Brilhos Fluorescentes em outros planetas podem revelar vida alienígena

brilhos fluroescentes sinal de vida alienigena

Nova técnica promete ajudar cientistas na busca por vida extraterrestre: observar a radiação ultravioleta que emana das estrelas vermelhas

Quando tratamos de detecção de vida em outros planetas são muitas as técnicas e abordagens possíveis. E agora parece que temos mais uma: analisar a radiação ultravioleta proveniente de estrelas vermelhas.


Mas como isso funcionaria? Bem, aqui na Terra essa faixa de radiação é absorvida por algumas espécies biofluorescentes, como muitas plantas e várias espécies de peixes e corais biofluorescentes. E esse brilho pode ser captado por filtros especiais.

Então se em outros planetas também existir algum tipo de vida parecido, poderíamos ver da mesma forma!


Claro que, por causa da distância, as coisas não seriam assim tão fáceis, mas os cientistas estão empolgados com a nova abordagem.

"Essa é uma maneira completamente nova de procurar vida no universo; imagine um mundo alienígena brilhando suavemente em um poderoso telescópio", disse Jack O'Malley-James, pesquisador do Instituto Carl Sagan e principal autor da pesquisa publicada no Monthly Notices da Royal Astronomical Society.

Bioluminescência em plancton registrada em Porto Rico - Colourbox - P Grebenkin
Bioluminescência em plâncton registrada em Porto Rico.
Créditos: Colourbox / P. Grebenkin / divulgação

Vale lembrar que bioluminescência é uma coisa e biofluorescencia é outra bem diferente:
  • A Bioluminescência é a propriedade de seres capazes de emitir luz por si mesmos, como vaga-lumes, por exemplo, que captam o ultravioleta nocivo e emanam luz visível a olho nu;
  • A Biofluorescencia é a capacidade de absorver a radiação ultravioleta do Sol transformando-a em comprimentos de onda inofensiva, gerando uma coloração invisível ao olho nu.
"Talvez essas formas de vida também possam existir em outros mundos", afirmou a co-autora do estudo Lisa Kaltenegger, professora de astronomia e diretora do Instituto Carl Sagan.

A técnica se baseia na detecção de organismos biofluorescentes encontrados no fundo do mar pelo biólogo David Gruber. Ele conseguiu registrar o brilho de ao menos 180 espécies usando câmeras subaquáticas com filtro amarelo, que bloqueia a luz azul e revela a fluorescência.

Biofluorescência em corais registrada por David Grubber
Biofluorescência em corais registrada por David Gruber utilizando filtro amarelo,
que bloqueia a luz azul e revela a fluorescência.
Créditos: David Gruber

"Essa biofluorescência pode revelar biosferas ocultas em novos mundos através de seu brilho temporário, quando um clarão de uma estrela atinge o planeta", disse Kaltenegger.


Segundo ela, o processo chamado biofluorescência fotoprotetora torna os raios ultravioleta absorvidos em comprimentos de onda mais longos e definidos, deixando um sinal específico pelo qual os astrônomos possam procurar.

Para determinar os parâmetros do sinal biofluorescente que eles podem encontrar em outros mundos, pesquisadores usaram características de pigmentos fluorescentes de corais comuns da Terra para criar modelos de espectros e cores que podem ser investigados em planetas que teriam condições de abrigar formas de vida.


E com uma nova geração de telescópios poderíamos detectar exoplanetas que contêm esse brilho, caso eles realmente existam. 


"É um grande alvo para a próxima geração de grandes telescópios, que podem captar luz suficiente de pequenos planetas para analisá-los em busca de sinais de vida", completou Kaltenegger.


Imagens: (capa-ilustração/Galeria do Meteorito) / David Gruber / Colourbox / P. Grebenkin / divulgação
29/01/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

5 comentários:

  1. Essa é a diferença dos ciências-ainda-a-avançar, para o das MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS.

    Os das ciências-ainda-a-avançar, buscam vida extraterrestre que não existe, porque TERRA sempre foi é e será apenas uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS assim como FOGO, ÁGUA, AR e EC também sempre foram, e jamais PLANETA...

    E o das MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS, já encontrou VIDA EXTRAPLANETÁRIA... Que até mesmo em nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR "MACRO ÁTOMO" (PRIMITIVAMENTE E INDEVIDAMENTE CHAMADO DE NOSSO SISTEMA SOLAR), tem aos montes.

    SERES ELEMENTARES H2 COM CORPOS PREDOMINANTES NA 2° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA TERRA... Que habitam o 2° MACRO ELEMENTO ORBITAL = PLANETA-H2 (ENGANOSAMENTE E INDEVIDAMENTE VÊNUS A DEUSA DO AMOR E DA BELEZA)... Quente 500 graus célsius... Lamacento borbulhante... Submundo sufocante... Fedorento a enxofre...

    Com esses SERES ELEMENTARES H2, muito menos evoluídos e muito mais maléficos que nós.. 
    Não quero nem papo.

    SERES ELEMENTARES H3 CORPOS PREDOMINANTES NA 3° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA ÁGUA... Que habitam o 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL = PLANETA-H3 (INDEVIDAMENTE TERRA), Eu e tu...

    E SERES ELEMENTARES H4 CORPOS PREDOMINANTES NA 4° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA AR... Que habitam o 4° MACRO ELEMENTO ORBITAL = PLANETA-H4 (INDEVIDAMENTE MARTE DEUS DA GUERRA)... Muito mais evoluídos e muito menos maléficos que nós... Que por terem PREDOMINÂNCIAS ELEMENTARES corpóreas AR, nunca vistos fotografados ou filmados por sondas da NASA.

    Que de forma quase que totalmente invisíveis visitam nosso PLANETA-H3... Deixando muitos arrepiados e sentindo um friozinho com suas proximidades... Faço questão de fazer amizade, e com as fêmeas: mais que isso.

    Apenas para os que não são QI de ameba, postamos novas DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS em nosso blogger, com mesmo nome.

    ResponderExcluir
  2. Boa ideia! Escreva as suas teorias no seu blog e quem quiser ler as suas larotas que vá lá ler. Combinado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema Anônimo, é que todas as vezes que faço isso, tem um tal de Anônimo que fica desesperado para que eu volte a comentar aqui, inclusive cometendo crimes de pegar comentários anteriores que fiz em outras postagens e artigos do conceituado GM... Postá-las em artigos que nada tem a ver, utilizando indevidamente meu nome: como se eu fosse...

      Outras vezes, roubando descaradamente minhas propriedades intelectuais... Postando-as aqui, como se suas fossem.

      Como tudo que digo provo:

      É só acessar os links de postagens do próprio GM, conforme abaixo:

      https://www.galeriadometeorito.com/2021/01/segredo-do-meteorito-misterioso-parece.html

      Em que o Anônimo postou comentário utilizando meu nome em cor negrito, já que quando eu posto diretamente, sai em cor azul...

      E no artigo GM link:

      https://www.galeriadometeorito.com/2021/01/rarissimo-2-cometas-acabam-de-mergulhar.html

      Em que o Anônimo roubou o comentário anterior que eu havia postado, e postou como se dele fosse.

      Ou seja meu caro:

      A lenda, sempre será a lenda.

      Excluir
  3. Acharam algum planeta como o do filme Avatar? Falando sério, com o emprego de tanta tecnologia diferente é impossível não detectarem alguma forma de vida biológica nos próximos anos.

    ResponderExcluir