Chegou a Temporada da Via Láctea! Veja como observar os braços da nossa Galáxia no céu nessa época do ano

Chegou a Temporada da Via Láctea! Veja como observar os braços da nossa Galáxia no céu nessa época do ano

Aproveite o inverno do hemisfério sul (e verão do hemisfério norte) para ver os braços da nossa Galáxia rasgando os céus de todo o mundo!

O inverno aqui do hemisfério sul é a época da Via Láctea! Os braços espirais da nossa galáxia ganham altura após o pôr-do-Sol, e se você mora em uma região longe das cidades grandes, com certeza já deve ter reparado no rastro esbranquiçado de estrelas que toma conta do céu noturno.


Jean Carlos do Clube de Astronomia e Ciências de Rondônia fotografou a Via Láctea no dia 07 de Julho de 2021 na Zona Sul de Porto Velho, Rondônia:

Foto Jean Carlos Via Láctea - clube de astronomia e ciências de rondônia

A imagem acima mostra a Via Láctea com o fundo estrelado. Ela foi feita utilizando uma câmera Canon T6i (não modificada), com um empilhamento de 50 frames feito com montagem motorizada. O pós processamento foi feito utilizando o software Deep Sky Stacker, além de edições de imagem.

E vale lembrar: a temporada da Via Láctea se repete todos os anos, sempre nessa mesma época. Abaixo, veja um registro também feito por Jean Carlos mostrando a Via Láctea vista de Triunfo / RO, em 2019:

Via Láctea por Jean Carlos de Rondônia


A Via Láctea é vista do mundo todo!

Pra quem vive no hemisfério norte, agora é verão, e lá a temporada da Via Láctea também está chamando a atenção.


Juan Carlos Casado foi a um dos melhores locais de céu escuro e no dia 30 de junho de 2021 conseguiu registrar algo incrível - a Via Láctea com uma visão de olho de peixe no Observatório do Teide no Tenerife, nas Ilhas Canárias:

Via Láctea por Juan Carlos Casado nas Ilhas Canárias

"Usando uma lente olho de peixe, tirei 22 fotos e envolvi-as nesta apresentação de 'miniplaneta' ", disse Juan Carlos. "Todo o arco da Via Láctea estava visível."

O "mini-planeta" de Juan Carlos está envolto por uma bolha de luz verde. Este é o airglow - um fenômeno semelhante às auroras, causado por reações químicas na alta atmosfera. O leve airglow é melhor fotografado em locais extremamente escuros nas noites em que a Lua está na fase Nova ou abaixo do horizonte. Muitas vezes aparece em longas exposições da Via Láctea.


Isso significa que também estamos na temporada de airglow. Entre meados de Junho, Julho e Agosto, temos a melhor época do ano para ver a Via Láctea, e em noites muito escuras o "airglow" também é visível.


Imagens: (capa-Daniel Thomas Gum) / Daniel Thomas Gum / Jean Carlos / Juan Carlos Casado / divulgação
13/07/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. Para que nunca saboreou tamanho vislumbre, eu recomendo que se programe e vá para algum lugar longe da poluição luminosa, e em uma noite sem Lua e clima favorável. Não dá mais vontade de parar de olhar o céu. Eu tive o privilegio de ir em um local assim e nestas condições de Lua e clima. Melhor ainda que lá não pegava nem internet e nem sinal de celular; as pessoas viam-se obrigadas a conversar como gente. E com a Via Láctea inspirando a conversa, o bate-papo foi longe! Foi uma noite fantástica! Recomendo muito uma experiência assim!

    ResponderExcluir