Novo Sistema rápido para 'FATIAR' Asteroides e Cometas Perigosos promete salvar a Terra de forma simples e rápida

novo sistema para evitar colisão de asteroides e cometas - fatiar asteroides

Acaba de surgir o que parece ser o melhor plano para evitar grandes colisões de asteroides e cometas!

Asteroides e cometas são uma preocupação constante, e já temos muitas ideias sobre como lidar com eles. As estratégias são inúmeras, e vão desde o velho clichê de apelar a bombas nucleares até sistemas de "guincho gravitacional", que consistiria em desviar um asteroide de sua trajetória perigosa.


A NASA também conta com a Missão Dart, que pretende lançar um projétil contra o asteroide Didymos como um teste que poderá nos dar informações valiosas para quando realmente enfrentarmos esse tipo de ameaça.

E sim, segundo especialistas, fatalmente teremos que lidar com esse problema em algum momento no futuro, já que impactos de asteroides são inevitáveis no Universo.

Mas agora o Grupo de Cosmologia Experimental da Universidade de Santa Bárbara, na Califórnia apresentou uma nova estratégia que promete ser muito mais simples, prática, barata e rápida: Fatiar asteroides ou cometas com o que seria, segundo eles, "um método prático e eficaz de defesa planetária que permite escalas de tempo de mitigação extremamente curtas".


O parecer técnico do projeto foi publicado no jornal Advances in Space Research, e na Scientific American.

Essa abordagem diferente pretende quebrar qualquer rocha espacial ameaçadora em muitas partes, protegendo a Terra de futuros Impactos Perigosos de uma forma muito mais simples. E o melhor de tudo é que isso poderia ser feito com apenas algumas horas ou poucos dias de antecedência!

Os professores Philip Lubin e Alexander Cohen, líderes do projeto, explicaram que o sistema consiste em um tipo de  campo minado no caminho de um objeto que se aproxima, com muitas "hastes penetradoras" com cerca de de 30 centímetros de largura e 3 metros de comprimento, que inclusive podem ser recheadas de explosivos. 

Sistema eficaz de fatiar asteroide em rota de colisão com a Terra
Modelo mostra sistema eficaz de fatiar asteroide em rota de colisão com a Terra.
Créditos: Alexander Cohen / divulgação

Segundo eles, os explosivos, somados a velocidade do asteroide fariam com que qualquer rocha se quebrasse em muitos pedaços, e como esse campo minado pode se estender por uma grande área, as partes iriam se quebrando em pedaços ainda menores a cada nova barreira desse campo minado, de forma que quando atingisse a Terra seria apenas um conjunto de entulho que se queimaria na atmosfera, e mesmo que alguma parte maior restasse, causaria um dano muito menor do que o asteroide original inteiro.

A ideia é manter essas hastes em órbita preventivamente, e se algum objeto nos ameaçar, poderíamos movimentá-las no Espaço para qualquer posição desejada.

Claro, eles ressaltaram que seu sistema não irá impedir que a massa do asteroide atinja nosso planeta, mas ao dividi-la em várias partes, um asteroide que causaria uma extinção em massa se transforma apenas em vários eventos menores que no máximo causariam impactos regionais sem grande potencial de dano. 


Os responsáveis pelo projeto acreditam que os pedaços do asteroide fatiado seriam no máximo do tamanho de uma casa ou menores - o que ainda seria assustador - mas com certeza seriam muito menos perigosos do que um asteroide inteiro.

Colisão de asteroides com a Terra
Ilustração artística mostra a colisão de asteroides com a Terra.
Créditos: divulgação

Como exemplo, os especialistas falaram sobre o asteroide Apophis, um dos mais temidos, com seus 370 metros, de diâmetro. Segundo eles, um impacto direto de Apophis liberaria energia maior do que todas as armas nucleares da Terra combinadas, mas ele poderia ser quebrado em inúmeras partes menores até ficar inofensivo se fosse interceptado apenas 10 dias antes de sua chegada.

"Se você pode reduzir os grandes eventos, que são perigosos, em um monte de pequenos eventos inofensivos, você acaba atenuando a ameaça", disse Cohen em um comunicado.

Os físicos por trás da ideia também afirmam que esse método é o mais adequado para asteroides descobertos tardiamente, já que o campo minado poderia ser remanejado em questão de horas ou dias, destruindo qualquer asteroide e de bônus, ainda daria ao mundo um espetacular show de tempestade de meteoros como fogos de artifício para celebrar nossa salvação!

Lubin comparou seu projeto a um campo de agulhas de vacina protegendo o planeta inteiro. Uma vez colocados em posição, eles estariam prontos para qualquer ameaça, incluindo um cometa de longo período, para o qual qualquer aviso sempre será limitado.



Imagens: (capa-ilustração) / Alexander Cohen / divulgação
21/10/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

3 comentários:

  1. Faz isso não, Nasa. Precisamos que esses asteroides atinjam o lugar certo.

    ResponderExcluir
  2. Promoção! Fatiador doméstico de asteroides da Trambishop! Na Black Fraude! Aproveite! últimas unidades! Promoção válida até a próxima extinção em massa!

    ResponderExcluir