Tudo sobre a Chuva de Meteoros Orionidas 2021

tudo sobre a chuva de meteoros orionidas 2021

Entenda porque ela acontece, e saiba como observar os meteoros da chuva Orionidas do quintal da sua casa

A chuva de meteoros Orionidas (ou Orionídeas) acontece todos os anos entre os dias 15 e 29 de outubro, quando o nosso planeta passa por uma esteira de detritos que foi deixada pelo cometa Halley. Mas é na madrugada de 20 pra 21 de outubro que acontecerá seu pico - momento em que a maior quantidade de meteoros poderá ser observada.


Os detritos deixados por Halley queimam na atmosfera da Terra dando origem aos meteoros da chuva Orionidas. Geralmente os fragmentos que produzem esses meteoros têm o tamanho de um caroço de azeitona, e quando são um pouco maiores, como do tamanho de uma bola de tênis, produzem grandes bolas de fogo nos céus.


O nome dessa chuva de meteoros, Orionidas, se deve ao fato dos meteoros surgirem sempre da direção da constelação de Orion, que é o radiante da chuva.

Durante seu pico deste ano, que ocorre em 20 de outubro, a Lua estará na fase Cheia, nascendo antes da constelação de Orion, que é de onde os meteoros irão surgir. Por conta disso, olhe para a direita das Três Marias, evitando assim o brilho ofuscante da Lua.


Durante o pico, a chuva de meteoros Orionidas costuma produzir cerca de pelo menos 20 meteoros por hora, porém, nos anos de 2006 e 2009, a chuva Orionidas chegou a produzir mais de 60 meteoros por hora. Desde 2019, os especialistas esperam um aumento gradativo, novamente.

Seus meteoros são bem marcados e fáceis de serem observados. O melhor horário para observar essa chuva de meteoros é após a meia-noite, quando a constelação de Orion estará a uma boa altura nos céus.


Como observar a Chuva de Meteoros Orionidas 2021?

Não é necessário nenhum equipamento astronômico, como binóculos ou telescópios - o melhor é sempre visto a olho nu, já que as "estrelas cadentes" riscam o céu a velocidades altíssimas. Limitar seu ângulo de visão irá apenas impossibilitar sua observação.


Dê preferência para locais com céu limpo, sem nuvens, longe da poluição luminosa. Essa chuva de meteoros pode ser observada de todo o globo, portanto, de todo o Brasil.

Quanto mais estrelas você conseguir ver no céu, maiores serão as chances de observar uma boa quantidade de meteoros.


Radiante da chuva de meteoros  Orionidas
Radiante da chuva de meteoros Orionidas.
Por conta da fase da Lua durante o pico dessa chuva, olhe um pouco pra direita das "Três Marias".
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Olhe na direção leste a partir das 23h00 no seu horário local e encontre a constelação de Orion. Essa constelação é conhecida popularmente como "As Três Marias". Esta região do céu é o radiante dessa chuva de meteoros. Isso não significa que todos os meteoros surgirão de lá, mas sim que se traçarmos a rota inversa de cada meteoro, todos irão apontar para a região da constelação de Orion.


Transmissão ao vivo - Chuva de Meteoros Orionidas 2021

Teremos transmissão ao vivo da chuva de meteoros Orionidas 2021, com imagens em tempo real feitas a partir de câmeras de monitoramento de meteoros.

Aproveite para se inscrever em nosso canal no Youtube. Ative o sininho para receber as notificações e não perder nenhum vídeo novo.


Curiosidade: os meteoros do cometa Halley são conhecidos por serem muito rápidos, riscando o céu com velocidade superior a de outros meteoros. Eles chegam a atingir cerca de 66 km por segundo - 66 vezes mais rápido do que a bala de um rifle!


Apesar do pico da chuva de meteoros Orionidas ocorrer na virada de 20 pra 21 de outubro, ela pode ser observada um ou dois dias antes, mas claro, com taxas menores, continuando até o fim do mês, porém, a cada dia que se passa, uma menor quantidade de meteoros poderá ser observada. Então não perca seu pico de atividade!

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-divulgação) / STELLARIUM / divulgação
18/10/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário