Erupção do Vulcão Cumbre Vieja está sendo vista do Espaço!

erupção do vulcão cumbre vieja é vista do espaço

O astronauta Thomas Pesquet conseguiu fotografar a erupção do vulcão Cumbre Vieja da Estação Espacial Internacional

No dia 19 de setembro de 2021, o vulcão Cumbre Vieja, localizado em La Palma, nas Ilhas Canárias, entrou em erupção. O poder do vulcão de produzir erupções intensas mais a probabilidade de causar um pequeno tsunami no Brasil deixou o público atento.


Agora, a erupção está tão intensa que pôde ser vista até mesmo do espaço! O astronauta Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA), fotografou a lava em erupção da Estação Espacial Internacional no dia 22 de setembro:

Vulcão Cumbre Vieja visto do espaço - Thomas Pesquet
Vulcão Cumbre Vieja visto do espaço, fotografado pelo astronauta Thomas Pesquet a bordo da Estação Espacial Interncional.
Créditos: ESA / Thomas Pesquet

Um satélite da empresa MAXAR Technologies também conseguiu fazer um registro impressionante. A imagem foi feita no dia 21 de setembro, às 22:54 UTC (19h54 pelo horário de Brasília), onde podemos ver o vulcão durante o dia:

Vulcão Cumbre Vieja visto do espaço pelo satélite da empresa MAXAR Technologies
Vulcão Cumbre Vieja visto do espaço pelo satélite da empresa MAXAR Technologies.
Créditos: MAXAR Technologies

A última vez que o vulcão Cumbre Vieja havia entrado em erupção foi em 1971. Uma espessa nuvem de fumaça se espalha na direção do Marrocos, indo para Argélia, Região do Mediterrâneo e segundo especialistas, deve chegar na Espanha e França nos próximos dias.


De acordo com o Serviço de Monitoramento da Atmosfera Copernicus da União Europeia (CAMS), a fumaça rica em dióxido de enxofre poderia até desencadear uma chuva ácida que é altamente tóxica para plantas e florestas. A sorte é que para que isso aconteça, a nuvem de dióxido de enxofre deve entrar em contato com a água da chuva, e como a nuvem vulcânica encontra-se muito alta, numa altitude de 5 quilômetros, isso não deve acontecer (pelo menos por enquanto).

Até agora, a lava lenta e incessante de Cumbre Vieja já cobriu mais de 166 hectares e mais de 350 construções. Ela segue na direção oeste com temperatura de aproximadamente 1.000°C, e deve encontrar com o mar nesse fim de semana. O encontro com a água do mar deve causar explosões e a liberação de gases tóxicos. Portugal já emitiu um alerta para a Ilha da Madeira, localizada a norte das Ilhas Canárias.

E todos os olhos estão atentos ao vulcão Cumbre Vieja. De acordo com o Instituto Vulcanológico das Canárias (Invulcan), a erupção deve ter uma duração de 24 à 84 dias.



Imagens: (capa-divulgação) / ESA / Thomas Pesquet / MAXAR Technologies / divulgação
23/09/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário