3 cosmonautas russos chegam na Estação Espacial após 3,5 horas de 'perseguição espacial'

cosmonautas russos chegam na ISS

Três cosmonautas russos chegaram à Estação Espacial Internacional hoje (18 de março), encerrando uma breve "perseguição orbital"

Uma espaçonave russa Soyuz transportando Oleg Artemyev, Denis Matveev e Sergey Korsakov atracou no novo módulo Prichal da Estação Espacial Internacional (ISS) às 19:12 UTC quando ambos os veículos estavam sobrevoando o leste do Cazaquistão.


O encontro ocorreu menos de 3,5 horas após o lançamento da Soyuz no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

As escotilhas entre a Soyuz e a ISS abriram às 21:48 UTC, permitindo que os três cosmonautas encontrassem seus companheiros de tripulação no laboratório em órbita.


Artemyev, Matveev e Korsakov formam a primeira tripulação totalmente russa a decolar desde 2000, quando Sergei Zalyotin e Aleksandr Kaleri voaram na missão final para a Estação Espacial Russa, a Mir. Os cosmonautas fizeram muitas missões desde então, é claro, mas até hoje sempre compartilharam sua espaçonave com um astronauta profissional de outra nação ou com um turista espacial.

Estação Espacial Mir
Antiga Estação Espacial Mir.
Créditos: Roscosmos

Artemyev, Matveev e Korsakov devem permanecer a bordo da Estação Espacial Internacional até setembro. Os três recém-chegados estão se juntando a sete pessoas no laboratório em órbita: os cosmonautas Anton Shkaplerov e Pyotr Dubrov, Matthias Maurer da Agência Espacial Europeia e os astronautas da NASA Raja Chari, Thomas Marshburn, Kayla Barron e Mark Vande Hei.


Shkaplerov, Dubrov e Vande Hei não permanecerão em órbita por muito mais tempo; o trio retornará à Terra a bordo de uma Soyuz no próximo dia 30 de março. Este cronograma será mantido apesar da invasão da Ucrânia pela Rússia e do aumento das tensões geopolíticas que gerou diversos ataques contra a união EUA x Rússia na exploração espacial - incluindo uma "ameaça" do chefe da Roscosmos, Dmitry Rogozin, quando ele tuitou que a Rússia poderia acabar deixando Mark Vande Hei no espaço.


A estação espacial receberá ainda mais visitantes em breve. Em 3 de abril, a SpaceX planeja lançar a missão Ax-1, que enviará quatro cidadãos ao laboratório em órbita para uma estadia de oito dias. E a empresa de Elon Musk está programada para lançar a missão de astronautas Crew-4 da NASA em 19 de abril.


Imagens: (capa-NASA) / Roscosmos / divugação
18/03/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário