Mistério das Luzes de Hessdalen - um fenômeno atmosférico misterioso que não tem explicação científica

Mistério das Luzes de Hessdalen - um fenômeno atmosférico misterioso que não tem explicação científica

As estranhas luzes de Hessdalen ainda não têm uma explicação científica e dão margem a muitas teorias de conspiração

Imagine observar enigmáticas bolas de luz brancas ou amarelas, do tamanho de carros, que se movimentam em locais escuros e remotos sem nenhuma razão aparente. As aparições geraram até mesmo um fluxo turístico na região de Hessdalen, na Noruega, tornando o local famoso em todo o mundo.

E como poderíamos imaginar, as intrigantes luzes obviamente deram margem a muita especulação e teorias conspiratórias.


Tudo começou ainda em 1980, no Vale de Hessdalen, na Noruega, quando moradores perceberam as bizarras luzes no céu noturno. Ao longo de pouco tempo surgiram relatos de avistamentos das estranhas bolas de luz nas planícies norueguesas.


E com o passar dos anos os eventos parecem ter aumentado exponencialmente, tornando-se comum registrar cerca de 20 ocorrências em uma única semana. Segundo os relatos, as luzes chegam a ter o tamanho de automóveis e se movimentam por até 2 horas. 

Luzes de Hessdalen - Høgskolen i Østfold - Forollhogna nasjonalpark
As famosas Luzes de Hessdalen.
Créditos: Høgskolen i Østfold / Forollhogna nasjonalpark

Claro que não demorou muito tempo até que investigadores de OVNIs tornassem o local famoso, e muitas pesquisas foram iniciadas, desde as mais sérias até outras mais questionáveis.

Ainda em 1982 - apenas um ano após a primeira aparição do fenômeno - o engenheiro de computação Erling Strand, da Universidade Ostfold na Noruega criou o Projeto Hessdalen, que se tornou o primeiro projeto científico a tentar desvendar o mistério deste fenômeno. Logo no início ele já conseguiu descartar algumas teorias que cogitavam que as luzes eram provenientes de aviões, veículos ou edifícios.


As pesquisas revelaram também que as luzes não fazem nenhum som e não deixam quaisquer marcas físicas nos locais, como queimaduras no chão, embora esterilizem a área de contato, matando os micróbios do solo.


Esse efeito esterilizador sugere claramente que as luzes emitem raios UV (Ultravioleta), como aqueles que usamos em equipamentos esterilizantes de laboratórios e hospitais.

Segundo muitos cientistas, as luzes incomuns podem ser resultado de uma "bateria natural", algum tipo de material metálico que estaria no subsolo como parte da geologia local, que reagiria com um rio sulfuroso que passa na região.


Mas mesmo depois de tanto tempo e muitas pesquisas, ainda não existe uma explicação científica definitiva para o estranho fenômeno de Hessdalen. Especialistas ainda divergem em muitos aspectos e nunca houve um consenso.

Enquanto isso, e durante todo esse tempo até hoje, as misteriosas luzes de Hessdalen continuam a surgir e intrigar o mundo.


Imagens: (capa-divulgação) / Høgskolen i Østfold / Forollhogna nasjonalpark / divulgação
14/09/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário