Raríssimo: 2 Cometas acabam de Mergulhar no Sol em 18 de Janeiro de 2021

2 cometas mergulham no sol em janeiro de 2021

Imagens da sonda SOHO mostram o momento em que os dois cometas fazem o mergulho da morte

Imagens do coronógrafo Lasco C2, do Observatório Solar e Heliosférico (SOHO) captaram o momento em que dois cometas do tipo "sungrazer" (rasantes) fazem um mergulho mortal em nosso Sol, sendo um deles extremamente brilhante.


O cometa da esquerda (o mais brilhante) pertence à família Kreutz - um grupo de cometas que os astrônomos acreditam ser os destroços de um cometa gigantesco que existiu há milhares de anos, e que por algum motivo (talvez por conta do efeito de maré da gravidade do Sol) se desintegrou em centenas de milhares de cometas menores. A órbita desses objetos corrobora a teoria.


"Um desse só é visto a cada 1 ou 2 anos, devia ter cerca de 50 metros de diâmetro mas foi totalmente destruído pelo Sol", disse Karl Battams, especialista do Laboratório de Pesquisa Naval em Washington DC, EUA.

Dois cometas mergulham no Sol ao mesmo tempo
Imagem obtida pelo observatório SOHO mostra os dois cometas que mergulharam no Sol em 18 de janeiro de 2021, antes de serem completamente desintegrados.
Créditos: NASA / ESA / SOHO

O segundo cometa (da direita) tem brilho tênue, e não pertence à família Kreutz, apesar de também ser um cometa rasante (sungrazer).

Ambos os cometas foram completamente desintegrados após a grande aproximação com o Sol. De acordo com estimativas do especialista Karl Battams, o cometa mais brilhante devia ter cerca de 50 metros de diâmetro.

Os cometas da família Kreutz percorrem a mesma trajetória em torno do Sol, e durante o afélio (ponto de maior distanciamento do Sol) chegam a 170 UA (Unidades Astronômicas do Sol) - lembrando que 1 UA é o equivalente a distância média entre a Terra e o Sol - na direção da constelação do Cão Maior.


A Família Kreutz de cometas foi identificada pelo astrônomo alemão Heinrich Kreutz, sendo que o primeiro exemplar pode ter sido observado por Aristóteles no ano de 371 a.C.

Até hoje, o observatório SOHO já identificou mais de 4.000 cometas rasantes. 



Imagens: (capa-SOHO) / SOHO / divulgação
19/01/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

9 comentários:

  1. Só 50 mts de diâmetro? Não sabia que existiam cometas tão pequenos

    ResponderExcluir
  2. Só 50 mts de diâmetro? Não sabia que existiam cometas tão pequenos

    ResponderExcluir
  3. Só 50 mts de diâmetro? Não sabia que existiam cometas tão pequenos

    ResponderExcluir
  4. Muitos não sabem, mas na época do SPUTNIK, não se dominava ainda a técnica de ISOLAMENTO TÉRMICO... Capaz de suportar a altíssima temperatura, e manter o genialíssimo Yuri Gagarin vivo, no complicado processo de reentrada, em órbita do nosso PLANETA.

    Os genialíssimos da ROSCOSMOS já sabiam disso, até mesmo pelo não retorno da cadelinha Laika viva... E outros...

    Nessa época, sequer conheciam minerais raros que chamam de TERRAS RARAS... Nas quais o BRASIL é praticamente único em possuí-las, que servem para os necessários ISOLAMENTOS TÉRMICOS de módulos de reentrada... Ônibus espaciais e tudo mais.

    E esse processo até hoje é dificílimo... Complicadíssimo... Arriscadíssimo... E não 100% dominado.

    Tanto é que a NASA, aposentou os gigantescos Ônibus Aeroespaciais que exigiam grandes áreas a serem protegidas com ISOLAMENTO TÉRMICO de reentrada, optando por enviar e retornar seus cosmonautas apenas a ESTAÇÃO ORBITAL INTERNACIONAL, pelo menor, melhor e mais seguro: módulos russo.

    Já sou um homem de idade, mas se eu fosse jovenzinho e tivesse que sair e reentrar na órbita do nosso PLANETA H3 que chamam indevidamente de TERRA fisicamente falando...

    Optaria por todo sistema RUSSO.

    Nessa área, a ROSCOSMOS, é bem melhor que a NASA.

    Já na área de TI e comando de controles a distância, a NASA, está muito a frente da ROSCOSMOS.

    Voltando ao genialíssimo e corajosíssimo Yuri Gagarin:

    Ninguém para constatar que o nosso PLANETA é azul, necessariamente, necessita sair da órbita do mesmo...

    Verdade é que Yuri Gagarin, foi o primeiro a ser lançado ao espaço, em alturas tão elevadas que permitisse isso, e ter voltado vivo.

    Mas ninguém que dentro de uma capsula apenas metálica como era a SPUTNIK, suportaria o elevadíssimo atrito abrasivo... Elevadíssima Temperatura causada por esse atrito abrasivo de reentrada... Já dentro de órbita ainda com a capsula quentíssima... Abriria a comporta, sairia da mesma vivo mesmo com roupa-térmica... Com cilindro e mascara de oxigênio... Saltaria com paraquedas... Apareceria numa fazenda: e seria resgatado.

    O genialíssimo e corajosíssimo Yuri Gagarin, foi inquestionavelmente falando, pioneiro em muitas coisas, e merece ser considerado mesmo, um grande herói russo.

    Mas não foi o primeiro a sair de órbita.

    ResponderExcluir
  5. Uma vez eu estava observando aqui o monitoramento do sol,creio eu que foi ano passado(2020) quando mostrou um cometa,um pouco menos brilhante, desse mesmo jeito ai do vídeo.Mas passou batido porque não apareceu nenhum comentário sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo; Tem sentido esse teu comentário. Principalmente porque até hoje, ainda não conseguirem colonizar o ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO que ESTABILIZA A ROTAÇÃO E CICLOS DAS MARÉS DO NOSSO PLANETA... Que lunáticos não por serem doidos, mas simplesmente por gostarem do TONHO... Mesmo sabendo que um ESTABILIZADOR, é: continuam chamado primitivamente de LUA.

    E o pior de tudo, é que fica o homem do CHARUTÃO DE CANNABIS... Enganando Zé Hospício, dizendo que vai levá-lo para o 4° MACRO ELEMENTO ORITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR "MACRO ÁTOMO" (INDEVIDAMENTE NOSSO SISTEMA SOLAR)... Que ele assim como os legionários romanos, ainda chama primitivamente e indevidamente de MARTE DEUS DA GUERRA... Pro Zé que é MINEIRO de BARBACENA, plantar ORA-PRO-NÓBIS... Criar leitão... E fazer torresmos.

    Tu és inteligente Anônimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo; Não que eu me julgue intelectual, porque o que entendo mesmo, é de MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS.

      Mas apropriar-se indevidamente de conteúdo intelectual, também é crime.

      Excluir
    2. Se o propósito, é que eu comente Anônimo: não precisa fazer isso. É só solicitar.

      Excluir
  7. Pois é Bé Zonifácio, cê tem razão, eu tô aqui faz um tempão e num vi bandeira americana nenhuma fincada na Lua (ops, ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO). Bandeira aqui, só a do Sport Recife que eu trusse de lá

    ResponderExcluir