Buracos negros ativos estão matando suas galáxias

Buracos negros ativos estão matando suas galáxias

Galáxias antigas com buracos negros muito ativos estão morrendo de verdade!

Um novo estudo usando observações astronômicas arquivadas em todo o espectro eletromagnético chegou a uma conclusão bastante surpreendente e um tanto inquietante: buracos negros supermassivos nos centros de muitas galáxias podem ter suprimido a formação de estrelas - seria uma sentença de morte para essas galáxias?


Em termos muito gerais, quando olhamos ao redor do Universo próximo hoje, vemos dois tipos de galáxias: aquelas que ainda estão produzindo estrelas, como a Via Láctea, e aquelas que não produzem. Muitas dessas galáxias são elípticas - galáxias parecidas com bolas de algodão que têm muitas estrelas, mas praticamente nenhum gás e poeira, o combustível bruto para fazer estrelas. E, de fato, as estrelas nessas galáxias são muito antigas, indicando que as galáxias formaram estrelas no início, mas depois pararam por algum motivo.


Estrelas massivas são luminosas e azuis e não vivem muito, então as galáxias formadoras de estrelas tendem a ser mais azuis. Galáxias com estrelas mais velhas parecem mais vermelhas, então as chamamos de "vermelhas e mortas".

Ilustração artística compara uma galáxia viva com nascimento de estrelas com uma galáxia morta - NASA
Ilustração artística compara uma galáxia viva com nascimento de estrelas (esquerda)
com uma galáxia morta onde estrelas não estão nascendo (direita).
Créditos: NASA


As galáxias condenadas à morte

Os astrônomos suspeitam que o que esteja impedindo a formação de estrelas nessas galáxias vermelhas e mortas são seus buracos negros. Todas as grandes galáxias têm buracos negros supermassivos em seus centros, com milhões ou mesmo bilhões de vezes a massa do nosso Sol. Não sabemos exatamente como eles crescem, o que é um dos maiores quebra-cabeças da cosmologia no momento. Mas eles se alimentam, e muito!

Quando a matéria cai em direção ao centro galático, ela se acumula ao redor do buraco negro e fica terrivelmente quente. Isso cria um poderoso vento de partículas subatômicas que pode fluir para longe do buraco negro a uma velocidade tremenda, com impulso suficiente para realmente soprar o material que alimenta o buraco negro. Se for poderoso o suficiente, pode realmente soprar todo o gás da galáxia, impedindo a formação de estrelas.


As galáxias estão morrendo?

Para descobrir, os astrônomos realizaram observações do Universo distante com vários telescópios, observando desde a luz-visível como também no infravermelho, rádio e raios-X.


Eles dividiram as galáxias em dois grupos: aquelas com formação estelar ativa e as não ativas. As galáxias onde nascem muitas estrelas produzem muita radiação ultravioleta, que é desviada para o vermelho na luz visível e para o infravermelho em galáxias muito distantes. 

Os buracos negros que se alimentam ativamente produzem muitos raios-X e ondas de rádio, então eles observaram esse comprimento de onda em seguida.

Imagem composta por dados do observatório Subaru e do observatório VISTA mostram galáxias a uma distância média de 10 bilhões de anos-luz que estão morrendo
Imagem composta por dados do Observatório Subaru e do Observatório VISTA mostram galáxias a uma distância média de 10 bilhões de anos-luz que estão morrendo.
Créditos: NAOJ / Subaru Telescope / VISTA Observatory / divulgação

A conclusão foi que as galáxias mais ativas com buracos negros em crescimento eram mais propensas a terem uma queda brusca no nascimento de estrelas. Em outras palavras, parece que no geral, os buracos negros muito ativos estão sufocando a formação de estrelas em suas galáxias hospedeiras, um processo que os astrônomos chamam de extinção.

Sim. Alguns buracos negros estão realmente matando suas galáxias hospedeiras. Mas isso não é uma regra que vale para todas as galáxias.


Algumas galáxias com buracos negros muito ativos continuam tendo uma formação grande de estrelas. Outras galáxias com buracos negros dormentes também não exibem uma formação de estrelas e parecem estar morrendo. Por que elas são diferentes da maioria? Isso ainda é um mistério.


Imagens: (capa-ilustração) / NASA / NAOJ / Subaru Telescope / VISTA Observatory / divulgação
29/08/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário