Tudo sobre Inspiration4 da SpaceX: saiba quando e como assistir e entenda o 1º voo espacial totalmente civil

tudo sobre Inspiration4

A janela de lançamento da Inspiration 4 abre na quarta-feira, 15 de setembro, às 21h22 pelo horário de Brasília

O primeiro lançamento totalmente civil da SpaceX está programado para acontecer nessa quarta-feira, 15 de setembro, levando uma mensagem de diversidade durante o terceiro vôo liderado por bilionários a ser lançado em 2021.


A missão, chamada Inspiration4, inclui quatro cidadãos que irão voar em uma espaçonave Crew Dragon para uma missão em órbita terrestre.

O bilionário Jared Issacman, fundador da Shift4 Payments, comprou o voo como parte de um esforço para arrecadar milhões para o St. Jude Children's Research Hospital. Ele é acompanhado por Haley Arceneaux, Sian Proctor e Chris Sembroski.

Inspiration4 é o terceiro vôo espacial de um bilionário em 2021. As outras duas - ambas missões suborbitais - foram o vôo do fundador da Virgin Galactic Richard Branson, e funcionários da empresa a bordo da missão Unity 22 em 11 de julho, e o vôo do fundador da Blue Origin Jeff Bezos e três outros passageiros (incluindo o notável aviador Wally Funk) que voaram a bordo de uma espaçonave New Shepard em 20 de julho.

tripulação da missão Inspiration 4
Tripulação civil da missão Inspiration4 com o foguete Falcon9 ao fundo.
Créditos: Inspiration4

Assim como esses outros dois voos, o Inspiration4 é composto em grande parte por civis sem experiência espacial, embora a tripulação tenha recebido treinamento básico para ter uma ideia do que esperar. Mas desta vez, a tripulação passará três dias orbitando a Terra, ao contrário dos breves voos suborbitais de Bezos e Branson.


Quando acontece o lançamento da Inspiration4?

O Inspiration4 está programado para decolar durante uma janela de lançamento que incialmente era de 24 horas, mas que foi reduzida para 5 horas e agora, está programada para acontecer às 21h22 pelo horário de Brasília (00:22 UTC).

Normalmente, os horários de lançamento estão sujeitos a fatores como tráfego espacial e clima no local de lançamento e em quaisquer locais de emergência próximos. Como outros lançamentos do Crew Dragon, Inspiration4 irá para o espaço a bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX.


Enquanto outras cápsulas Crew Dragons voaram com destino à Estação Espacial Internacional, a missão Inspiration4 não se encontrará com outra espaçonave nesta missão orbital. Por conta disso, a cápsula Dragon não precisará acoplar a nada, e com isso a SpaceX pôde colocar uma "janela domo", que dará visão privilegiada aos passageiros - um feito inédito em voos espaciais!

Janela Domo Nave Dragon - bilionário Jared Isaacman
Ilustração artística mostra como será a janela domo da Nave Dragon com o bilionário Jared Isaacman.
Créditos: Inspiration4


Onde será o lançamento da Inspiration 4?

O lançamento acontecerá no histórico Complexo de Lançamento 39A da NASA no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, no dia 15 de setembro. A SpaceX alugou o Complexo de Lançamento 39A da NASA e modificou a plataforma para os lançamentos do Falcon 9 e do Falcon Heavy.

O lançamento mais famoso do Pad 39A foi o esforço de pouso na Lua de estreia da Apollo 11 em julho de 1969, mas também foi usado em todos os programas da Apollo e do ônibus espacial para missões tripuladas. O programa do ônibus espacial foi retirado em 2011, e a SpaceX assinou um contrato de arrendamento de 20 anos para o Pad 39A em abril de 2014.


Os espectadores que desejarem assistir ao lançamento no Complexo de Visitantes do Kennedy Space Center da NASA precisarão comprar os ingressos online com antecedência. Para obter uma lista de outros bons lugares próximos para assistir ao lançamento gratuitamente, verifique as dicas de visualização de lançamentos da NASA aqui.


Quem vai participar da Inspiration 4?

Cada um dos quatro membros da equipe da Inspiration4 foi selecionado para representar um dos "pilares" de apoio do Hospital St. Jude Children's Research: liderança, esperança, generosidade e prosperidade.

Tripulação Inspiration4
A tripulação da missão Inspiration4. Da esquerda para a direita: Chris Sembroski, Sian Proctor, Jared Isaacman e Hayley Arceneaux.
Créditos: Inspiration4

Os quatro membros da tripulação da Inspiration4 são:

Jared Isaacman ("Liderança"), 37, fundador e CEO da Shift4 Payments. Isaacman também acumulou cerca de 6.000 horas como piloto privado. Isaacman teve o sonho de toda a vida de ir para o espaço e em entrevistas na mídia, disse que queria fazê-lo enquanto doava outros lugares para pessoas merecedoras. Ele servirá como o comandante do vôo.

