Vai acontecer uma tempestade de meteoros em 31 de agosto de 2021? Saiba tudo sobre a chuva de meteoros Aurigids 2021

tempestade de meteoros aurigids 2021

O que vai acontecer no céu na noite de 31 de agosto de 2021?

De fato, a chuva de meteoros Aurigids (ou Aurigidas) é real - ela acontece todos os anos, entre os dias 28 de agosto e 5 de setembro, quando a Terra passa por um rastro de detritos deixados pelo Cometa Kiess (C/1911 N1). Mas recentemente, a internet tem sido bombardeada com a especulação de um possível outburst - pico inesperado e abrupto na quantidade de meteoros vistos por hora.



Entendendo a chuva de meteoros Aurigids

Além de ser ativa por um curto período de tempo (apenas entre 28 de agosto e 05 de setembro), a chuva Aurigids também não é intensa, produzindo geralmente cerca de 5 meteoros por hora durante seu pico, que acontece entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro.

Mas isso acontece todos os anos. Exclusivamente no ano de 2021, foi emitido um alerta pela IMO (Organização Internacional de Meteoros), onde é apontado um possível outburst dessa chuva.

Constelação do Cocheiro - Auriga - vista do hemisfério norte
Constelação do Cocheiro (Auriga) vista do hemisfério norte.
Créditos: divulgação

De fato, quando a chuva de meteoros Aurigids foi descoberta em 1935, isso só aconteceu por conta de um outburst observado na Europa. Isso não aconteceu novamente até 1986. Oito anos depois aconteceu mais uma vez, em 1994.


Uma tempestade de meteoros no dia 31 de agosto?

Desde então, não foram observados novos outburst, mas os astrônomos acreditam que podemos ter um aumento significativo na taxa de meteoros que poderão ser observados a cada hora.

Não fica claro quantos meteoros podem riscar o céu a cada hora, mas algo em torno de 50 meteoros por hora (podendo chegar a 100 meteoros por hora) não seria surprendente.


Mas calma! Existe um horário previsto: entre 18h15 à 18h45 pelo horário de Brasília (21:15 à 21:45 UTC) do dia 31 de agosto.

Vale ressaltar que o horário previsto é apenas uma estimativa, e que ainda assim, pode não ocorrer esse aumento esperado.


Vale a pena observar?

No vídeo abaixo, veja se realmente vale a pena observar o pico da chuva de meteoros Aurigids 2021 em 31 de agosto, e o que de fato podemos esperar dessa noite:


Aproveite para se inscrever em nosso canal! Curta, compartilhe e ative o sininho para receber as notificações e não perder nenhum vídeo novo!


Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
30/08/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários: