As primeiras imagens que mostram o feito inédito da NASA foram divulgadas nessa quarta-feira (21).


Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!

A Cratera Nightingale (uma região localizada próximo do polo norte de Bennu) foi a escolhida para a coleta do material. E a equipe de controle foi bastante precisa: alcançou o asteroide que está agora a cerca de 330 milhões de km, conheceu sua superfície em detalhes, localizou a região escolhida, e fisgou pequenos pedaços de rocha exatamente no alvo selecionado. Ou melhor, houve um erro de 1 metro (sim, apenas 1 metro!)

osiris-rex tocando a superfície de Bennu
Momento em que o instrumento de coleta toca na superfície do asteroide
e as rochas são levantadas pelo jato de gás comprimido.
Créditos: NASA / OSIRIS-REx

A região da Cratera Nightingale que foi escolhida para a descida tinha 50 metros de diâmetro, e eles conseguiram realizar as manobras necessárias para coletar amostras do asteroide, bem no centro do alvo de 50 metros, com uma "imprecisão" de um metro apenas. Não dá nem pra reclamar, não é mesmo?!


O equipamento utilizado para coletar o regolito (rochas soltas da superfície) chegou numa profundidade de 2cm. O jato de nitrogênio comprimido funcionou da maneira correta e as amostras já estão de posse da nave OSIRIS-REx.


Em breve teremos mais informações sobre esse feito histórico, e se tudo der certo, em 2023 poderemos já iniciar os estudos.

Bennu é um asteroide do tipo Carbonáceo, e pode guardar segredos interessantes sobre a formação do Sistema Solar, e talvez, da origem da vida. Como se não bastasse, o asteroide Bennu pode ainda colidir com a Terra no futuro. Apesar das chances serem ínfimas, os cientistas estão sempre de olho.

Mas não fiquem preocupados! Essa ínfima chance de colisão de apenas 0,037% seria apenas para o fim do século 22. Até lá, mesmo que a pequena chance se torne uma realidade, deveremos ter métodos eficazes para desviar a rota de um objeto como esse. Daí a importância de estudar as grandes rochas espaciais...



Imagens: (capa-NASA) / NASA / OSIRIS-REx / divulgação
22/10/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

5 comentários:

  1. Como somos insignificantes diante disso tudo. Ainda tem maluco que acredita que somos os únicos seres inteligentes na imensidão do universo

    ResponderExcluir
  2. Como somos insignificantes diante disso tudo. Ainda tem maluco que acredita que somos os únicos seres inteligentes na imensidão do universo

    ResponderExcluir
  3. Como somos insignificantes diante disso tudo. Ainda tem maluco que acredita que somos os únicos seres inteligentes na imensidão do universo

    ResponderExcluir
  4. A nova corrida do ouro começou, esse papo de descobrir segredos da formação do sistema solar é balela, está dada a largada para a exploração mineral destas rochas espaciais... é tudo nosso, basta chegar lá e pegar, grandes avanços estão por vir, é a ganância e a inquietude do homem que irá pavimentar a exploração espacial até os confins do sistema solar... profissão do futuro próximo, mineiro espacial!

    ResponderExcluir