Hayley Arceneaux ("Esperança"), 29, assistente de medicina do hospital e sobrevivente de câncer ósseo infantil da Louisiana (que também foi tratada no hospital St. Jude quando criança). Ela foi selecionada para representar a instituição de caridade para a qual Isaacman planeja arrecadar dinheiro. Ela será a primeira pessoa a voar no espaço com uma prótese. Isaacman convidou pessoalmente Arcenaux para se juntar à missão como seu oficial médico-chefe.


Chris Sembroski ("Generosidade"), 42, é engenheiro de dados da Lockheed Martin da Carolina do Norte. Sembroski é um entusiasta do espaço de longa data com experiência amadora como astrônomo e foguetes. Ele é um ex-conselheiro do Acampamento Espacial e, como muitos astronautas, é um veterano da Força Aérea dos Estados Unidos. Sembroski é o vencedor de um sorteio realizado por Isaacman para arrecadar dinheiro para St. Jude. Ele servirá como especialista da missão.

Sian Proctor ("Prosperidade"), 51, geocientista e especialista em comunicação científica que participou de quatro missões análogas espaciais. Proctor foi escolhida como a vencedora do concurso Shift4Shop de Isaacman, que pediu aos participantes que criassem um site de comércio eletrônico e gravassem um vídeo sobre seus negócios. A loja "Space2Inspire" de Proctor oferecia cartões postais e gravuras de sua arte AfronautSpace, para iniciar conversas sobre mulheres negras na indústria espacial. Proctor será a primeira pessoa de Guam (Micronésia) a voar no espaço e servirá como piloto da missão.


Qual é o intuito da missão Inspiration4?

A missão tem o duplo objetivo de inspirar (daí o nome Inspiration) e conduzir ciência em órbita. O site oficial da missão Inspiration4 observa que o trajeto que será feito pela espaçonave sobre a Terra cruzará 90% da população mundial.


Além disso, a tripulação planeja se envolver em experimentos "projetados para expandir nosso conhecimento do Universo". O objetivo é abordar projetos "que de outra forma são incapazes de superar as altas barreiras da pesquisa tradicional baseada no espaço", acrescenta o site.

equipe da missão Inspiration4 durante treinamento
Equipe da missão Inspiration4 durante treinamento.
Créditos: Inspiration4

Investigadores do Translational Research Institute for Space Health (TRISH) do Colégio Baylor de Medicina, e investigadores da Weill Cornell Medicine irão "coletar dados ambientais e biomédicos e amostras biológicas dos quatro membros da tripulação do Inspiration4 antes, durante e após este histórico voo espacial", de acordo com uma nota oficial.

Os experimentos são abrangentes: eles vão estudar desde o genoma até o sangue, órgãos, comportamentos, e muito mais. Os cientistas participantes também se comprometem a tornar todos os dados biomédicos abertos ao público em um repositório, para fins de pesquisa.


Inspiration4 - Cronograma da missão

Um cronograma detalhado para as atividades da missão ainda não foi lançado no site da Inspiration4, mas temos alguma clareza sobre quando o horário oficial de lançamento será definido e as oportunidades de backup.

De acordo com a última atualização, o lançamento deve acontecer às 21h22 BRT de 15 de setembro. O lançamento pode, claro, sofrer alteração com base nas condições climáticas do local de lançamento e dos pontos estratégicos por onde o foguete irá passar.


A chegada está programada para três dias após o lançamento, e assim como nos voos anteriores da Crew Dragon, a espaçonave descerá na costa da Flórida com o famoso "splashdown" - quando a cápsula pousa na água. De lá, eles serão conduzidos até o Centro Espacial Kennedy, da NASA.


Onde assistir lançamento e a missão Inspiration4?

Na Netflix foi lançada a série "Inspiration4: Viagem Estelar". Do treinamento à decolagem, esta série documental acompanha a tripulação da Inspiration4 na primeira missão espacial composta apenas por civis. A série já conta com dois episódios. O terceiro episódio será lançado nessa segunda-feira (13) mostrando a preparação da equipe para o lançamento. O quinto e último episódio deve ser lançado no dia 30 de setembro.

série netflix inspiration4
Série da Netflix Inspiration4.
Créditos: divulgação

Em breve traremos mais notícias, e qualquer atualização, incluindo o lançamento da missão, poderá ser vista em nosso canal no YouTube.

Essa é a primeira vez que a Netflix produz um documentário mostrando uma situação real praticamente em tempo real, conforme a missão vai avançando. Inspiration4 é o passo mais ambicioso até hoje na exploração espacial fora do setor militar. Será a primeira expedição totalmente tripulada por civis a orbitar o planeta.



Imagens: (capa-Inspiration4) / Inspiration4 / divulgação
14/09/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. No final eles poderão comprovar que a Terra não é plana, que inveja. rs

    ResponderExcluir