Bola de Fogo Misteriosa rasga céus do Reino Unido e surpreende observadores

Bola de Fogo Misteriosa rasga céus do Reino Unido e surpreende observadores

Um meteoro com duração de 20 segundos foi registrado nessa quarta-feira (14) por centenas de pessoas no Reino Unido

Eram exatamente 22h00 do horário local quando os irlandeses avistaram algo muito brilhante nos céus. O meteoro do tipo bola de fogo rasgou os céus da Irlanda e da Escócia, podendo ser visto em todo o Reino Unido. O fenômeno aconteceu nessa última quarta-feira, 14 de setembro.


Até o momento o site da Organização Internacional de Meteoro (IMO) já conta com mais de 1.000 relatos, e centenas de vídeos surgiram na internet. A duração do meteoro foi excepcionalmente longa, de aproximadamente 20 segundos, o que é bastante incomum para os meteoros.


Meteoros originados por resquícios de rochas espaciais entram na atmosfera da Terra numa velocidade média que varia de 120.000 à 128.000 km/h. Já a reentrada de lixo espacial é diferente, pois tem uma velocidade muito mais baixa que geralmente varia de 40.000 à 48.000 km/h.


Com isso, tudo indicava se tratar da reentrada de lixo espacial. De início, foi sugerida a reentrada de um Starlink, da empresa SpaceX. Porém, logo em seguida, o astrofísico Jonathan McDowell postou no Twitter que não havia registro de reentrada de Starlink ou de qualquer outro lixo espacial para aquele horário e região.


O que era o objeto, afinal de contas?

Até agora não há um consenso, mas caso tenha sido um meteoro produzido por uma rocha espacial, então podemos esperar pela queda de meteorito naquela região. Caso contrário, podemos esperar apenas por alguma sobra de ferro retorcido.


De qualquer forma, podemos dizer que essa bola de fogo super longa foi um dos meteoros mais belos registrados nos últimos tempos!


Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
15/09/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário