Urgente - temos novas informações sobre a 'Tempestade de Meteoros' da chuva Tau Herculidas em 30 e 31 de Maio

novas informações sobre tempestade de meteoros tau herculidas de 30 e 31 de maio de 2022

Novas informações sobre a possível tempestade de meteoros em 30 e 31 de maio de 2022

Por conta de uma "explosão" do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann ocorrida em 1995, a quase insignificante chuva de meteoros tau Herculidas, que tem seu pico entre os dias 30 e 31 de maio, todos os anos, pode nos dar uma grande surpresa neste ano de 2022.


Agora, um novo estudo feito pelo Institut de Mécanique Céleste et de Calcul des Éphémérides (IMCCE), nos traz as últimas informações antes da possível tempestade acontecer. E a pergunta permanece: ela realmente vai acontecer?


Nova confirmação

O IMCCE do Observatório de Paris confirmou que, de fato, a tempestade de meteoros é bastante provável. Tudo ainda depende, basicamente, da velocidade em que os fragmentos do núcleo do cometa foram ejetados. Mas como saberemos?

Fragmentação do cometa 73p-sw3 em 1995
Fragmentação do cometa 73P/SW3 ocorrida em 1995 e registrada em 2006 pelos telescópios Spitzer e Hubble.
Créditos: NASA / ESA / divulgação

De acordo com as imagens de 2006 que mostram a grande fragmentação de 1995, houve uma sublimação intensa no cometa, o que resulta em maior velocidade de ejeção dos fragmentos. Análises preliminares sugerem que a velocidade de ejeção teve um fator de 2,7 quando seria necessário acima de 2,5.


O horário da tempestade de meteoros

Ainda de acordo com novos cálculos liberados pelo IMCCE, o horário previsto para esse outburst da Tau Herculidas é das 05:01 pelo horário internacional (02h01 pelo horário de Brasília).


Meteoros fracos ou brilhantes?

A velocidade que os fragmentos atingirão a Terra foi estimada em 12 km/s - uma velocidade extremamente baixa para meteoros. Isso significa que teremos meteoros curtos e de baixo brilho, que ficariam no limiar da visibilidade humana.


Por outro lado, se os fragmentos forem maiores do que os meteoroides comuns que atingem nossa atmosfera durante uma chuva de meteoros, então poderemos ter meteoros brilhantes e bem traçados.

O astrônomo Jérémie Vaubaillon, responsável pelo estudo do IMCCE, ainda nos alerta para duas outras possíveis tempestades da mesma chuva que também poderiam ocorrer na virada de 30 pra 31 de maio de 2022. Isso se deve ao fato de duas nuvens de detritos de 1892 e 1897.


Baja Califórnia - o melhor lugar

O radiante da chuva Tau Herculidas, no horário previsto para a tempestade, estará próximo do zênite (ponto mais alto do céu) da costa oeste dos EUA, como em Baja Califórnia.

Radiante da chuva de meteoros Tau Herculidas - ângulo de altitude no céu
Radiante da chuva de meteoros Tau Herculidas - ângulo de altitude no céu.
Créditos: IMCCE / divulgação

No hemisfério sul o radiante também se coloca acima do horizonte no horário indicado (~02h00), porém, na direção noroeste. Quanto mais ao sul do Brasil estiver o observador, mais próximo do horizonte estará o radiante, como mostra a imagem abaixo:


Pode ser uma verdadeira tempestade de meteoros

Além de não termos Lua ofuscando o céu noturno durante a madrugada de 31 de maio, poderemos ter um verdadeiro espetáculo.

Uma comparação com uma outra nuvem de detritos deixada por um cometa chamado 3D Biela - um cometa muito parecido com o 73P/SW3, com características quase idênticas - nos mostrou algo incrível: a grande fragmentação do núcleo do cometa 3D/Biela em 1842 e 1843 gerou um encontro da Terra com as duas nuvens de detritos em 1872 e 1885, produzindo tempestades de meteoros com taxas de 7.400 e 6.400 meteoros por hora, respectivamente.

Será igual com a Tau Herculidas mas primeiras horas de 31 de maio de 2022? Estaremos ao vivo em nosso canal no Youtube para ver se teremos ou não a tão esperada tempestade de meteoros. Não perca!



Imagens: (capa-ilustração) / NASA / ESA / IMCCE / divulgação
26/05/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário