AO VIVO: Possível Tempestade de Meteoros Tau Herculidas 2022

AO VIVO - Possível Tempestade de Meteoros Tau Herculidas 2022

Na virada de 30 pra 31 de maio estaremos com as câmeras apontadas pro céu com monitoramento em tempo real

Chegou o grande dia! Nessa noite de 30 de maio e nas primeiras horas da madrugada de 31 de maio, poderemos ter um evento único e histórico - uma grande tempestade de meteoros.


Essa tempestade de meteoros está sendo esperada porque a Terra está prestes a atravessar uma região do espaço onde houve a quebra do núcleo do cometa 73P/SW3 (73P/Schwassmann-Wachmann).

Recentemente, um estudo feito pelo IMCCE (Instituto de Mecânica Celeste e Cálculos de Efemérides do Observatório de Paris) confirma mais uma vez que a tempestade de meteoros pode realmente acontecer. Será tudo ou nada - poderemos tanto ter uma noite comum, como um verdadeiro espetáculo com milhares de meteoros riscando os céus. Para descobrir, estaremos ao vivo!


Transmissão ao vivo - A Possível Tempestade de Meteoros

A nossa live com a cobertura da tempestade de meteoros terá início às 22h00 pelo horário de Brasília (01:00 pelo horário internacional) e estará disponível logo abaixo:


Para participar do chat, clique no vídeo para ser redirecionado ao Youtube. Aproveite para se inscrever em nosso canal!


Observando do quintal de casa

O horário previsto para que a tempestade de meteoros aconteça foi estimado para às 02h01 pelo horário de Brasília, já do dia 31 de maio. Segundo os especialistas, teremos uma janela de aproximadamente 20 minutos - momento em que a taxa de meteoros deve subir drasticamente, podendo atingir valores de dezenas de milhares de meteoros por hora.

Para observar do quintal de casa, reserve um tempo (antes das 02h00 da madrugada), para olhar para o céu. Nunca sabemos se a chuva pode ser antecipada por algum motivo. Por conta disso, estaremos ao vivo já a partir das 22h00 dessa segunda-feira (30 de maio).

Olhe na direção norte / noroeste do seu céu, a uma meia altura. Confira nossa matéria completa sobre a possível tempestade de meteoros da chuva Tau Herculidas clicando aqui.

Evite qualquer iluminação artificial que possa ofuscar sua visão dos meteoros mais fracos. Confira também nossa matéria especial com as 10 dicas para se observar uma chuva de meteoros.

E por fim, desejamos que os céus estejam o mais limpo possível para todos os observadores. Céus nublados impossibilitam a observação. E boa sorte a todos nós - podemos ter uma noite inesquecível!


Imagens: (capa-ilustração) / divulgação
30/05/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário