Maior asteroide a se aproximar da Terra em 2022 é flagrado nos céus da Itália

asteroide 1989 JA - maior asteroide de 2022

O asteroide 1989 JA de quase 2 km de diâmetro foi registrado pouco antes de sua máxima aproximação com a Terra

O astrônomo italiano Gianluca Masi, do Projto Virtual Telescope, registrou nos últimos dias a passagem do gigantesco asteroide de 1,8 km de diâmetro - 1989 JA (7335).


Este asteroide é o maior asteroide a fazer máxima aproximação com a Terra em 2022, e as imagens são incríveis, sobretudo, pelo fato da rocha espacial ter um tamanho que chega a ser assustador:

Asteroide Potencialmente Perigoso 1989 JA - Virtual Telescope Project
Asteroide Potencialmente Perigoso 1989 JA.
Créditos: Virtual Telescope Project

O asteroide 1989 JA, apesar de ser classificado como um PHA (Asteroide Potencialmente Perigoso), ele não representa uma ameaça para a Terra, até porque mesmo durante sua máxima aproximação com a Terra que acontece hoje (27 de maio) ele ainda está a uma distância maior do que 10x a distância da Lua.


O asteroide 1989 JA é realmente grande: 47x maior que o Cristo Redentor; 6x maior que a Torre Eiffel em Paris; 19x o tamanho da Estátua da Liberdade em Nova York e 2,5x maior que o Morro do Corcovado no Rio de Janeiro.

Sim, se ele colidisse com a Terra, os danos seriam globais. E para simular como e quais seriam esses danos, fizemos uma transmissão ao vivo no Youtube. Confira:



E podemos ficar tranquilos. Pelo menos com relação à esse asteroide. Se levarmos em consideração todas as próximas grandes aproximações do asteroide 1989 JA com a Terra dos próximos 100 anos, em nenhuma delas ele passará mais próximo da Terra do que hoje, 27 de maio.


Imagens: (capa-Virtual Telescope Project) / Virtual Telescope Project / divulgação
27/05/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário