O que é essa estranha rocha verde em Marte? Perseverance está tentando descobrir

estranha rocha verde encontrada em Marte

O laser do Perseverance ainda não conseguiu "perfurar" essa estranha rocha marciana

O rover Perseverance da NASA está esperando o seu companheiro, o helicóptero Ingenuity, fazer seu primeiro voo motorizado e controlado em outro planeta. Enquanto isso, Perseverance acabou encontrando uma rocha diferente, de cor esverdeada na superfície do Planeta Vermelho. A equipe responsável pela missão ficou em polvorosa, e muitas hipóteses estão surgindo...


Seria um fragmento da própria rocha local? Ou um pedaço de Marte de uma região distante que foi arremessado após um grande impacto? Um meteorito? Ou qualquer outra coisa bizarra?

Essa rocha esverdeada tem cerca de 15 cm de comprimento, e se você olhar bem de perto, pode ver uma fileira de pequenos furos feitos pelo laser do rover Perseverance:

Estranha rocha verde em Marte
Estranha rocha verde encontrada em Marte.
Créditos: NASA / Perseverance / divulgação

O laser é parte do instrumento SuperCam. Os cientistas esperam que, com o tempo, o laser nos dê mais informações sobre a composição dessa estranha rocha, o que deverá revelar sua origem, como por exemplo, se pertence ao local onde foi encontrada, ou se foi arremessada de outra região marciana ou quem sabe, se é um meteorito. Se ela não se formou em sua localização atual, a água pode tê-la levado para a Cratera Jezero, ou pode ser um meteorito como o que o rover Curiosity encontrou em 2014.

Perseverance é a peça central da missão Mars 2020 da NASA, de US $ 2,7 bilhões. O veículo espacial do tamanho de um carro começou seu trabalho no Planeta Vermelho em 18 de fevereiro, explorando a Cratera Jezero em busca de sinais de vida antiga. A cratera costumava ter um lago profundo e um delta de rio, proporcionando muitos ambientes interessantes para o Perseverance explorar. O rover irá coletar as amostras mais promissoras para uma possível missão de retorno de amostras até 2030.


Perseverance tem sete instrumentos científicos a bordo. O SuperCam fica no topo do mastro do Perseverance e pode emitir feixes de laser a até 7 metros de distância. Cada feixe de laser tem a capacidade de "vaporizar" parte da rocha. e assim, revelar sua composição através de análises feitas pelas câmeras e espectrômetros do SuperCam.

A primeira atividade do SuperCam em Marte foi em 2 de março, quando disparou seu laser contra um alvo chamado Máaz, que significa Marte em Navajo (língua indígena americana).


A equipe do Perseverance nomeou informalmente a região da Cratera Jezero de Canyon de Chelly, em homenagem a um monumento nacional em terras Navajo no nordeste do Arizona, e a Nação Navajo está trabalhando em consulta com o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA para selecionar nomes apropriados para usar em Marte.



Imagens: (capa-NASA) / NASA / divulgação
05/04/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

3 comentários: