Poderemos ver a colisão de 2 buracos negros supermassivos em 2025

Poderemos ver a colisão de 2 buracos negros supermassivos em 2025

Novo modelo de computador sugere que 2 buracos negros supermassivos estão prestes a colidir, e isso não vai demorar nadinha...

Podemos estar prestes a observar um evento incrível: dois buracos negros supermassivos estão à beira de uma colisão, e um novo modelo sugere que isso pode acontecer não em uma escala de tempo cósmica, mas nos próximos três anos! Observar a colisão de buracos negros pode nos dar detalhes incríveis em muitos campos da física e da astronomia no geral com relação aos buracos negros.


Desde 2015, as ondas gravitacionais da fusão de buracos negros (e estrelas de nêutrons) foram observadas pelo LIGO e Virgo. No entanto, aqueles eram pequenos buracos negros, que tinham a massa de grandes estrelas. Dessa vez estamos falando de buracos negros supermassivos!

Conforme relatado na revista Astronomy & Astrophysics, os pesquisadores acreditam que um par deles está dentro da galáxia J1430 + 2303, localizada na constelação de Bootes a cerca de 1 bilhão de anos-luz de distância. Os dois buracos negros têm uma massa combinada de 200 milhões de sóis - isso é mais de 45 vezes a massa de Sagittarius A*, o buraco negro supermassivo do centro da Via Láctea.

Simulação de computador mostra iminente colisão de 2 buracos negros supermassivos - NASA - Goddard
Simulação de computador mostra iminente colisão de 2 buracos negros supermassivos.
Créditos: NASA / Goddard

As ondas gravitacionais emitidas por colisões de buracos negros supermassivos ainda não podem ser detectadas com nossos observatórios, mas espera-se que tal evento libere muitas partículas de alta energia e luz. As emissões de J1430+2303 deram à equipe a ideia de que a fusão é iminente. Observações recentes dos buracos negros sugerem que a interação se repete com frequência e o modelo sugere que a colisão está muito próxima.


"Uma verificação cuidadosa de suas curvas óticas de luz feita pelo Zwicky Transient Facility (ZTF) revelou que as explosões tiveram um intervalo reduzido de cerca de um ano para apenas três meses até o final de 2021. Essas erupções podem ser interpretadas como emissões de bolas de plasma que são expulsas do disco de acreção do buraco negro supermassivo primário e sugadas por um buraco negro supermassivo secundário durante o cruzamento dos discos", disseram os autores do estudo.

"Desenvolvemos um modelo de trajetória para explicar a evolução do período e previmos que o binário se fundiria dentro de três anos, tornando as observações de acompanhamento de vários comprimentos de onda bastante urgentes e emocionantes".

Simulação de dois buracos negros colidindo

A equipe argumenta que as observações são melhor explicadas pelos buracos negros supermassivos binários, mas eles não encontraram o que eles chamam de "fumaça do tiro" que provaria que existem dois buracos negros por lá.

A fumaça do tiro que eles dizem é a emissão de ferro e potássio no disco que circunda o buraco negro. A emissão até pode ser vista, mas a qualidade não é alta o suficiente para detectar mudanças e provar que de fato existem alí dois buracos negros.


Cientistas chineses conduziram uma nova análise da emissão de raios-X da galáxia usando dados de 200 dias de observações dos telescópios espaciais XMM-Newton, NuSTAR, Chandra e Swift.

Esses dados confirmaram as oscilações da emissão de raios-X provenientes do centro da galáxia J1430+2303, que varia várias vezes em uma escala de vários dias. A matéria em torno do epicentro dos eventos exibe rápidas mudanças de velocidade. Esse quadro é consistente com a hipótese de uma futura fusão.


Ning Jiang e seus colegas escrevem sobre isso em um artigo que foi aceito para publicação na revista Astronomy & Astrophysics e está disponível na biblioteca de pré-impressão arXiv. Um segundo estudo publicado agora em 25 de agosto de 2022 também já está disponível.

As observações desta galáxia continuam, e podemos ter novas informações a qualquer momento. Se a equipe estiver realmente certa, poderemos ter uma visão sem precedentes da colisão monstruosa de dois buracos negros supermassivos.



Imagens: (capa-ilustração) / NASA / Goddard
30/08/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário