Mercúrio é visto de pertinho após grande aproximação de BepiColombo

Mercurio fotografado em aproximação da missão BepiColombo

Este é o segundo sobrevoo que a missão BepiColombo faz em Mercúrio

A missão europeia e japonesa BepiColomobo completou seu segundo sobrevoo do planeta Mercúrio e as imagens coletadas pelas três câmeras de monitoramento (MCAM) estão chegando - são visões simplesmente fantásticas que mostram detalhes fascinantes do planeta mais próximo do Sol.


"Concluímos nosso segundo de seis sobrevoos em Mercúrio e voltaremos no próximo ano para o terceiro antes de chegar à órbita de Mercúrio em 2025", disse Emanuela Bordoni, vice-gerente de operações da nave espacial BepiColombo da ESA.

Mercúrio registrado por BepiColombo em 23 de junho de 2022
Mercúrio registrado por BepiColombo em 23 de junho de 2022.
Créditos: ESA / BepiColombo / MTM / divulgação

Este sobrevoo não é apenas diversão, mas sim para colocar a sonda na órbita de Mercúrio. BepiColombo está pronta para estudar Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, mas ela precisa da ajuda da gravidade de Mercúrio para ajustar sua órbita e velocidade para sua eventual órbita ao redor do planeta e esta é a maneira mais fácil e menos consumidora de combustível de entrar em órbita.


Embora ainda faltem alguns anos para o início da campanha científica, a equipe da missão não perdeu a chance de fazer um pouco de ciência enquanto a nave sobrevoava o pequeno planeta.

Mercúrio registrado por BepiColombo em 23 de junho de 2022 - câmera 2
Mercúrio registrado por BepiColombo em 23 de junho de 2022 - câmera 2.
Créditos: ESA / BepiColombo / MTM / divulgação

Com os instrumentos atualmente disponíveis, eles realizaram várias observações enquanto BepiColombo passava em torno de Mercúrio. A aproximação mais próxima, a apenas 200 quilômetros da superfície, aconteceu no lado noturno, então a câmera começou a fotografar o planeta cerca de cinco minutos depois, quando já estava a 800 km de distância, já no lado diurno. As imagens foram feitas por cerca de 40 minutos.


As imagens mostram alguns dos alvos científicos que a BepiColombo vai estudar, entre os quais está a Bacia Caloris, que parece ter campos de lava cem milhões de anos mais jovens que a própria cratera, e a cratera Heany, que é um candidato a vulcão a ser estudado.

Mercúrio registrado por BepiColombo em 23 de junho de 2022 - câmera 3
Mercúrio registrado por BepiColombo em 23 de junho de 2022 - câmera 3.
Créditos: ESA / BepiColombo / MTM / divulgação

"As imagens do primeiro sobrevoo em Mercúrio foram boas, mas as imagens desse segundo encontro são ainda melhroes", comentou David Rothery da Open University, que lidera o Mercury Surface & Composition Working Group da ESA e também é membro da equipe MCAM.


"As imagens destacam muitos dos alvos científicos que podemos analisar quando BepiColombo entrar em órbita. Quero entender a história vulcânica e tectônica deste planeta incrível."

Falamos também sobre essa grande encontro de BepiColombo com Mercúrio em nossa live:


BepiColombo estará em órbita ao redor de Mercúrio em dezembro de 2025, com a missão científica começando logo em seguida.


Imagens: (capa-ESA) / ESA / BepiColombo / MTM / divulgação
25/06/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário