Explosão de duas estrelas em 2022 vai acontecer ou não?

explosão estrela kic 9832227

Teremos ou não uma supernova visível nos céus em 2022?

Depois de alguns estudos conflitantes o que se sabe afinal sobre a explosão do sistema binário de estrelas KIC 9832227? Elas vão mesmo iluminar o céu em 2022?!


Toda essa história começou ainda em 2017, quando uma equipe de pesquisadores do Calvin College, em Michigan, nos EUA, revelou que o sistema binário de estrelas 'KIC 9832227s' provavelmente iria se fundir e explodir em 2022, na constelação de Cygnus, ou Cisne.

De acordo com a previsão original poderíamos ver a explosão a olho nu, que se tornaria o objeto mais brilhante do céu noturno.

A comunidade científica, claro, se empolgou com a possibilidade de estudarmos um evento tão extremo, que acontece em média apenas a cada 10.000 anos, e o assunto ganhou muita relevância. Todos aguardando uma explosão histórica para 2022. Até um documentário com todos os detalhes possíveis já estava sendo programado para 2022 ou 2023...

Professor Lawrence Molnar que previu que o sistema binário de estrelas KIC 9832227 iria colidir em 2022
Professor Lawrence Molnar que previu que o sistema binário de estrelas KIC 9832227 iria colidir em 2022.
Créditos: calvin.edu

Infelizmente a empolgação acabou de forma abrupta, quando cerca de 1 ano depois Larry Molnar, o próprio responsável pela previsão original disse que houve um erro de digitação nos dados de observatórios e que, portanto, a previsão sobre a colisão entre estrelas para 2022 estava errada.

Desde então esse assunto some e reaparece na internet com versões conflitantes, o que gerou uma grande confusão, e a dúvida: "Afinal as estrelas vão se fundir e explodir ou não?"


Especialistas afirmam que sim, é certo que essa explosão vai acontecer em algum momento no futuro, mas muito provavelmente não 2022.

O problema é que esse sistema estelar parece bem instável, e algumas vezes confunde os observadores com intervalos dissonantes e aumentos de brilho repentinos, o que acaba gerando mais dúvidas em muitos pesquisadores. A maioria da comunidade científica acredita que nada deve acontecer em 2022, mas evitam bater o martelo sobre essa explosão, já que alguns dados parecem bem conflitantes.


Ou seja: na verdade sabemos que a explosão vai acontecer, sim, mas tudo indica que não será em 2022. Com certeza esse assunto não acaba aqui, e os cientistas estarão atentos a qualquer novidade que possa dar mais detalhes sobre essa explosão sem data marcada, ao menos por enquanto...



Imagens: (capa-ilustração) / calvin.edu / divulgação
05/10/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

12 comentários:

  1. Eu acho que o Tema é francamente mais aliciante que a PARANOIA em torno do clima !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que paranoia? Tá doido?

      Excluir
    2. Paranóia? Porque você acredita se paranóia?

      Excluir
    3. -Ressaltou o cara do chapéu de papel alumínio

      Excluir
  2. Bom dia, a um ano venho observando os Céus do ABC desde então tirei fotos de uma nave alienígena moradora de um prédio Residencial próximo ao Centro, ontem de madrugada acordei pelas três e meia da manhã e me deparei com duas estrelas me inprecionei com o tamanhos delas já observava a tempo mais de dois dias para cá o tamanho delas não está normal.

    ResponderExcluir
  3. Já até eu meu filho vimos.um portal se abrir por aqui. Os Céus por aqui ainda estranho quem quiser ver as fotos deixo aqui meu contato: 99724-2137...

    ResponderExcluir
  4. Desculpe digitei errado anotem 99724-1137 esse meu número

    ResponderExcluir
  5. Minha pomba é ótimo kkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Indico a todos verem as mensagens de Nossa Senhora, não percam essa oportunidade e preparem suas almas, nosso tempo aqui aqui na terra é passageiro e a vida na eternidade depende das suas atitudes e obras aqui.

    ResponderExcluir